INELEGIBILIDADE DE PARENTES DE CHEFE DO EXECUTIVO

Há 14 anos ·
Link

Art. 14 (...) CF: (...) § 7º - São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição.

Pergunto:

Nora de prefeito, pode concorrer a cargo de vereador?

Se ela 'ganhar', e assumindo, terá de devolver as verbas aos cofres públicos?

OBS1: O prefeito não tentou reeleição. OBS2: Ela não era casado 'no papel'.

GRATO..

4 Respostas
Autor da pergunta
Advertido
Há 14 anos ·
Link

FATO 1: Nestes termos, a esposa (união estável) do filho de um prefeito, que não concorreu a reeleição, pode concorrer para vereadora?

FATO2: E qdo o irmão é GONVERNADOR e candidato a reeleição, seus irmãos, podem concorrer a Deputado Federal? E Deputado Estadual? E o cunhado, pode concorrer a Deputado Estadual?

Grato..

Autor da pergunta
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Alguém?

José Luiz JF
Há 14 anos ·
Link

1º) Nora de prefeito é parente de primeiro grau, por afinidade, desta forma ela somente poderá concorrer a eleição para vereadora se o prefeito descompatibilizar, ou seja, deixar o cargo seis meses antes. Isso, levando em conta que ela quer se candidatar na mesma cidade onde o prefeito exerce o cargo (mesma circunscrição). Ou, também poderá se candidatar em conjunto com o prefeito (vereador - prefeito), no caso, sendo para prefeito - primeiro mandato; ou se ela já busca a reeleição para vereadora. 2º) O irmão do governador não pode se candidatar, na mesma circunscrição, para deputado federal e estadual, para senador, para prefeito e vereador; pois ele é parente de segundo grau na linha colateral consanguínea. Da mesma forma o cunhado que é parente de segundo grau por afinidade. Salvo nas hipóteses de já exercerem estes cargos em questão ou forem eleitos juntos com o governador (sendo o governador, primeiro mandato).

Autor da pergunta
Advertido
Há 14 anos ·
Link

José..

O 1º fato foi o seguinte:

O Prefeito, não concorreu para reeleição. Ela concorreu para vereadora e ganhou. Um ano depois foi cassada. Então, estaria ela inelegível, ou poderia ter perdido o cargo?

O 2º fato: Uma Governadora de um ESTADO, concorreu a reeleição, ganhou. Um irmão concorreu a reeleição para Dep.Federal, ganhou. Um cunhado concorreu a reeleição para Dep.Estadual, ganhou.

Poderiam os 2 terem concorridos para os cargos? Assumirem?

Grato..

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos