E

    Erick Quarta, 04 de junho de 2008, 14h44min

    ATENÇÃO GALERA - Venho levantando um já bom número de bibliografias sobre o assunto em diversas fontes. Muitas delas eu tenho digitalizadas. Quem estiver interesse basta me enviar um email que eu as envio. Meu email é: [email protected]. Do mesmo modo, quem estiver qualquer material e quiser me enviar, ou mesmo que não tenha ele digitalizado quiser sugerir, pode mandar para este mesmo email.
    Ademais, quem irá tratar do tema em alguma pesquisa, monografia por exemplo, encontrará algumas importantes bibliografias das próprias TJ's, para tanto, basta consultarem a COLIH. (Tentem entrar em contato com alguma TJ, ou mesmo num Salão do Reino delas, expliquem que estão fazendo uma pesquisa científica e peçam para entrar em contato com algum membro da COLIH).
    Abcs

    E

    Erick Sexta, 20 de junho de 2008, 14h06min

    IMPORTANTE - Pesquisando eu encontrei uma portaria do Ministério da Saúde na qual afirma-se ser direito do paciente o de consentir ou recusar "de forma livre, voluntária e esclarecida, depois de adequada informação, a quaisquer procedimentos diagnósticos, preventivos ou terapêuticos, SALVO SE ISSO ACARRETAR RISCO À SAÚDE PÚBLICA". (http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cartilha_integra_direitos_2006.pdf)
    Naturalmente que isso não encerra a discussão; mas é uma portaria vanguardista e que pode ser usada como poderoso argumento a favor do reconhecimento do direito de recusa de transfusões de sangue.

    D

    Douglas Franklin Vieira Brandão Sexta, 06 de março de 2009, 1h37min

    Caros colegas,

    Vou elaborar minha monografia com enfoque no seguinte tema:

    Conflito de direitos fundamentais na recusa da transfusão de sangue pelos adeptos da religião Testemunha de Jeová- Direito à vida versus Direito à liberdade religiosa.

    Portanto, peço-lhes a gentileza de enviar para meu email [email protected]; literaturas, bibliografias, etc... pertinentes ao tema.

    Desde já agradeço; abraços.

    B

    Benedito de Pina Almeida Prado Junior Sexta, 20 de março de 2009, 12h33min

    É isso aí Douglas, a verdadeira discussão é ess.
    No conflito entre princípios constitucionais há que se fazer o juízo de ponderação.
    Princípios nunca são afastados, mas um deles deve ceder. Essa análise deve ser feita no caso concreto, porque a real apresentação dos fatos irá pesar na ponderação dos valores envolvidos.
    Assim, não há uma receita pré-ordenada, é preciso o exercício de humildade, respeito e tolerância para buscar o equilíbrio onde teremos o maior bem com a menor lesão.
    Atenciosamente,
    Benedito

    A

    Adriano Gonçalves de Oliveira Sexta, 20 de março de 2009, 19h54min

    Prezados colegas,

    Após acompanhar, como leitor, o debate travado neste fórum sobre a recusa à transfusão de sangue, decidi elaborar minha monografia jurídica sobre o tema, cujo enfoque será na análise dos direitos fundamentais envolvidos nessa recusa.

    Contudo, como a maioria dos academicos que ousam a se aventurar pelos temas do chamado Biodireito, tenho encontrado dificuldades em relacionar bibliografias sobre o assunto.

    Desse modo, agradeço desde já quem puder enviar para o meu e-mail literaturas que tratem do assunto: [email protected]

    Abraços!!!

    A

    Alannete M França da Paz Sábado, 16 de maio de 2009, 18h57min

    Vocês não entende nada sobre o sangue, e logo critica, as Testemunhas de Jeová são as que mais tem entendimento sobre o sangue, antes de criticarem é bom contatar uma delas, nenhuma tj quer que alguem morra mais querem o melhor tratamento de saude e todos devem respeitar. Porque não anuncia quando alguém decide tomar transfusão e depois morre, cadê que não revela. E hoje a medicina avançou bastante e tem muitos medicamentos neste caso;

    M

    Maria Elizabete Quinta, 21 de maio de 2009, 2h38min

    Fico feliz que este assunto esteja assim em pauta, porque todos tem o direito de se servir de terapias mais modernas do que a transfusão de sangue, que eu considero da idade da pedra.
    Sabemos que existem outras terapias, mas que elas tem um custo mais alto que o sangue e porisso não tem boa aceitação pela administração dos hospitais.
    Por acaso voces sabem, quanto custa uma bolsa de sangue ao SUS, aquela q é doada, pelos bem intecionados...
    Sabemos também que existem hospitais que não fazem uso de sangue e não tem um índice maior de mortalidade.
    Eu sou uma Testemunha de Jeová e me deixa perpelexa falta de informação de muitos que nos taxam de radicais, colocando a vida com sangue ou a morte.Observem que nos casos citados, eram tão graves que o uso de sangue não ia garantir a vida.
    Os pais testemunhas de Jeová, prezam pela vida, mas querem vida com qualidade.
    E existem muitos médicos que fazem terapias sem o uso de sangue.
    Temos orientações amplas sobre o assunto, e quando precisamos somos plenamente amparados por uma grupo, que orienta e dá opções de hospitais e médicos que podemos usar e que somos respeitados na nossa crença. Espero que com essas teses de voces , esse assunto seja amplamente falado e que todos os cidadaos tenham direito a usar uma tecnica mais segura .

    L

    Ln Andrade Segunda, 19 de outubro de 2009, 0h19min

    Olá minha mãe era Testemunha de JEOVÁ, achei interresante o tema! sou estudante, e como fui criada nesta denominação ainda criança ouvia explicações da
    motivação religiosa, aos 16 anos, dexei de frequentar e comecei a pesquisar e a questionar a necessidade da transfusão, como não conheço a fundo a área médica
    e tendo minha mãe um problema na vesicula, suponhamos que poderia ser um procedimento simples. Minha mãe era enfermeira, ai começou nossa busca por um derivado sanguineo (não lembro o nome) desenvolvido nos EUA, por
    uma cientista que na época da pesquisa encontrava-se no Brasil. Começamos á busca por esta alternativa, por sinal com um custo alto. Pois bem! consiste em moléculas distintas, e que para os órgãos de saúde enviável.

    Porém mesmo sem saber o grau de comprometimento da doença da minha mãe,
    resolvi ajudá-la no tratamento alternativo, contra vontade dos meus irmaõs e
    controvérsia de alguns membros T.JEOVÁ. Para minha surpresa uma semana
    após ter levantado a quantia para o tratamento, fui surpreendida com um tele-
    fonema da minha irmã. dizendo que naquele momento minha mãe estava sendo
    Operada em um hospital público, levada por membros da Igreja T.JEOVÁ, para
    que não fosse dada autorização para a transfusão, fui correndo para o hospital
    chegando lá ela já estava no centro cirurgico, e não conseguir falar com o médico.
    Enfim! foi operada sem transfusão, e só ficamos sabendo que ela tinha cancer,
    através dos proprios membros das Testemunhas de JEOVÁ, quando ela obteve
    alta. Não conhecí o médico que a operou. na ocasião ficamos revoltados, pois
    respeitavámos sua decisão, mas...não da maneira como foi feita. .....
    Resultado: ela ficou com uma anemia profunda, debilitada, não fez quimioterápia
    e meses após faleceu........

    Aqui está a base das TESTEMUNHAS DE JEOVÁ:
    QUE DIZ: A. TRANSFUSÕES VIOLAM A SANTIDADE DO SANGUE- GÊNESIS 9:4,16
    LEVÍTICO 17:14 ; 7:26, 27 do velho testamento e ATOS 15:28, 29; 21:25 do novo
    testamento. leiam e vejam que em nenhum momento se fala em transfusão e sim
    em não comer sangue, de animais e humanos.

    Por ironia do destino e não sendo Testemunha de JEOVÁ, eu abstenho-me de
    sangue na comida, e se JEOVÁ DEUS, permitir nunca tomarei transfusão de sangue.

    Acredito sim! que há alternativas, só que sendo o custo alto para pesquisas com
    derivados e desinterrese dos orgãos de saúde, do nosso país ao contrário dos
    EUA, que já usa está tecnica.
    Milhares de pessoas contrairam, hepatite, aids e outras doenças transmíssiveis
    por tomarem transfusões. Assim resolvi fazer um documento em cartório, para que
    minha familia fique prevenida que nunca farei transfusão de sangue, não por religião
    mais por acreditar que terei outras alternativas.

    P

    PEROVANI Segunda, 21 de março de 2011, 10h27min

    BOM DIA - Caro colega estou nesta peleja para elaboração de minha monografia e se vc tiver algum material que possa me auxiliar agradeço. [email protected]

    G

    Garcia duarte Segunda, 02 de maio de 2011, 11h24min

    acho que deveria haver um consenço entre justiça e os lideres religiosos... pois nunca vi na biblica cristã protestante ou catolica algo que vá contra doar e receber uma transfusão.. muito pelo contrario jesus duou ate a ultima gota do seu proprio sangue pelo bem da humanidade...

    so minha opiniao pessoal

    B

    Benedito de Pina Almeida Prado Junior Segunda, 31 de outubro de 2011, 2h58min

    Para quem ainda tem interesse no tema, há uma decisão do TJRS, onde uma paciente conquista o direito de ter sua vontade respeitada, abstendo-se da terapia transfusional. Creio que é de outubro de 2010. São 19 paginas, onde o relator discorre sobre a jurisprudência alienígena de forma bastante educativa. Como já me manifestei antes, estamos na idade da pedra no respeito à autonomia das pessoas, mas estamos evoluindo e essa decisão é uma boa demonstração desse progresso.

    C

    C.LEAL Segunda, 31 de outubro de 2011, 7h57min

    O tema sangue e muito polemico como estudante da biblia, me apego em respeitar a ordem expressa de JEOVÁ. ORDEM TRANSCRITA NO LIVRO DE ATOS15:28,29, sobre a santidade do sangue ,Em breve irei passar por cirurgia ortopetica e ja me preparei buscando informações e preparando um doc. estipulando minha vontade.Neste doc digo que tipo de procedimento pode ser utilizado como: pequena quantidade de albumina em injeção do HORMONIO SINTETICO EPO(Eritropoetina recombinante)Detram, solução salinade Ringe ou Hidroxietila de Amido. O video TRANFUSOES ALTERNATIVO , mostra ao redor do mundo medicos sendo bem sucedidos no tratamentode pacientes que desejam cuidados medicos sem o uso de transfusões de sangue . Com a participação de muitos especialistas reconhecidos .Inclusive o exercito Americano realiza pesquisas em vista de dos fatores comprovados recuperação mais rapida do paciente apos cirurgia sem o uso de sangue.
    E a falta de sangue em conflitos armados e aquantidade de feridos .Nesta area os medicos tem alcançados maravilhosos progressos , e analisando a quantidade de doenças que o sangue esconde e uma forma amoroso de DEUS nos proteger.Ja que AIDS, HEPATITE demoram a aparecer no sangue , e ao aceitar este tipo de tratamento voce esta brincando de Roleta Russa.
    Jogando com a sorte.

    Espero que eu tenah contribuido com o meu relato , e apos a cirurgia esatrei de voltacom monha experiencia sobre o assunto.
    grata Cristina Leal
    Eu não quero brincar com minha vida , por isto respeito a determinação de JEOVA sobre absterce do SANGUE.

    J

    Jussara Biere Sexta, 23 de agosto de 2013, 20h13min

    quero saber se o medico não realizar o procedimento ,ea criança vir ha obto ele respondera ,mesmo por ter acatado o desejo da familia? e qual sera pena?

    E

    Elisete Almeida Sexta, 23 de agosto de 2013, 20h39min

    Jussara;

    É prática, nos hospitais e meio médico, obter uma autorização da família (no caso de menores e incapazes) para a realização de qualquer ato que possa vir a violar a integridade física da pessoa.

    Cumprimentos

    E

    Elisete Almeida Sexta, 23 de agosto de 2013, 20h40min

    A quem possa interessar, creio que o "testamento vital" seja bastante interessante para o tema.

    Cumprimentos