Transferencia de veiculo não efetuada
Boa noite a todos! Preciso muito de um esclarecimento para me direcionar da maneira correta. Eu morei em Campinas e no ano de 2001 eu vendi um Fiat Palio numa agência de carros onde havia comprado esse mesmo carro, porém como ainda estava financiado, eu deixei para o dono da agência "na confinça". O financiamento foi pago tudo certinho, mas infelizmente o documento não foi transferido e agora estou com 4 IPVAs atrasados. Já faz 9 anos que moro em São Paulo, e nunca havia tomado ciência que estava com esse problema todo. Já tentei ir atrás do dono da agência, que não sequer se lembra para quem passou esse carro.... Só descobri que tenho essa dívida, porque estou com o nome no CADIN, pois tentei usar meus créditos da Nota Fiscal Paulista e não consegui.
Agradeço muito pela ajuda.
Alessandra
Alesandra,
Procure um advogado especialista em Direito do Trânsito e solicite, via judicial, a apreensão do veículo, tendo em vista a situação na qual que o mesmo a colocou.
Atenciosamente, Pádua
e-mail: [email protected]
Ola Alessandra, tive o mesmo problema que vc na mesma epoca, na mesma cidade. Negociei um peugeot em 2002 em Campinas e 9 anos depois fui comunicado de problemas de IPVA pelo CADIN. Nao transferiram o carro, que parece que foi a leilão... A revendedora - locadora deve ter outros clientes com o mesmo problema.... Se souber de mais alguem, informe esta grupo de discussao, não é mesmo? Estou procurando advogados e irei ao Cartorio de Campinas, onde registrei a venda.... Boa sorte!
Olá pessoal!! Como já disse aqui o meu é quase a mesma coisa..o ano é 2002/2003, fiz bloqueio através da taxa paga na NOSSA CAIXA..mas continua vindo multas, Ipva...etc...Terei mesmo assim problemas? OBS.: Sei que dei o Recibo...fui no cartório..onde tenho vaga lembrança que fiz o trâmitedisseram que não tem nada registrado...o que fazer? Grato zenaldo
astrogildo zibório 27/07/2011 16:58
Olá pessoal!! Como já disse aqui o meu é quase a mesma coisa..o ano é 2002/2003, fiz bloqueio através da taxa paga na NOSSA CAIXA..mas continua vindo multas, Ipva...etc...Terei mesmo assim problemas? OBS.: Sei que dei o Recibo...fui no cartório..onde tenho vaga lembrança que fiz o trâmitedisseram que não tem nada registrado...o que fazer? Grato zenaldo
astrogildo zibório 27/07/2011 16:58 UMA ALTERAÇÃO Olá pessoal!! Como já disse aqui o meu é quase a mesma coisa..o ano é 2002/2003, fiz bloqueio (em 2003 me parece)através da taxa paga na NOSSA CAIXA..mas continua vindo multas, Ipva...etc...Terei mesmo assim problemas? OBS.: Sei que dei o Recibo...fui no cartório..onde tenho vaga lembrança que fiz o trâmite disseram que não tem nada registrado...o que fazer? Grato zenaldo
Desculpe aqui aos amigos!! Mas se soubessemos p/ quem tivessemos vendido, tivessemos tirado xerox do recibo...Ou tivessemos ido ao cart´rio c/ o suposto comprador reconhecer as firmas...Não precisaria perguntar aqui né!!?? Quando mandamos a pergunta é porque o negócio tá feio!! Já até sei o que vão dizer agoraaa! 'procure um advogaooo!" valeu gente.. Obrigado aí!! Zenaldo
Astrogildo,
Na sua pergunta inicial, você não disse que não se lembrava para quem vendeu o veículo, apenas perguntou o que deveria ser feito e eu tentei contribuir, dando a minha sugestão.
Então está difícil a sua situação ser resolvida, a não ser que você consiga um mandado de busca e apreensão do veículo, o que é um pouco difícil, mas não impossível.
Boa sorte.
Quem vendeu e não notificou o Detran ou não fez o bloqueio é devedor solidário de tudo: todas as multas, IPVA e outros impostos que possam existir. Quem notificou o Detran ou bloqueou não é devedor solidário, mas como está tudo no seu nome, todos os órgãos governamentais irão atrás de você. Assim como aconteceu comigo, todos estão com um enorme abacaxi nas mãos e podem preparar dinheiro para descascar isso no futuro, tanto pagando advogado para brigar na justiça (que pode não dar em nada) quanto para quitar todos os débitos pelas coisas que os outros fizeram (o governo só quer receber, não importa quem vai pagar). Não há policia ou justiça que faça alguém transferir o veículo ao nome. A lei é uma maravilha para quem é reu, a vítima que se vire nos trinta. Para evitar problemas futuros em venda de veículos, só há uma alternativa: FAÇA VOCÊ MESMO E A SEU CUSTO A TRANSFERÊNCIA PARA O NOME DO COMPRADOR.