Meu pai teve um caso com uma mulher apenas uma vez e ela teve 2 meninas gemias. Depois de um tempo que as crianças haviam nascido ela começou a falar que era dele, foi então que foi pedido o exame de DNA gratuito. Só que ja se passaram + ou - 8 ou 9 anos e só agora veio para fazer o teste, ja foi feito e esta aguardando o resultado. Assim que provado que são filhas dele ele é obrigado pagar todos esses anos atrasados? E qual é a porcentagem que ele tem que pagar do salario dele? O meu pai trabalha e aposentou a pouco tempo, essa porcentagem é calculado do trabalho e da aposentadoria?? Por favor me esclarece essas duvidas, ele tem 2 filhos que moram com ele ainda, um tem 21 e outro 24!

Respostas

    G

    GLC Sábado, 21 de janeiro de 2017, 21h11min Editado

    Não existe isso Laiza, se por acaso ele seja pai não tem que se falar em pagar atrasado, só se houve pedido de pensão através de liminar (alimentos provisórios), . Esse filho(a) que se diz ser dele, quantos anos tem? Outra, se o pedido foi feito em Juízo o seu marido tem que ser intimado para uma audiência para tomar conhecimento do resultado do exame, se for positivo o Juiz manda fazer o registro. Aconselho que ele procure a Vara para saber realmente qual foi o resultado. .

    R

    Regi Kaise Terça, 13 de junho de 2017, 22h52min

    tenho uma filha de 2 meses sexta feira dia 17 desse mês vou fazer exame dna.e se resultado de positivo..ele vai ter paga pra fazer outro resgitro...
    e quero saber também como ele nunca me ajudou com nada na gravidez exame e nem depois que filha dele nasceu consulta dela que paguei passando mal ...qual seria meus direito posso pedir que éle pague tudo que gastei durante a gravidez e depois que a nasceu tem como ele paga tudo que gastei com ela Deus do primeiro dia de vida..nunca me ajudou por que tem namorada que não aceita minha filha ...

    G

    GLC Quarta, 14 de junho de 2017, 18h47min

    Vai ter fazer um novo registro que vai por o nome dele. Você não vai receber o que gastou na gravidez, devia ter procurado esse direito assim estivesse grávida, mas agora só vai ter direito a partir do momento que juiz decretar por sentença a pensão.;

    Gabriel Gonçalves

    Gabriel Gonçalves Quinta, 10 de agosto de 2017, 15h50min

    Ola queria saber como que fica a pensão quando o dna e feito quando o individuo ja possui 17 anos de idade ? o suposto pai so pagara ate os 18?

    G

    GLC Segunda, 14 de agosto de 2017, 11h37min

    A pensão deve ser paga até aos 18, porém pode ser até os 24 anos, se o alimentando fazer faculdade.

    Lennä Ferreiräh

    Lennä Ferreiräh Terça, 19 de setembro de 2017, 15h05min

    Oi meu marido teve uma relaçao com uma menina q engravidou e diz q a menina e dele. Ele acha q n pq ela ficava tbm com o irmao dele, amigos, primos e ate tio.
    Mais ela insiste em dizer q e dele. A crianla fez 2 anos de idade se caso ela colocar na justiça ele tem q pagar os ?
    E outra parece q a criança esta registrada no nome de outro homem se caso estiver mesmo ele tem direito de mandar alguma coisa p criança ou ?

    G

    GLC Quinta, 21 de setembro de 2017, 9h28min

    Lenna, se a criança estiver registrada em nome de outro o seu marido não tem obrigação, para que ele venha a pagar pensão é necessário que se com prove ele (seu) marido seja pai e antes tenha anulação do registro de nascimento e que ele seja declarado pai. Outra, se por acaso ele seja declarado pai não haverá pagamento de atrasado.

    Severino Barbosa

    Severino Barbosa Quarta, 27 de setembro de 2017, 18h52min

    Se eu atrazar 3 dias um pedido de DNA.mais eu ainda posso fazer depois de 3 dias?

    N

    Natalia Kauane Segunda, 16 de outubro de 2017, 3h46min

    Boa noite oi então eu tive um casa com o pai do meu filho e ele quer o dna mais eu não tenho certeza que é mesmo dele meu filho tem dois meses o que eu faço neste caso

    N

    Natalia Kauane Segunda, 16 de outubro de 2017, 3h48min

    Eu queria pedir o dna se for mesmo dele ele tem que pagar até quando eu estava grávida.

    G

    GLC Segunda, 16 de outubro de 2017, 11h00min

    Natália, tem duas possibilidades para que possa fazer o exame de DNA: 1. vocês podem fazer esse exame, que será pago; 2. Ou você pode requerer em Juízo o reconhecimento de paternidade com exame de DNA, ele será citado para esse exame. Quanto ao pagamento de pensão só será pago a partir de quanto for comprovado que ele é o genitor, ou seja da sentença que determinar a pensão, não existe pagamento de pensão anterior.

    R

    Roberto Pojo Terça, 07 de novembro de 2017, 13h26min

    Ta com 4 meses que fui chamado p/ audiência paternidade a qual foi acertado para pagar 300 reais p/ uma filha de 22 anos, que legou queria estudar, a qual a mesma não está estudando e agora tá grávida de 3 meses, mora com a avó , mas o namorado dela de 33 anos assumiu a paternidade. A pergunta é continuo a pagar?

    L

    LUCIANO DE OLIVEIRA São Paulo/SP 238676/SP Suspenso Terça, 07 de novembro de 2017, 14h38min

    VOCE JÁ TEM ADVOGADO NO PROCESSO E DEVE PERGUNTAR PARA ELE.
    Sua pergunta deve ser dirigida ao advogado que está cuidando deste processo. Não é ético nem correto um advogado transmitir informações processuais a um cliente de outro advogado, aliás, somos proibidos pela OAB de fazer isso. Sendo assim, a atitude mais ética de sua parte seria pedir tais informações ao próprio advogado. Por estar atuando na defesa de seus interesses, ele poderá lhe fornecer esta e outras informações. Caso seu advogado não esteja correspondendo suas expectativas, procure a OAB de sua cidade.

    LUCIANO DE OLIVEIRA (advogado)
    (016) 992077427
    [email protected]

    Keroulayne Lopes II

    Keroulayne Lopes II Terça, 28 de novembro de 2017, 15h48min

    Olá Boa tarde, gostaria de uma ajuda. Então, tenho um filho de 1 aninho e 5 meses entrei com uma ação de DNA mais a pensão alimentícia meu filho tinha acabado de fazer um mês de vida quando entrei com a ação o exame já saiu e é claro deu "POSITIVO", gostaria de saber se eu posso o Retroativo pois ele nunca me ajudou com nada, meu filho tem direito?
    Muito obrigada!

    G

    GLC Terça, 28 de novembro de 2017, 23h31min

    Só se houve alimentos provisórios ou provisionais, em que a tutela alimentar,ou seja expedição de mandado liminar, deferindo o adiantamento dos alimentos iniciais,fixados em caráter temporário pelo juiz, para garantir os recursos
    necessários à subsistência do alimentário no fluir do processo. Caso isso não foi feito não retroage, não tem atrasados.

    T

    Thatty Silvestre De Sousa Quinta, 21 de dezembro de 2017, 12h43min

    Meu esposo registrou uma criança logo quando nasceu, pagou um valor x durante 12 meses, mas, ele descobriu que a fulana ficava com outro homem também. Ele parou de ajudar pois tem dúvidas se o filho é dele, mesmo tendo registrado, se for comprovado com DNA que o filho é dele, ele terá que pagar todos os anos atrasados ou só a partir da sentença do Juiz?

    G

    GLC Quinta, 21 de dezembro de 2017, 15h29min

    A partir da fixação da sentença, mas pode ser que o juiz dê alimentos provisórios através de liminar, ou seja antes mesmo da sentença o genitor já começa a dever a pensão

    Josiane Silva Corci

    Josiane Silva Corci Quinta, 05 de abril de 2018, 19h58min

    Olá, quero saber quais são os meus direitos como filha que foi abandonada pelo pai quando ainda era bebê. Depois de 15 anos encontrei meu pai, e fizemos o exame de DNA, o qual deu POSITIVO, porém ele não paga pensão. Hoje tenho 17 anos e pretendo colocá-ló na justiça para receber os meus direitos, pois ano que vem, entro na faculdade e vou precisar de muita ajuda por parte dele. Já tentei entrar em acordo durante 3 anos, porém ele vive arrumando desculpas e mentiras. Sinceramente eu queria não precisar disso, mas realmente é uma necessidade. Também, ele tem 2 filhos (as) (muito bem cuidados (as)) e uma esposa aposentada como auxiliar de enfermagem, Ele é corretor de móveis e imóveis, têm duas propriedades, carro, moto. Tudo isso segundo o que ele me disse.
    Dentro desses anos ele me ajudou em algumas coisas mínimas, com muita insistência por minha parte.
    Moro com minha irmã que é casada e sou dependente dela, minha mãe não têm condições de me ajudar, sou Jovem Aprendiz, entretanto o que ganho não dá para o muito que preciso.
    O QUE FAÇO? QUAIS SÃO OS MEUS DIREITOS? PRECISO DE AJUDA!

    Jamili Alencar

    Jamili Alencar Sábado, 14 de abril de 2018, 9h31min

    Alguem me ajuda...
    Eu tive um caso com um cara e dei a luz um filho, hoje ele tem 09 meses... Só que o pai do meu filho pagou a pensão somente um mês, então estar com oito meses que ele não paga a pensão do menino, mas ele é registrado só com meu nome...
    O pai dele falou que só vai assumir depois do DNA...
    Eu já entrei com uma ação na justiça exigindo a pensão.
    Minha pergunta é, depois do DNA eu posso exigir que ele pague a pensão atrasada?