Olá, meu nome é Alexandro, mas desde pequeno, fui e sou acostumado a me chamar Alexandre, tanto que desde então, escrevo e assino Alexandre, e isso tem me causado algumas confusões... Quero saber se tem como eu mudar a última letra do meu nome, trocar a letra "O" pela letra "E". Onde procuro, posso fazer isso realmente? Quanto custa? Aguardo resposta.

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 31 de outubro de 2018, 12h35min

    CAROLINE

    É possível alterar a grafia de seu nome e incluir outro sobrenome de seus ascendentes. E deve ser pela via judicial através de ação de retificação de registro civil (que é um processo digital feito por advogado e julgado por juiz estadual). É rápido, simples e de baixo custo (pois é integralmente digital e não há audiência no forum). Pelo Estado de SP demora até 4 meses. Obs: posso escrever mais detalhes e valores através do e-mail: [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    Especialista em Alteração de Nome
    www.mudarnome.blogspot.com.br

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Sexta, 02 de novembro de 2018, 12h09min

    Olá Alexandre,
    é possível requerer judicialmente a alteração da grafia desejada através de ação rápida e digital de Retificação de Registro Civil, com um advogado
    Att.,
    LUCIANA ZOUDINE
    Especialista em alteração de nomes
    lucianazoudine.wixsite.com/advogada

    Roselle Marie Moreira

    Roselle Marie Moreira Domingo, 13 de janeiro de 2019, 17h23min

    Olá Meu nome é Roseelle, porém eu tirei meu CPF e CNH como Roselle. Gostaria de fazer alteração na minha identidade. Existe essa possibilidade? Sem que haja uma punição por eu ter tirado alguns documentos sem a letra?

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Domingo, 13 de janeiro de 2019, 17h36min

    Sim, Roseelle. É possível requerer judicialmente a alteração da grafia do seu prenome, a fim de adequá-la ao prenome efetivamente posto em uso.

    Luciana Zoudine
    OAB/SP 135.152
    http://lucianazoudine.wixsite.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 13 de janeiro de 2019, 20h19min

    ROSELLE

    É possível requerer a alteração da grafia de seu nome na forma desejada. E deve ser pela via judicial através de ação de retificação de registro civil (que é um processo digital feito por advogado e julgado por juiz estadual). É rápido, simples e de baixo custo (pois tudo é 100% online e não há audiência no forum). Pelo Estado de SP demora de 3 a 4 meses. Posso escrever com mais detalhes, documentos e valores através do e-mail: [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    Advogado de Alteração de Nomes
    www.mudarnome.blogspot.com.br

    Gabriel Nakano

    Gabriel Nakano Quarta, 16 de janeiro de 2019, 18h54min

    Meu segundo nome é Tsutomo que seria o nome do meu bisavô, porém o nome correto é Tsutomu (Tsutomo não existe), é possível fazer a alteração do O para o U?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 16 de janeiro de 2019, 19h06min

    GABRIEL

    É possível corrigir a grafia deste nome (caso comprove que a grafia é outra). E deve ser pela via judicial através de ação de retificação de registro civil (que é um processo digital feito por advogado e julgado por juiz estadual). É rápido, simples e de baixo custo (pois tudo é 100% online e não há audiência no forum). Pelo Estado de SP demora de 3 a 4 meses. Posso escrever com mais detalhes, documentos e valores através do e-mail: [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    Advogado de Alteração de Nomes
    www.mudarnome.blogspot.com.br

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quinta, 17 de janeiro de 2019, 8h29min

    Gabriel,

    Completando a correta resposta do Dr. Herbert: a prova da grafia correta do sobrenome deverá ser feita exclusivamente através de certidões de registros civis dos seus ascendentes.

    Luciana Zoudine
    www.lucianazoudine.wix.com/advogada

    Larissa de Castro

    Larissa de Castro Terça, 22 de janeiro de 2019, 10h24min

    Ola, gostaria de saber se é possível mudar uma letra do meu nome. me chamo LarYssa e queria por pra Larissa mesmo. e o nome da minha irma de chama Laysa e a pronuncia é laísa, e sempre foi, so que com Y a pronuncia sai errada de como a chamam por 23 anos. Gostaria de saber se é possivel mudar os dois nomes

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 22 de janeiro de 2019, 10h33min

    LARISSA

    É possível alterar a grafia de seu nome e substitui o Y pelo I pela via judicial através de ação de retificação de registro civil (que é um processo digital feito por advogado e julgado por juiz estadual). É rápido, simples e de baixo custo (pois tudo é 100% online e não há audiência no forum). Pelo Estado de SP demora de 3 a 4 meses. Posso escrever com mais detalhes, documentos e valores através do e-mail: [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    Advogado de Alteração de Nomes
    www.mudarnome.blogspot.com.br

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quinta, 24 de janeiro de 2019, 14h42min

    Olá Larissa,
    é possível requerer judicialmente as alterações desejadas através de ação rápida e digital de Retificação de Registro Civil, com um advogado
    Att.,
    LUCIANA ZOUDINE
    Especialista em alteração de nomes
    lucianazoudine.wixsite.com/advogada

    Raila Cordulino

    Raila Cordulino Terça, 19 de fevereiro de 2019, 17h45min

    Olá. Meu nome é Rayla e eu queria muito trocar apenas uma letra ' Y ' pelo ' I ' é possível assim e sou casada e o divórcio ta em andamento aproveitado a oportunidade eu posso trocar essa letra (Ah e tenho o sobrenome dele) e como vou mudar queria saber se posso fazer tudo de uma vez. agradeço ?

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quarta, 20 de fevereiro de 2019, 6h53min

    Raila

    Atendidos alguns requisitos legais, é possível requerer judicialmente a alteração da grafia do seu prenome (Rayla para Raila). Mas esta alteração deve ser feita através de Ação de Retificação de Registro Civil, que é um processo separado e independente do seu divórcio. Ou seja, no divórcio, você poderá optar por voltar a usar o nome de solteira, mas não alterar a grafia do prenome.

    Att.,
    LUCIANA ZOUDINE
    Advogada especialista em alteração de nomes
    lucianazoudine.wixsite.com/advogada

    M

    Marcos Paulo Vieira Segunda, 25 de fevereiro de 2019, 22h25min Editado

    Olá, meu nome é Marcos Paulo Vieira e eu gostaria de alterar a letra “O” por “U” do meu prenome, porque o nome MARCOS é uma variante e a original é MARCUS que vem do latim e possui significado etimológico. Eu quero utilizar o nome original em latim porque sou conhecido por todos como “MARCUS” e toda vez que preciso passar o meu nome para alguém tenho que explicar que é com “O”, o que faz mudar a pronuncia do nome. E outro motivo é que na minha família já possui um primo mais velho de primeiro grau com o nome semelhante ao meu, com “O”, porém, sem o “S”. É possível essa alteração de letra no prenome?

    Eu também quero acrescentar o sobrenome do meu bisavô (pai da minha avó paterna) que se chamava Antônio Venâncio NAVES. Porém, o nome da minha avó paterna não tinha o sobrenome do pai, somente o sobrenome da mãe. Sendo assim, é possível eu acrescentar o sobrenome NAVES em meu nome como homenagem ao meu bisavô paterno? Se for possível, em qual lugar o sobrenome ficaria?

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Terça, 26 de fevereiro de 2019, 13h32min

    Marcos,

    Atendidos certos requisitos legais, é possível fazer as alterações desejadas (alteração da grafia do prenome e inclusão de sobrenome de ascendente), através de Ação de Retificação de Registro Civil.

    Att.,
    LUCIANA ZOUDINE
    Advogada especialista em alteração de nomes
    lucianazoudine.wixsite.com/advogada

    W

    Wallace Wallacy Sexta, 08 de março de 2019, 21h07min

    Olá. Quero trocar a letra E por Y. Posso? Meu nome é Wallace. Quero Wallacy.

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Sábado, 09 de março de 2019, 7h14min

    Wallace, bom dia

    Se você comprovar que usa, há anos, no dia-a-dia, a grafia Wallacy, será possível requerer judicialmente a alteração desejada.

    Att.,
    LUCIANA ZOUDINE
    Advogada especialista em alteração de nomes
    lucianazoudine.wixsite.com/advogada

    Taienny Esperidião

    Taienny Esperidião Terça, 11 de junho de 2019, 8h25min

    BOM DIA , MEU NOME É TAIENNY , QUERIA SABER COMO FAÇO PRA MUDAR UM LETRA DO MEU SOBRENOME, EU FUI REGISTRADA COM UM LETRA DO SOBRENOME ERRADO, FOI MAS FALTA DE ATENÇÃO DA ESCRIVÃO , POIS O DOCUMENTO DA MINHA MÃE ESTA UMA COISA, ELA ESCREVEU OUTRA COISA.
    MEU SOBRENOME TA ESPERIDIÃO E O DA MINHA MÃE ESPIRIDIÃO, ERROU NO ( E) O CERTO A SER CONSIDERADO É ( I ).
    O QUE EU DEVO FAZER ? POIS EU SEI QUE ISSO MAS PRA FRENTE SAI ME CAUSAR PROBLEMAS.

    DESDE JÁ AGRADEÇO PEÇA ATENÇÃO

    ESTOU AGUARDANDO UM RESPOSTA OBRIGADA .

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Terça, 11 de junho de 2019, 9h00min

    Taienny, bom dia

    Você deve levar as certidões de nascimento e de casamento da sua mãe ao registro civil do seu nascimento e pedir a correção extrajudicial. Se eles se recusarem, daí a solução será judicial, através de Ação de Retificação de Registro Civil.
    Att.,
    LUCIANA ZOUDINE
    Advogada especialista em alteração de nomes
    lucianazoudine.wixsite.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 11 de junho de 2019, 11h15min

    TAIENNY

    É possível e necessário corrigir a grafia do sobrenome. E deve ser pela via judicial através de ação de retificação de registro civil (que é um processo digital feito por advogado e julgado por juiz estadual). É simples e rápido (pois tudo é 100% online e não há audiência no forum). Pelo Estado de SP demora de 3 a 4 meses. Tendo outras dúvidas pergunte no e-mail [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    Advogado de Alteração de Nome
    www.mudarnome.blogspot.com