" Direito é Ciência?"
ESTOU NO 1º ANO DO CURSO DE DIREITO E PRECISO FAZER UMA DISSERTAÇÃO QUE RESPONDA A PERGUNDA ACIMA. SE ALGUÉM DISPONIBILIZAR DESTE MATERIAL POR FAVOR ME ENVIE POR E MAIL QUE FICAREI MUITO GRATO.
E MAIL: [email protected]
atenciosamente
Hugo
Pesquise nos fóruns de Doutrina do próprio Jus Navigandi. Aponte as teses em um e noutro sentido, realçando o que lhe parecer mais convincente. Qualquer livro de Introdução ao Direito, que qualquer biblioteca tem, vai lhe fornecer material. Se possível, leia mais de um autor e exponha os conflitos entre eles. Ao final, ponha sua convicção, pois é isso o que, provavelmente, o professor quer e espera de você. Não deixe de dizer o que VOCÊ pensa, que é o mais importante.
Perfeita a colocação do João, só acrescentaria a consulta também a livros de Ciência Política ou Teoria Geral do Estado,pois, alguns autores entendem que a Ciência Política sim é ciência, enquanto o Direito é ramo dela. Com relação a livros de IED, indico o do Paulo Dourado de Gusmão da Editora Atlas. É muito bom, com certeza é o mais completo. Para finalizar, corroboro com a afirmação do João, leia, estude, debata e ao final esboce a sua visão sobre o tema, com certeza o seu professor irá gostar muito de saber o que vc pensa sobre o tema.
Abraço.
HUGO RICARDO MARQUINI,
Caríssimo Hugo,
Gostaria de lhe ajudar tecendo alguns breves comentários e indicar-lhe uma boa base doutrinária.
1- Primeiramente com a afirmação de que o direito é sim uma ciência e não simplesmente "prudência".
2- O grande rompimento com a prudência antiga ocorre com a localização do homem como "homem civilizado". Este pensamento contribui para a eliminação do pensamento prudencial.
3- A expressão Ciência do Direito (RECHTSWISSENSCHAFT)surge na Alemanha do século XIX, dada a importância da doutrina do direito, contrapondo-se ao aspecto simplesmente prática.
4- Este acontecimento deriva da observação de que o saber jurídico é um saber autônomo, de que possui um modo típico de se pensar o direito, transformando-se mais tarde no que hoje conhecemos como Ciência Dogmática do Direito.
5- Consultar os livros abaixo:
Introdução ao Estudo do Direito - Tercio Sampaio Ferraz Jr. A ciência do Direito - Tercio Sampaio Ferraz Jr. O direito como ciência - Maria Helena Diniz O Positivismo Juridico - Norberto Bobbio.
Boa Sorte.
Armando Takeo Ishibashi Junior