Olá, meu nome é Alexandro, mas desde pequeno, fui e sou acostumado a me chamar Alexandre, tanto que desde então, escrevo e assino Alexandre, e isso tem me causado algumas confusões... Quero saber se tem como eu mudar a última letra do meu nome, trocar a letra "O" pela letra "E". Onde procuro, posso fazer isso realmente? Quanto custa? Aguardo resposta.

Respostas

    G

    GLC Terça, 19 de abril de 2011, 8h52min

    Não sei se vais conseguir, uma vez que o nome Alexandro não é um nome constrangedor, contudo deves procurar o Cartório para a retificação, caso não consiga, procurar um advogado para requerer em Juízo. Sendo no cartório custa pouco, já em Juízo deve procurar a tabela da OAB de seu estado.
    Boa sorte.

  • -1
    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 21 de maio de 2011, 10h58min Editado

    ALEXANDRO

    É possível sua pretensão, com fundamento de como é conhecido no meio social e na etimologia ou origem do nome. Alterei dezenas de nomes, inclusive o meu, com base nestes dois fundamentos. Alterei meu próprio prenome de Hebert (sem significado etimologico) para Herbert (com etimologia germânica: "guerreiro brilhante"). O mesmo pode ser feito no seu caso.

    Fundamentei a ação com provas obtidas na internet e também com documentos indispensáveis: certidão civil atualizada e certidões negativas (cível, criminal, federal, eleitoral, protesto). Ajuizei esta ação em 05/04/2011 e, em 18/04/2011 já estava sentenciada (menos de 1 mês). Veja a íntegra da decisão judicial com respectivo número para conferência:

    Processo 554.01.2011.011645-2 - Sentença: HEBERT CURVELO TURBUK propôs o presente pedido de RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL alegando que consta de sua certidão de nascimento a grafia equivocada de seu prenome na medida em que a intenção de seus genitores era de nomeá-lo HERBERT, tendo faltado um “r” essencial à grafia correta. Com a inicial juntaram-se documentos (fls. 07/32). O Ministério Público concordou com o pedido inicial (fls. 35/36). É o relatório do necessário. Passo a decidir. Procede o pedido inicial. Em princípio, cabe anotar que não se vislumbra qualquer intenção de fraude do autor, na medida em que inexistem certidões positivas de protestos ou ações judiciais ajuizadas em seu desfavor, seja no âmbito cível, seja no criminal. Resta, portanto, claro que o nome do demandante foi grafado de maneira errada, faltando a letra “ R “ em seu prenome, sendo possível a retificação pretendida nos termos do artigo 109 da Lei 6.015/73. O Ministério Público concordou com o pedido inicial. Ante o exposto, JULGO PROCEDENTE o pedido inicial e o faço para determinar a retificação do assento de nascimento de Hebert Curvelo Turbuk, para que passe a constar no assentamento o nome correto HERBERT CURVELO TURBUK. Em conseqüência, JULGO EXTINTO O PROCESSO com resolução do mérito, nos termos do artigo 269, I, do Código de Processo Civil. Não há condenações. Com o trânsito em julgado, expeçam-se mandado de retificação e, feitas as anotações e comunicações de praxe, arquivem-se em definitivo. P.R.I. Santo André , 18 de abril de 2.011. LUCIANA B. LAQUIMIA Juíza. HERBERT C. TURBUK Advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    [...]

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    F

    Fran mary Terça, 03 de fevereiro de 2015, 16h19min

    Olá meu nome é Francisca tenho 17 anos gostaria de mudar é super constangedor,gostaria de sabe qual valor seria e o que devo fazer.

    F

    Fran mary Terça, 03 de fevereiro de 2015, 16h25min

    Olá meu nome é Francisca e é super constragedor gostaria de sabe quanto custa cada letra e como devo fazer.

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 03 de fevereiro de 2015, 17h27min Editado

    ANDRESSA

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado será possível tentar alterar o prenome FRANCISCA.

    HERBERT C. TURBUK
    [...]

    S

    sidnei Terça, 14 de abril de 2015, 20h28min

    ola boa noite, eu quero saber se tem como retirar uma do meu nome que esta resgitrado como "sidinei" eu quero retirar essa letra " i " para fica sidnei" tem como quanto custa. desde de ja agradecido

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 14 de abril de 2015, 20h58min Editado

    SIDNEI

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado será possível tentar alterar a grafia do prenome SIDINEI para excluir o I. A tabela da OAB arbitra em 3 salários mínimos..

    HERBERT C. TURBUK
    [...]

    Sidilane Salvador

    Sidilane Salvador Terça, 21 de julho de 2015, 2h56min

    Oie meu nome e Sidelane e queria muito trocar uma letra do meu nome para Sidilane colocar o i no lugar do e , eu odeio quando me chaman de sidelane e foi um erro no cartório meu Pae falou Sidilane e a infeliz colocou sidelane eu odeio ser chamada de sidelane como faço pago o que for pra trocar

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 21 de julho de 2015, 6h34min

    SIDILANE

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível alterar a grafia de seu prenome.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Eduardo Henrique Amancio Trigo

    Eduardo Henrique Amancio Trigo Quarta, 05 de agosto de 2015, 18h50min

    Boa noite minha namorada se chama Cristina de Lima, os nomes de seus pais não tem a preposição "de" como eu alterar para Crisitna Lima

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 05 de agosto de 2015, 19h40min

    EDUARDO

    Se os pais não têm a partícula DE é possível ao filho excluir pela via judicial..

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Gutemberg A. Siqueira

    Gutemberg A. Siqueira Quinta, 27 de agosto de 2015, 23h42min

    Queria saber se é possivel remover uma letra de meu nome, pois foi registrada por erro como "guttemberg", no caso, seria dois "T", eu queria tirar um. É possivel e como posso proceder?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 28 de agosto de 2015, 6h48min

    GUTEMBERG

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível tentar alterar a grafia de seu prenome.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

  • -1
    Luiza Policarpo

    Luiza Policarpo Segunda, 21 de setembro de 2015, 13h31min

    Olá,minha filha tem 3 anos e se chama Emanuelly,mas eu sempre quis Emanuelle, o pai dela colocou com y e eu gostaria de mudar,tem como? Como faço ?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 21 de setembro de 2015, 15h16min

    LUIZA

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível tentar alterar a grafia do prenome de sua filha menor. Mas o pai também tem que concordar.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    S

    Sacha Domingo, 13 de dezembro de 2015, 7h55min

    Meu nome é Sacha, mas sempre escrevo e sempre me chamam de Sasha. Como faço pra trocar o C pelo S, é muito caro?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 13 de dezembro de 2015, 8h49min Editado

    SACHA

    Seja com S ou com C a fonética e a ambiguidade não será alterada. Por isto o Promotor e o Juiz poderão indeferir sua pretensão. Mas caso queira tentar, deverá ser através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado. As demais informações estão no site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarmeunome.blogspot.com

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Domingo, 13 de dezembro de 2015, 18h50min

    Sacha

    Considerando que a grafia original correta do seu prenome é SASHA, apesar da fonética permanecer a mesma, acredito ser possível tentar a correção, através de Ação de Retificação de Registro Civil. Envie um email para detalhes mais aprofundados.

    Atenciosamente,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 14 de dezembro de 2015, 6h39min

    SACHA

    Seja com S ou com C a fonética e a ambiguidade não será alterada. Por isto o Promotor e o Juiz poderão indeferir sua pretensão. Mas caso queira tentar, deverá ser através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado. As demais informações estão no site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarmeunome.blogspot.com