Temos direito a uso capeao mesmo sendo filhos?
Eu mais dois irmãos moramos em uma casa que esta em nome do meu pai. Ele se separou de minha mãe em 2000, nos abandonou, todos de menor e nunca deu pensão..sumiu...minha mãe tempos depois ficou doente com problema de cabeça...meu pais se casou novamente e teve outra filha...eu e meus dois irmão moramos na casa e pagamos os impostos desde 2000, ele nunca nos ajudou em nada..quero saber quais nossos direitos..se ele tem direito sobre a casa e se pode nos tirar de lá...Detalhe..ele ja se divorciou de minha mãe...ele tinha mais casas e terrenos que conseguiu vender sem minha mãe ..os terrenos e casas também eram dela...ele vendeu tudo sem autorização e não deu nada p ela...enfim..ficamos somente com a casa.temos direito sobre o uso capeao?
Usucapião não se estende aos herdeiros. No caso dos terrenos que ele consegui vender sem autorização da sua mãe, precisa ver que regime de bens eles se casaram, e se estes bens que estão em nome dele inclusive o que vcs moram foram adquiridos já casado com sua mãe, ou se antes ele já possuia. Como sua mãe faleceu, precisa ser feito inventário dela. De posse do CPF dela, faça buscas nos cartórios de registro de imóveis da cidade, pois dependendo do regime de bens do casamento deles, os bens podem estar tbm em nome dela, e a venda ilegal é mais fácil de desfazer, uma vez que o comprador não consegue passar o imóvel pro nome dele sem a assinatura da sua mãe concordando com a venda. Faça buscas tbm de imóveis em nome do seu pai, pois sendo assim os bens que ele ja vendeu não foram passados pro nome dos compradores, pois eu acho muito difícil ele ter conseguido vender algo uma vez que o estado civil dele é casado e nos registros de imóveis consta isso e conforme o regime a assinatura da sua mãe é obrigatória. Engraçado que no Divórcio é feita a partilha dos bens, como sua mãe saiu sem nada? Tem caroço nesse angú. Descubra o regime de bens e se possível a sentença do divórcio para saber como ficou a partilha. O que sua mãe assinou, não tem mais volta,,já adianto. Ele nunca pagou pensão pq sua mãe nunca foi atras. E já adianto, que se for o caso, ele pode tirar vcs da casa sim, e a filha dele tbm tem direitos sobre todos os bens em nome dele. Abraço**
então, minha mãe não morreu, ela esta viva, só não esta bem da cabeça, então quer dizer que pagamos 11 anos de iptu, não vale nada..se ele quiser nos tirar de lá ele consegue? mas minha mãe esta viva, p ele vender precisa da assinatura dela certo?mesmo minha mãe estando viva e morando na casa ele consegue nos tirar de lá?