O meu nome é Raimundo Machado e gostaria de mudá-lo legalmente. Na cidade onde moro não sou conhecido como está na certidão de nascimento. Além de que sou professor e meus colegas e alunos também não me conhecem pelo meu nome de registro. Quando alguém descobre que me chamo Raimundo Machado, termino passando por constrangimento, pois é motivo de piadinhas, como por exemplo "Professor Raimundo da escolinha" etç e isso termina me atrapalhando bastante. Inclusive meus pais e familiares também me tratam como Raí desde criança.

Respostas

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quinta, 31 de março de 2016, 11h04min Editado

    Mayane,

    Você deve contratar um advogado para entrar com uma ação judicial para a exclusão do seu prenome Francisca. Aos 18 anos de idade (nem mais nem menos) fica mais fácil e menos burocrático, e o processo é rápido e de baixo custo.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 31 de março de 2016, 13h43min Editado

    FRANCISCA MAYANE

    Aos 18 anos de idade (nem antes nem depois) é um pouco mais simples alterar o nome. Mas deve ser através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado e no forum. Não é direto no cartório.
    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quarta, 06 de abril de 2016, 16h00min Editado

    Nivaldo

    Atendidas certas condições legais, é possível tentar alterar o seu prenome para Gabriel através de ação de Retificação de Registro Civil.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    www.lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 06 de abril de 2016, 19h28min

    NIVALDO

    Mais simples seria se tentasse incluir o nome GABRIEL antes do nome NIVALDO (os juízes evitam excuir).

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Geisi Martins

    Geisi Martins Sábado, 09 de abril de 2016, 20h40min

    Boa noite

    Me chamo, Geisiane, não gosto desse nome e sempre me apresento como Geisi, é sempre complicado quando falo o meu nome as pessoas não entendem de cara, e às vezes fazem piada, qual a probabilidade de eu conseguir mudar para apenas Geisi?

    Desde já obrigada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 09 de abril de 2016, 21h13min Editado

    GEISIANE

    O seu prenome possibilita a tentativa de alteração para GEISI ou para ANE ou separar GEISI de ANE, mantendo os dois.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome

    Geisi Martins

    Geisi Martins Domingo, 10 de abril de 2016, 14h25min

    Ok, obrigada por reponder.

    Geisi Martins

    Geisi Martins Domingo, 10 de abril de 2016, 14h26min

    Você consegue indicar algum advogado em São Paulo?

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Maria Artoni Conrado

    Maria Artoni Conrado Sábado, 16 de abril de 2016, 16h24min

    Boa tarde, Dr. Há quantos anos o art. 56 da lrp não se aplica mais ao estado de SP pelas normas da corregedoria?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 16 de abril de 2016, 16h35min

    MARIA

    Se aplica sim. Mas somente pela via judicial (artigo 109 LRP).

    HERBERT C. TURBUK

    L

    Layom Domingo, 17 de abril de 2016, 23h47min

    Meu nome e Layon quero mudar porquê tenho muita brincadeira e apelidos

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 18 de abril de 2016, 6h40min

    LAYOM

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível substituir o prenome LAYOM por outro pelo qual seja conhecido. Processo simples, rápido e de baixo custo. Veja mais no site abaixo e envie e-mail para saber o que será necessário (documentos, prazos, valores, e se é possível pelo fórum central de SP).

    HERBERT C. TURBUK
    www.sobrenomes.yolasite.com
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Segunda, 18 de abril de 2016, 11h14min

    Layon

    É possível substituir seu prenome incomum, através de ação judicial. Trata-se de processo com custo acessível, e os honorários são cobrados ad êxito.

    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 18 de abril de 2016, 19h07min Editado

    LAYOM

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível substituir o prenome LAYOM por outro pelo qual seja conhecido.
    Processo simples, rápido e de baixo custo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.sobrenomes.yolasite.com
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome

    Izzy Hennig Cho

    Izzy Hennig Cho Domingo, 24 de abril de 2016, 1h05min

    Oii,Meu nome é Isabela e eu não gosto dele,Eu poderia trocar para Katheryn??

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 24 de abril de 2016, 8h13min Editado

    IZZY

    Até os 18 anos de idade é possível a substituição. Após esta idade é possível somente a inclusão. E deve ser através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado. Processo simples, rápido e de baixo custo.

    HERBERT C. TURBUK
    [email protected] (MAIL)
    www.mudarnome.blogspot.com (BLOG)
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome (SITE)

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Domingo, 24 de abril de 2016, 14h11min

    Olá Isabela

    Se você ainda não fez 19 anos,é possível fazer a substituição do seu prenome, através de ação judicial.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 25 de abril de 2016, 7h42min Editado

    IZZY

    Até os 18 anos de idade é possível a substituição. Após esta idade é possível somente a inclusão. E deve ser através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por advogado. Processo simples, rápido e de baixo custo.

    HERBERT C. TURBUK
    [email protected]
    www.mudarnome.blogspot.com
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome