No teto do meu banheiro há um vazamento. Moro no 2º andar. Atualmente foi necessário retirar o forro e a lâmpada, por medida de segurança, haja vista que a quantidade de água que inflitrou e comprometeu o teto, estando a laje à vista, e, acredite, agora tivemos que colocar e manter um balde no chão, que é regularmente esvaziado. O síndico diz que não é problema dele (do condomínio). O 3º andar afirma que vem do 4º andar, onde o meu pedreiro confirma haver vazamento, canos que são antigos, porém, os habitantes NÃO querem fazer o conserto. Assim, 3 apartamentos estão com infiltração, penso que pode comprometer toda a coluna do prédio, que é antigo. O que fazer? Estou bastante desesperada......por favor, me orientem.Endereço: Bairro Flamengo, Rio de Janeiro. Obrigada, Carmen

Respostas

    P

    PAULO DE FREITAS FRANÇA Domingo, 10 de abril de 2011, 12h54min

    Deverá contratar advogado e propor ação de VISTORIA (produção antecipada de prova). Deverá pedir a citação do Condomínio e do proprietário do apartamento de cima. O Juiz irá nomear um perito da confiança dele. Geralmente um engenheiro.
    O seu advogado deverá formular os quesitos (perguntas ao perito).
    No final, o Juiz irá dizer na sentença de onde vem os vazamentos e quem estará obrigado a reparar.
    Deverá a seguir executar o cumprimento da sentença.
    Se o vazamento tiver origem no seu próprio apartamento você deverá arcar sozinha com os reparos e com a sucumbência.
    Se o vazamento tiver origem no apartamento de cima, o proprietário será condenado a consertar o problema no apartamento dele e a reparar o seu.
    Se a causa do vazamento for na rede mestra de água do condomínio (cano que passa por dentro do seu apartamento), este é quem deverá conserta-la e também o seu apartamento. Se você for pobre no sentido legal, poderá pedir justiça gratuita que não pagará honorários do advogado, perito, as custas processuais e a eventual sucumbência.
    Espero tê-la ajudado.

    M

    maspp- Rio de Janeiro Domingo, 10 de abril de 2011, 20h14min

    JansenCárdenas

    Concordo com Paulo de Freitas, mas antes de você partir para esfera jurídica, você deveria pedir ao síndico para fazer teste , pois assim vocês terão certeza de onde realmente esta vindo o vazamento. Este tipo de vazamento ocorre de falta de rejunte do piso e parede de banheiro, ralo rachado do banheiro.

    Mas pode ser tubulação mestre que pertence ao condomínio, e até os ramais que pertence ao condômino. Mas para isso cabe o síndico ter o trabalho de fazer alguns teste, e depois apontar de quem realmente pertence o vazamento.

    Se você partir para a justiça, ficará com este vazamento mais tempo, e você não gostaria disso.

    Os condôminos que se sentirem prejudicados, devem solicitar com urgência ao síndico que tome as providências o mais rápido. Caso nada disso se faz valer aí sim tome outras medidas, que achar devidas para o assunto.

    Morador não pode impedir de que o síndico entre dentro de seu imovel para fazer ou tentar da melhor maneira solucionar o problema.

    Espero ter ajudado.
    Boa Sorte

    P

    PAULO DE FREITAS FRANÇA Domingo, 10 de abril de 2011, 20h28min

    Prezado "amspp", permissa venia, pela experiência que tenho neste assunto, a nossa amiga poderá até tentar resolver com o síndico, mas creio que ele não irá se envolver e nem mesmo terá como definir de onde vem o vazamento e quem é responsável por ele.
    Já fui síndico várias vezes e não me envolveria neste problema.
    Att.

    Paulo.

    M

    maspp- Rio de Janeiro Terça, 12 de abril de 2011, 1h56min

    PAULO DE FREITAS FRANÇA | Divinópolis / Minas Gerais

    Como síndica estou sempre resolvendo este tipo de problema, e com teste sempre achamos de onde vem o vazamento. Agora cabe ter um pouco de paciência tanto do morador onde há vazamento como o apto de baixo onde recebe a água do vazamento.

    Tenho um pouco de experiência no assunto vazamento,administro um prédio de 66 unidades, o prédio tem 30 anos. A construtora quando construiu, instalou canos de péssima qualidade, após 5 anos começaram os vazamentos. Estou a 11 anos trocando tubulações de aptos. Então sei o que estou falando, há sim condições de descobrir de onde é o vazamento.

    Cabe este síndico ter um pouco de boa vontade e começar a trabalhar para os condôminos, pois ele foi eleito para trabalhar pelo condomínio e pelos Condôminos, e da melhor maneira.
    Administrar apenas fazendo coisas pequenas é muito bom, quero ver ele trabalhar pesado.

    Desculpe se fui rude, mas é este síndico deveria por a mão na massa e trabalhar da melhor maneira, com teste tudo se resolve.

    Desculpe ,
    Abraços

    P

    PAULO DE FREITAS FRANÇA Terça, 12 de abril de 2011, 9h08min

    amspp
    Acho que você deve passar esta sua experiência, este know-how, em descobrir as origens dos vazamentos em banheiros de apartamentos, porque até os engenheiros tem tido dificuldade em dar um diagnóstico seguro..
    Como você faz?
    Não tem nenhuma ironia, é vontade mesmo de aprender.
    Grato.

    M

    maspp- Rio de Janeiro Sábado, 16 de abril de 2011, 9h52min

    Fazendo teste , apenas teste fechando água e água. Agora há vazamento que para depois continua, estes tem que ficar observando, leva-se tempo e paciência. Temos resolvido bastante no prédio estes vazamento.

    Não sou engenheira, nem técnica, mas meu sub-síndico é engenheiro mesmo sendo engenheiro as vezes levamos uma surra no assunto de alguns vazamentos.

    Mas com os testes é essencial na hora de pensar em quebrar aptos de moradores.

    Tinha um morador que questionou que o vazamento era do vizinho. Lacrei o banheiro do vizinho por 24 horas. e nada No outro dia coloquei água no piso do banheiro e lacrei o banheiro dele. Só que ele me pediu para colocar uma anilina de cor vermelha na água. Só que para minha surpresa, quando fui saindo de seu apto a água já estava caindo no corredor do condomínio. O morador colocou um pano e estava rosa o pingo de água.
    Sabe é assim que se acha os vazamento.

    É paciênciaaaaaaaaaaaa .

    Boa sorte

    P

    PAULO DE FREITAS FRANÇA Sábado, 16 de abril de 2011, 21h46min

    Gostei da sua técnica! Sinceramente.
    Vou repassar isto para frente.
    Realmente, uma ação na Justiça durará no mínimo 3 anos para haver solução.
    Além do mais, os honorários do perito ficam em média R$ 3.000,00.
    A sua técnica é simples, rápita em comparação com uma ação na Justiça e barata.

    M

    maspp- Rio de Janeiro Terça, 19 de abril de 2011, 21h03min

    PAULO DE FREITAS FRANÇA | Divinópolis / Minas Gerais

    Paciência é o que mais tenho, sou Mineira apesar de morar no Rio, e com esta paciência tenho resolvido muitos vazamentos. O prédio que administro, a tubulação era de péssima qualidade, e depois de 5 anos , acabou a garantia , aí vieram os vazamentos desde então temos trocados tubos e mais tubos.

    Agora já se passaram 30 anos, e começaram os Barriletes de Caixa dàgua, que são obras pesadas e de grande volume de grana. Já fiz uma agora vou para a 2 caixa.

    Temos moradores que não gostam de obra em seu apto, mas vazamento não espera a hora que você quer.

    Tenho uma moradora que me falou ontem que em seu quarto esta aparecendo bolhas no teto, pedi a ela para observar e qualquer mudança me comunique, pois se não esta chovendo , pode ser tubulação. Agora tem que ver a moradora da cobertura se ela lavou o terraço, pois se sim pode ser valha na manta. Observar e analisar e chegar a uma solução para o problema.Caso nada disso se resolva, temos que colocar água no terraço da cobertura e vê por 48 horas , se não vazar ok para manta.
    Assim se resolve vazamento,

    Um abraço

    M

    Maria Lucia_1 Segunda, 25 de abril de 2011, 17h25min

    Há um vazamento no apartamento em cima do meu e o teto do meu banheiro já está todo mofado. A moradora do apartamento não responde os meus telefonemas e não consigo achá-la em casa. Meu ap está vazio e não posso alugá-lo por causa do vazamento. Já foi comprovado que o problema é do apartamento dela, mas ela não resolve o problema. Conversei com o síndico que me disse ser ela uma pessoa difícil e inclusive inadimplente com o condomínio. Ela é herdeira do ap e o dono já é falecido. O que devo fazer? A quem ou ao que recorrer?

    M

    maspp- Rio de Janeiro Segunda, 16 de maio de 2011, 17h44min

    Maria Lucia_1

    Pedi ao síndico que envie um comunicado a moradora, pedindo que tome as medidas cabiveis para solucionar o vazamento, pois o que não é ficar sem fazer nada. E caso ela não tome alguma posição, cabe o síndico partir para o pesado, pedindo a permissão e resolver o problema e cobrar dela a obra, e restaurando o seu apto.

    Caso isso não resolva, parta para a justiça.

    Boa sorte

    M

    Maria Lucia_1 Sexta, 20 de maio de 2011, 17h40min

    Levei um bombeiro no meu apartamento e ele verificou que o vazamento vem do chão do banheiro do apartamento de cima. O problema não é na coluna do condomínio. A conselho de um advogado, resolvi pagar pelo conserto no ap da vizinha de cima e depois acioná-la nas Pequenas Causas. Sem ela saber, claro. Pergunto: ela pode se recusar a deixar eu fazer o conserto, mesmo eu pagando por ele? Eu posso fazer o conserto? Ela pode me impedir?

    M

    maspp- Rio de Janeiro Sexta, 20 de maio de 2011, 23h28min

    Maria Lucia_1

    Sim, ela pode questionar que o vazamento não é de seu apto. Cabe então o síndico entrar no circuito e explicar a moradora a cima o que vem ocorrendo, e pedir a ela uma solução para o problema.Ela pode impedir de você entrar em seu imovel para fazer qualquer coisa.Você não terá como fazer nada, sem uma ordem judicial.

    Caso ela não faça nada, aí sim você dê entrada nas Pequenas Causas, e tentar resolver da melhor maneira(se pode dizer assim) , pois a vizinha ficará muito P....da vida. Mas terá que resolver o vazamento.

    Esta será sua inimiga maior no condomínio, mesmo estando ela errada, mas a vida é assim.

    Eu faria diferente, como síndica chamaria a moradora e explicaria a ela que a coluna do condomínio estorou e tenho que quebrar todo o chão do banheiro dela e depois restaurar o banheiro, o condomínio iria pagar tudo e depois descontaria no boleta do condomínio dela. Não daria nenhum modo de ela recusar, pois falaria que todos ficariam sem água, e a situação ficaria pior para ela.

    Cabe uma boa conversa, para se resolver tudo.

    No mais, não sei mais como ajuda-lá, neste assunto, pois cada cabeça uma sentença.
    Esta sua vizinha é dura na queda. Mas a Justiça pode resolver seu problema.

    Procure as Pequenas Causas, primeiro e tenta resolver , mas lembro que isso deve durar os 3 meses até ter a 1ª audiência. Bem aqui no Rio esta levando este tempo, agora na sua cidade?????

    Lembre-se que o problema é a falta de manta no piso do banheiro, se consertar e não colocar a manta, você daqui um tempo terá o mesmo problema. Fica atenta para este ponto. Agora você precisará quebrar as laterais do banheiro uns vinte (20) cm, pois a água que bate na lateral também provoca o vazamento, OK
    Isso tenho experiência.A manta tem que subir os 20 cm.

    Abraços.

    M

    Maria Lucia_1 Sábado, 21 de maio de 2011, 14h47min

    Oi. Antes de mais nada, muitíssimo obrigada pela resposta. Já foi verificado pelo bombeiro responsável pelo condomínio que o problema é no encanamento do chão do banheiro dela e no ralo. A questão é que ela está enrolando para fazer o conserto desde dezembro de 2010!!! Por isso quero pagar para consertar e poder alugar meu imóvel. Estou perdendo um aluguel de 2000,00. Meu ap fica no Leblon, no Rio de Janeiro e me rende um bom aluguel. Mas com vazamento, quem vai alugar? Eu espero que ela me deixe fazer o conserto.

    M

    maspp- Rio de Janeiro Terça, 24 de maio de 2011, 20h26min

    Maria Lucia_1

    È complicado quando encontra proprietários que só estão na vida para atrasar a vida dos outros.

    Eu acho um abuso que o síndico não tome uma medida mais severa contra esta proprietária, pois o correto é ele mandar consertar mesmo não sendo vazamento do condomínio., e depois cobraria dela o conserto. Eu faço isso quase todo o tempo, hoje por exemplo tive que entrar no circuito, pois a moradora de uma unidade fez obra e depois de tudo pronto o ralo da cozinha deu problema, e para resolver tem que entrar no apto abaixo para pegar a ponta do tubo e fazer o conserto, O morador debaixo não queria deixar, eu tive que entrar e conversar com ele e ficou tudo resolvido. Moradores feliz . Na Tijuca onde administro este prédio é mais fácil, do que Leblon

    Por isso falo o síndico deveria entrar no circuito e tentar resolver esta questão.

    Espero que ela deixe você fazer o conserto, e você possa alugar seu imóvel o mais rápido possivel.

    Estou aqui na Barra torcendo por vc.

    Abraço

    R

    Regina Aquino Sexta, 18 de janeiro de 2013, 1h50min

    Tenho vários vazamentos no meu apartamento. O proprietário do apartamento acima do meu não quer autorizar a entrada do bombeiro que contratei. O vazamento é do ralo da pia do banheiro dele e que na época da construção do prédio foi mudado de lugar. Há 2 meses reformei o banheiro social do meu apto e quando já ia concluir a pintura do teto, encontramos uma mancha de água. Abrimos o gesso e localizamos a lage com bastante água e escorrendo pelos dois canos, o desativado e o ativado. Avisei a empregada do morador assim que descobrimos mas ela não permitiu a entrada do bombeiro por ordem do patrão. Mas descobri que no dia que começou o vazamento foi o dia a faxineira.
    Percebi que depois que eles tomaram conhecimento do vazamento, a quantidade de água aumentou muito, ao ponto de escorrer pelos tijolos que estão atrás dos azulejos.
    O que fazer ?

    M

    maspp- Rio de Janeiro Domingo, 20 de janeiro de 2013, 0h59min

    Regina Aquino

    Comunique ao síndico o que esta ocorrendo e peça ele para falar com o morador do andar acima. Explicar que o vazamento pertence ao seu apto e que ele providencie o mais rápido possível. Lembrando a ele, que tem que restaurar o apto abaixo ( o seu),pois como o vazamento lhe pertence cabe sim ele restaurar todo o seu banheiro.

    Caso nada disso resolva, cabe você fazer 03 orçamento e enviar ao morador para que ele autorize um dos orçamento para que você efetue o conserto de seu apto. Agora isso só poderá acontecer após o conserto do apto dele.

    E se assim continuar e o morador não quiser fazer nada , bater o pé que não lhe pertence o vazamento, peça ao síndico para fazer teste na tubulação ou no piso e comprovar a este morador de quem pertence o vazamento.

    Apesar de tudo isso nada for feito, cabe vc dá entrada na esfera jurídica para tentar resolver seu problema. Dê entrada na Pequenas Causas, pois lá se resolve mais rápido.

    Agora cabe ao síndico do seu prédio ter um pouco de boa vontade para tentar resolver esta questão, que é simples e dá para resolver começando com uma conversa com este morador.

    Boa sorte

    M

    [email protected] Segunda, 22 de abril de 2013, 7h46min

    A responsabilidade no caso em tela, seria do morador onde o problema aconteceu e do condomínio, pois a responsabilidade é solidária, devendo este, caso o morador não proceder a devida reforma, ser responsabilizado e pleitear ação regressiva quanto aquele. O problema é que às vezes depende de provas técnicas e deve-se entrar com o rito sumário, de acordo com o art. 275 e seguintes do cpc

    I

    infeliz vazamento Sábado, 14 de dezembro de 2013, 23h44min

    Olá a todos
    Aproveitando o assunto gostaria de expor aqui meu problema e saber de vocês como devo proceder.
    Estou finalizando uma reforma completa de pelo menos 12 meses em meu apartamento. Até ai tudo bem. O problema é que durante a obra percebi um vazamento similar a um gotejamento no teto do meu corredor que esta embaixo da area de serviço do vizinho acima, solictei ao morador que tomasse as devidas providencias para solucão. Fui informado que devido a problemas pessoais o mesmo nao poderia tomar providencias imediatas... aceitei no momento a justificativa por na verdade não estar residindo no imóvel e acreditar que no decorrer da obra o problema seria solucionado. passaram alguns meses e em um estagio mais avançado da minha obra voltei a entrar em contato. Novamente fui informado que problemas pessoais inpediam o morador de dar a devida atenção ao problema. Desta forma resolvi que era hora de dar ciência do fato ao condominio. Solicitei o reparo imediato através de carta já que o morador encontrava-se ciente do problema a pelo menos 7 meses. Passado mais um mes fui informado pelo morador que o mesmo contratou uma empresa de caça vazamentos. Esta empresa esta testando ponto por ponto da casa com intervalos de 1 semana de verificação. Em resumo minha obra acabou, estou com uma abertura no teto de gesso deixando exposta a área do vazamento, e por mais cuidado que tenhamos tomado utilizando baldes e potes o taco na região foi danificado. Hoje totalizam pelo menos 9 meses do meu primeiro contato, feito por mensagem de texto, com o morador e o vazamento continua firme e forte, apesar de uma empresa já estar trabalhando na busca de sua origem. Eu pretendo ocupar o imóvel nas próximas semanas e ai vai a questão: posso solicitar ao condominio a interdição da área de serviço do vizinho ou mesmo o fechamento de quantos registros forem necessários para que a água pare de pingar em minha casa por definitivo até que o problema seja solucionado? Ou vou ser obrigado a aguardar a boa vontade do morador em resolver o problema e continuar com um balde no corredor do apartamento aparando os incessantes pingos do teto... o vizinho já alega que o vazamento pode ser de tubulação vertical e nesse caso responsabilidade do condominio, neste caso para cessar por completo e de imediato o vazamento seria necessário fechar a água da coluna inteira...isso é possível? Meu raciocinio é que o prejuizo ou desconforto ocasionado por este vazamento deveria ser transferido a quem é o possivel causador do problema, ou seja, o vizinho tendo o fornecimento de agua da area de serviço interrompido talvez desse a devida urgência a solucão do problema...

    M

    maspp- Rio de Janeiro Domingo, 15 de dezembro de 2013, 15h46min

    infeliz vazamento

    Primeiro passo, é vê realmente a origem do problema. Aí se foi detectado que o vazamento vem da tubulação que pertence ao condomínio, cabe o condomínio adentrar no imóvel e efetuar a obra, e restaurar teu apto.
    Agora se o vazamento vem dos ramais, este pertence aos moradores desta unidade e o conserto de imediato, e também restaurante sua unidade, pelo prejuízo causados.

    Vamos agora o que se pode fazer para que se resolva de uma vez por todas. O Condomínio pode fazer a obra e depois cobrar de quem é correto.

    O maior problema nestas áreas de serviços, são rejunte. Pois como há muita água no piso e isso faz um acumulo de água, e esta água vai acumulando e água não se segura ela vai fazendo caminhos e caminhos.

    Peça ao Síndico, que faça os testes das colunas que pertence ao condomínio (canos mestre) tipo Água Fria, Água Quente, Descarga, e Cozinha. Se ele fizer assim logo descobrirá qual o cano que esta vazando.

    Bem, se nada disso resolver parta para esfera legais JUSTIÇA. Mas sou da parte de negociar para não ter que ir nestas esfera.
    O morador não pode impedir a entrada do síndico para efetuar a obra.
    Peça ao Síndico que envie comunicado e com prazo mínimo, caso não efetue, o Síndico que tome medidas mais severas, o que não se deve ficar levando isso por muito tempo. E você já teve muita paciência neste assunto.

    Boa sorte!!!!

    A

    Ana Paula Silva Sábado, 21 de dezembro de 2013, 23h55min

    Boa noite a todos!!
    Estou com um problema de vazamento que está me dando uma grande dor de cabeça!! Ocorreu um vazamento durante minhas férias nos apartamentos abaixo do meu. Fui comunicada pelo sindico e providenciei imediatamente o fechamento dos registros do meu apartamento que permaneceram fechados por duas semanas, porém o sindico entrou em contato comigo informando que o vazamento continuava apesar dos meus canos estarem vazios.Contratei um pedreiro para encontrar o vazamento,pois estava causando problemas para 3 unidades abaixo do meu apartamento e foi encontrado. Neste momento começa a grande questão, pois o vazamento é oriundo de um cano que encontra-se "morto" na minha cozinha e ninguém sabe a origem ( o mesmo não alimenta meu apartamento e encontra-se longe da coluna de alimentação do meu apartamento). O registro deste cano não encontra-se na minha casa e ,segundo o síndico, foi fechada as saídas de água da caixa d'água e o cano continuou jorrando água, logo o condomínio tb não sabe de onde vem o cano e muito menos onde fica seu registro, porém colocaram a responsabilidade em mim pois morre no meu apartamento. Minhas dúvidas são: Como provar realmente quem é o responsável pelo vazamento? Quem seria o responsável em descobrir a origem deste cano? O que devo fazer?
    Desde já agradeço , pois estou desesperada sem saber como proceder!
    Abç