VAZAMENTO
No teto do meu banheiro há um vazamento. Moro no 2º andar. Atualmente foi necessário retirar o forro e a lâmpada, por medida de segurança, haja vista que a quantidade de água que inflitrou e comprometeu o teto, estando a laje à vista, e, acredite, agora tivemos que colocar e manter um balde no chão, que é regularmente esvaziado. O síndico diz que não é problema dele (do condomínio). O 3º andar afirma que vem do 4º andar, onde o meu pedreiro confirma haver vazamento, canos que são antigos, porém, os habitantes NÃO querem fazer o conserto. Assim, 3 apartamentos estão com infiltração, penso que pode comprometer toda a coluna do prédio, que é antigo. O que fazer? Estou bastante desesperada......por favor, me orientem.Endereço: Bairro Flamengo, Rio de Janeiro. Obrigada, Carmen
Boa tarde,
comprei um imóvel em um condomínio de casas e e logo no sexto mês, quando começou o período de chuvas, diversas casas apresentaram problemas com infiltração , inclusive a minhA.
Entrei em contato com o construtor e o mesmo me informou que como a casa foi entregue com tinta latéx branca, esta era a tinta que tinha disponível para refazer a pintura da parede, e como eu tinha modificado a cor das paredes, eu mesma deveria comprar a tinta.
Fiquei em dúvida se essa informação procede, de forma que já tive gastos com a mudança da cor das paredes e devido a infiltração as paredes ficaram manchadas, sendo necessário uma nova pintura. Como não dei causa, entendo que não tenho obrigação de ter que arcar com este custo.
Caso tivesse um móvel nessa parede e o mesmo se estragasse devido a infiltração, o construtor não teria obrigação de me restituir?
No meu caso, eu comprei uma tinta nova, contratei um pintor, tive vários gastos para deixar a casa do jeito que gosto e agora terei que arcar novamente com esse gasto?
Aguardo respostas, desde já agradeço.
Meu apartamento está com vazamento de água no banheiro, aparentemente é meu. O problema é que começo depois do vizinho começar uma obra no banheiro dele, onde trocou o ponto de água da pia, e seu deságue. De quem é o problema? Pois a quantidade de vezes que ele bateu, e foram muitas, durante dias, não pode ter afetado a minha tubulação?
Ricardo Luiz Murça Leon Haddad
Primeiramente este morador não deveria fazer a troca de posição da pia e seu deságue, pois isso afeta todo o esquena do prédio. Isso é problema do morador que fez esta mudança. Estou com um problema parecido no prédio que administro, o morador fez mudança na tubulação para abastecer o aquecedor, e com esta mudança este morador ficou sem água quente dentro de seu apto, principalmente quando o prédio precisar fechar a água para trocar cano. Mas o pior, não foi apenas isso. Com esta troca o bombeiro, puxou a água da descarga para abastecer seu aquecedor, com isso o morador de outro apto dá descarga o aquecedor do apto da troca de cano aciona e o vizinho tem a descarga quente no seu vaso. É coisa de louco, mas quando vimos o erro do bombeiro fui ao apto e o morador disse que eu estava errada, mas que logo iria chamar o bombeiro, e foi provado que eu estava certa. Agora cabe ele quebrar novamente seu apto e refazer toda a obra errada que ele fez.
Os moradores acham que ele pode fazer tudo dentro de seu imóvel, mas esquece que qualquer modificação tem que ser comunicado ao Síndico. Não que o Síndico seje Engenheiro, mas como ele conheci o prédio, ele sabe se é viável esta mudança.
Acaba ter que fazer uma Obra duas vezes, em vez de uma vez por todas.
Mas se for provado que esta modificação é que esta fazendo dentro de seu apto, ele será responsável por este problema.E quando se bate tanto acaba afetando as tubulações próximas. O bom seria conversar com este morador, e explicar o que vem ocorrendo, e tentar resolver da melhor maneira que todos fiquem satisfeito.
Boa sorte
Sou condômino e hoje sabemos que a maioria dos condomínios não tem água indivualizada. A duvida é quando há um estouro de algum rabicho devido a Grande pressão das colunas, de quem é a responsabilidade civil ? Lembrando que as colunas tem uma altura próxima de 40 m com um diâmetro de 2,5 polegas enquanto deságua em canos de 3/4 nas unidades. Isso significa que quanto mais baixo for os aptos maior a pressão e quanto menas pessoas estiver usando, maior ainda essa pressão. Se existir um acidente dessa natureza, aponto de quebrar uma peça de metal; como determinar as responsabilidades? Os condôminos não tem qualquer controle dessa pressão. Precisamos pedir a abertura de um sinistro , de responsabilidade civil, do qual o condomínio tem direito, através desse seguro existente, porem o resultado dependerá da forma como for solicitado. Só há aceitação do seguro pela Cia de Seguro se o condomínio tiver responsabilidade. Diante do exposto, como solicitar essa abertura de sinistro”.
Faz 4 semanas que fui informada de um vazamento que estava ocorrendo no apartamento em baixo do meu e na do lado. Faz um ano que troquei todo meu encanamento. Imediatamente chamei um bombeiro hidráulico para verificar meu banheiro. Quebramos o chão próximo ao vaso sanita rio e ao ralo e a laje estava totalmente seca. Como o vazamento persistu decidimos quebrar nos pontos onde temos t (na parede) e tudo seco tbm. Meu banheiro esta todo seco sem nenhuma umidade. ... O que faço para me defender das acusações visto que tentei solucionar o problema é não foi encontrado no meu apartamento. .?
Comprei um apartamento 5 messes átras e reformei varios comodos e incluso o banheiro, troquei todo o encanamento para puxar a agua direto sem ser do predio ( foi uma exigencia do condominio, alegaram que todos tinham que mudar para puxar a agua direto porque os canos eram muito antigos). Terminamos a obra geral do banheiro, quando percebemos goteira no teto que aumentou, resumindo o cano da vizinha de cima estorou, porque o encanamento dela é velho, chamamos a síndica que constatou que o apartamento estava fechado, ligamos para a proprietaria que mandou uma pessoa para abrir o apartamento quando entraram o cano estorou de vez e nada deles fecharem a agua ( alegaram que todos ficariam sem agua) depois de varias horas de discussão acabaram por arrumar o cano. Mas a minha parede do banheiro e o teto esta cheio de agua e com manchas, o proprietario de cima falou que vai pagar o que for necessario ( eu tinha acabaco de reformar, nem tinhamos usado o banheiro ainda) e quer que alguem venha e pinte a parede depois de seca. Falei para a sindica que quero um laudo de um engenheiro para ver se a estrutura da minha parede não foi danificada e o que fazer para secar , ja que não ira secar em uma semana,.
Pergunta : posso exigir o laudo de um engenheiro ? Posso exigir que a vizinha tambem troque os encanamentos dela ( porque agora foi no banheiro e depois pode ser na cozinha e ai vai, ela fala que paga se houver outro dano mas não é por isso que quero mas pelo transtorno e o dano que faz para o meu apartamento)? As pessoas falam coisas diferentes, que tenho que abrir a parede e leva 6 messes para secar e so depois pintar, outras que não é necessario, tenho medo de depois de 3 anos a parede comece a dar problemas e dai não tenho a quem reclamar.
Poderia me dar uma luz do que posso exigir e a quem? Muito obrigada pela ajuda!!!
Atenciosamente,
Clara