O meu nome é Raimundo Machado e gostaria de mudá-lo legalmente. Na cidade onde moro não sou conhecido como está na certidão de nascimento. Além de que sou professor e meus colegas e alunos também não me conhecem pelo meu nome de registro. Quando alguém descobre que me chamo Raimundo Machado, termino passando por constrangimento, pois é motivo de piadinhas, como por exemplo "Professor Raimundo da escolinha" etç e isso termina me atrapalhando bastante. Inclusive meus pais e familiares também me tratam como Raí desde criança.

Respostas

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Sexta, 19 de fevereiro de 2016, 11h59min

    Wylker

    É possível, através de Ação de Retificação de Registro Civil, requerer a exclusão do seu prenome composto Washington, deixando apenas o prenome Wylker, pelo qual é conhecido. Entre em contato por email para mais informações.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 21 de fevereiro de 2016, 8h35min Editado

    WYLKER

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível excluir o primeiro prenome WASHINGTON.
    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome.
    www.mudarnome.blogspot.com
    #mudarnome

    E

    Ede Miranda Júnior Quinta, 25 de fevereiro de 2016, 2h20min

    Olá meu nome é Ede, eu não gosto desse nome por ele ser inexistente, não conheço nenhuma pessoa com esse nome, as pessoas mais próximas de mim me chamam de "édi", mas muitos quando leem, acabam lendo "êde", o que me incomoda, gostaria de saber se é possível troca-lo para um pronuncia mais próxima de "édi", como "Eddie", ou somente "Ed", já ficaria feliz!

    Obrigado

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 25 de fevereiro de 2016, 7h00min Editado

    EDE

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível alterar o prenome EDE para ED ou EDUARDO ou outro.
    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome.
    www.mudarnome.blogspot.com
    #mudarnome

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quinta, 25 de fevereiro de 2016, 12h15min

    Ede

    A alteração do seu prenome para Eduardo é possível através de ação judicial. Esta retificação de registro civil costuma ser rápida e de baixo custo.

    Att.
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 28 de fevereiro de 2016, 9h33min Editado

    EDE

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível alterar o prenome EDE para ED ou EDUARDO ou outro.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome.
    www.mudarnome.blogspot.com
    #mudarnome

    Yuri Mittelman

    Yuri Mittelman Segunda, 29 de fevereiro de 2016, 4h31min

    Ola, eu gostaria apenas de adicionar o sobrenome da minha mae ao meu. Preciso de advogado para isso ?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 29 de fevereiro de 2016, 9h24min Editado

    YURI

    Necessário advogado porque será necessário AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome.
    www.mudarnome.blogspot.com
    #mudarnome

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Segunda, 29 de fevereiro de 2016, 11h42min Editado

    Sim, Yuri. Precisará contratar um advogado pois esta alteração de nome apenas pode ser feita judicialmente.
    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    lucianazoudine.wix.com/advogada

    Betinho Oo

    Betinho Oo Terça, 08 de março de 2016, 21h16min

    Olá boa noite!
    Meu nome é Waldir Gilberto, além de eu ser novo e o primeiro nome ser igual do meu avô eu sou conhecido somente como beto, sera que é possível a retirada do meu primeiro nome mantendo o secundo?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 08 de março de 2016, 21h23min

    BETO

    Sim, ou pelo menos inverter a ordem deles.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome.
    www.mudarnome.blogspot.com
    #mudarnome

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Terça, 08 de março de 2016, 21h42min

    Sim, Beto. É possível requerer a exclusão do primeiro prenome, ou, como disse o Dr. Herbert, a inversão da ordem deles. Trata-se de processo rápido e de baixo custo.

    Att.
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 12 de março de 2016, 9h23min

    DENIVAN

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível alterar a grafia de seu prenome para DENIS. Veja mais nos site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome

    Ghil Dvilla

    Ghil Dvilla Segunda, 21 de março de 2016, 0h09min

    Oi me chamo Gilvanderson e gostaria de mudar meu nome para Guilherme ou um outro nome que não me cause constrangimento ao expor meu nome.
    Infelizmente tive ciência da brecha legal dos 18 aos 19anos agora (tenho 21anos) e não sei das minhas chances em relação à troca.
    Os principais motivos para eu desejar a troca é que esse nome, Gilvanderson, é de extremo desuso, visto que eu só o uso em ocasiões formais que exigem o meu nome de batismo. Sempre sofro na faculdade na hora das chamadas com a falta de entendimento do nome que por muitas vezes é trocado (julianderson; gilanderson, etc.).
    Enfim, queria saber qual a porcentagem de eu conseguir trocar o meu nome.
    Até minha mãe concorda que o meu nome é de mal gosto e "feio". Poucas pessoas da minha família lembram do meu nome de bastimo,'pois ele nunca teve uso.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 21 de março de 2016, 8h08min Editado

    GILVANDERSON

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível alterar seu prenome para ANDERSON ou, eventualmente, GUILHERME.
    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Segunda, 21 de março de 2016, 12h22min Editado

    Gilvanderson

    É possível alterar o seu prenome para Gilvani, Anderson, Gilson, ou seja, para prenomes com grafia e/ou fonética semelhantes. Ou, atendidos certos requisitos, até para Guilherme.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 21 de março de 2016, 20h33min Editado

    GILVANDERSON

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível alterar seu prenome para ANDERSON ou, eventualmente, GUILHERME.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome

    Ysabela Oliveira

    Ysabela Oliveira Quinta, 31 de março de 2016, 3h28min

    Meu nome é Francisca Mayane, tenho 18 anos e gostaria de saber se posso apenas retirar o "Francisca" por desuso (sem entrar em detalhes quanto ao constrangimento, piadas, etc). Caso haja a possibilidade, quais passos a tomar? Devo somente ir ao cartório com documentação completa? Documentação dos meus pais? Acompanhada de algum advogado?
    Desde já agradeço.

    Ysabela Oliveira

    Ysabela Oliveira Quinta, 31 de março de 2016, 3h30min

    (Estou pelo perfil de uma amiga, obviamente). ↑↑

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 31 de março de 2016, 6h53min Editado

    YSABELA

    Aos 18 anos de idade é um pouco mais simples alterar o nome. Mas deve ser através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado e no forum. Não é direto no cartório.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome