O meu nome é Raimundo Machado e gostaria de mudá-lo legalmente. Na cidade onde moro não sou conhecido como está na certidão de nascimento. Além de que sou professor e meus colegas e alunos também não me conhecem pelo meu nome de registro. Quando alguém descobre que me chamo Raimundo Machado, termino passando por constrangimento, pois é motivo de piadinhas, como por exemplo "Professor Raimundo da escolinha" etç e isso termina me atrapalhando bastante. Inclusive meus pais e familiares também me tratam como Raí desde criança.

Respostas

    Nicoly Nazarko

    Nicoly Nazarko Terça, 26 de abril de 2016, 16h06min

    TEOFILO

    Meu namorado se chama Teófilo, ele ODEIA esse nome demais e quer muito trocar. Gostaria de saber se caso ele corra atrás disso, vai ser possível trocar. Ele quer diminuir apenas para Téo. Todo mundo chama ele assim, visto que o Teófilo é usado apenas quando vai utilizar em algum órgão em que precisa apresentar RG e etc. Salvo essas ocasiões, ele é chamado de Téo e se apresenta como Téo.
    Será que é possível?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 26 de abril de 2016, 17h30min Editado

    NICOLY

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por advogado é possível alterar o prenome TEOFILO para TEO. Processo simples, rápido e de baixo custo.

    HERBERT C. TURBUK
    [email protected]
    www.mudarnome.blogspot.com

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Terça, 26 de abril de 2016, 18h11min

    Nicoly,

    É possível alterar o prenome do Teófilo para Téo, através de ação judicial rápida, custo acessível e honorários só no final se procedente a ação.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    D

    Desconhecido Quinta, 28 de abril de 2016, 1h40min

    Olá boa noite, tenho 17 anos e farei 18 em outubro e gostaria de saber informações sobre troca de nomes. Me chamo Roberto e odeio esse nome porque é de velho e gostaria de mudar para Bruno.

    O que eu quero saber: qualquer advogado realiza este procedimento ou precisa ser um específico? Não moro em SP, moro em Manaus e creio que fica tudo muito mais difícil. Com certeza tem que pagar mas é muito caro?

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais)

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais) São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 28 de abril de 2016, 7h14min

    ROBERTO

    Aos 18 anos de idade (nem antes nem depois) será possível alterar seu prenome, conforme artigo 56 da lei de registros públicos. E deve ser por AÇÃO DE RETIFICAÇÃO CIVIL promovida por advogado. Por SP demora 2 meses e por outros Estados demora 6 meses. Pode ser por qualquer advogado.

    ERICH L. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com

    D

    Desconhecido Quinta, 28 de abril de 2016, 13h04min

    Então se eu quisesse um processo mais rápido teria que viajar até SP? E sobre o valor, varia de cada advogado ou tem um valor único?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 28 de abril de 2016, 13h27min

    ROBERTO

    Por SP somente se você residisse ou fosse nascido em SP. Os honorários variam entre os advogados.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com

    Maria Artoni Conrado

    Maria Artoni Conrado Domingo, 01 de maio de 2016, 21h50min

    Olá, meu primeiro nome é Josiane, mas eu uso somente o segundo desde criança (Maria) e estou ingressando com uma ação judicial para tentar a exclusão do primeiro nome com base no artigo 58 da Lei 6015/73, já que hoje tenho 26 anos. Gostaria de sabe se é possível requerer e conseguir essa alteração pelo fato de meu prenome não ser constrangedor nem me expor ao ridículo, ainda que eu prove ao juiz que a minha cidade inteirinha e todos os meus parentes e amigos me conheçam somente por MARIA????? Se eu tivesse entrado com esta ação aos meus exatos 18 anos seria possível conseguir a alteração pleiteada e muito mais fácil do que agora????? Obrigada desde já.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 01 de maio de 2016, 22h30min

    MARIA

    Eu não conseguiria excluir o prenome JOSIANE.
    Boa sorte no seu processo.

    D

    dinho.smith Segunda, 02 de maio de 2016, 18h25min

    opa, queria saber se posso trocar de nome Pois meu nome e Shayenderson, nao suporto meu nome alem de ninguem saber escrever, quase ninguem sabe ler, e tbm tem uns apelidos que odeio como Shayzinho e shaygay ,e esse nome e estranho, queria mudar pra Luis Guilherme.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 02 de maio de 2016, 18h32min

    DINHO

    É simples, rápido e fácil alterar seu prenome SHAYENDERSON para ANDERSON ou outro que queira. E deve ser através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Segunda, 02 de maio de 2016, 18h43min

    Maria,

    Excluir o prenome Josiane eu também não conseguiria. Mas eu conseguiria, talvez, inverter a ordem dos seus prenomes para Maria Josiane.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Segunda, 02 de maio de 2016, 18h44min

    Dinho,

    Sua ação é um caso bem mais fácil. Mas, mesmo assim, procure um especialista que cobre apenas no final da ação, se procedente (ad êxito).

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais)

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais) São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 12 de maio de 2016, 12h10min

    ROBERTO

    Aos 18 anos de idade (nem antes nem depois) será possível alterar seu prenome, conforme artigo 56 da lei de registros públicos. E deve ser por AÇÃO DE RETIFICAÇÃO CIVIL promovida por advogado. Por SP demora 2 meses e por outros Estados demora 6 meses. Pode ser por qualquer advogado.

    ERICH L. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com

    Gabriel Araújo

    Gabriel Araújo Terça, 17 de maio de 2016, 10h58min

    Olá meu nome de registro é Expedito, porém desde os 17 anos uso Gabriel. Sempre tive vergonha de ser chamado assim, meu nome não foi autorizado por minha mãe, por falta de orientação dos meus pais eles não me registraram na data em que nasci e isso me atrasou muito! Meu pai em acordo com minha mãe me levou para morar com ele(separados) e só me registrou quando eu tinha 7 anos de idade, colocando nome de um Irmão dele morto e que me persegue como se fosse um fantasma! O que preciso fazer para mudar de nome! Até no meu trabalho me chama de Gabriel!

    Gabriel Araújo

    Gabriel Araújo Terça, 17 de maio de 2016, 11h00min

    Tem um agravante, minha mãe não costa na minha certidão, meu pai entra como solteiro e na verdade minha mãe é viva!

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 17 de maio de 2016, 11h11min

    GABRIEL

    É possível incluir incluir o prenome GABRIEL antes do EXPEDITO. E deve ser através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome

    V

    Valfredo Pires Quinta, 19 de maio de 2016, 17h47min

    Boa tarde.
    Eu tenho o nome do meu pai, acrescido do Júnior.
    Não gosto deste último nome, o Júnior. Passa a impressão de sempre ser um iniciante, uma criança.
    E é um nome estrangeiro, o que me agrada menos ainda. E, ainda, nos países de língua inglesa, de onde vem este nome, o termo Júnior nem é um nome de verdade, é apenas uma distinção quando pais tem a imbecil ideia de replicar seus nomes em seus filhos, então se utilizam deste distintivo, que é incorporado informalmente, sem constar do registro. (por exemplo, o pai chama-se joão da silva e coloca o nome no filho de joão da silva. e como distintivo, as pessoas se referem a eles como joão da silva júnior (para o filho) e joão da silva sênior (para o pai).
    Por estes motivos, entre outros, eu gostaria de excluir o nome Júnior. Será que isso é possível? Eu não me incomodo com a inclusão do sobrenome de minha mãe, para fazer a distinção com o nome do meu pai, caso seja necessário (sei que adotados podem mudar seu sobrenome para o nome da família adotante, será que isto não é válido também para alguém que não tem o sobrenome da mãe? Pois também me agradaria muito incluir este.
    Tenho 43 anos.
    Grato pela orientação.

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quinta, 19 de maio de 2016, 18h19min

    Valfredo

    O seu caso é simples, rápido e de baixo custo. Através de Ação de Retificação de Registro Civil é possível incluir um sobrenome materno em qualquer posição e, consequentemente, excluir o agnome Junior.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 19 de maio de 2016, 19h42min

    VALFREDO

    De acordo. Será possível excluir o agnome JUNIOR se incluir algum sobrenome materno ou avoengo. E deve ser através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com