O meu nome é Raimundo Machado e gostaria de mudá-lo legalmente. Na cidade onde moro não sou conhecido como está na certidão de nascimento. Além de que sou professor e meus colegas e alunos também não me conhecem pelo meu nome de registro. Quando alguém descobre que me chamo Raimundo Machado, termino passando por constrangimento, pois é motivo de piadinhas, como por exemplo "Professor Raimundo da escolinha" etç e isso termina me atrapalhando bastante. Inclusive meus pais e familiares também me tratam como Raí desde criança.

Respostas

    G

    Gabriella Garbane Sexta, 20 de maio de 2016, 15h08min

    Boa tarde! Eu tenho 18 anos e gostaria de saber se é possível eu acrescentar um sobrenome, não quero tirar nenhum dos que ja tenho, apenas acrescentar esse sobrenome, eu ja uso ele faz tempo nas minhas redes sociais e todos me conhecem com esse sobrenome, e eu tbm me sinto eu mesma com esse sobrenome forma minha identidade eu me reconheço por ele. Eu quero q fica assim Gabriella Carneiro Moura da Silva Garbane, acrescentaria o Garbane... é possível ??

    V

    Valfredo Pires Sexta, 20 de maio de 2016, 15h11min

    Gratidão. Assim que eu resolver uma pendência financeira, providenciarei isso.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 20 de maio de 2016, 15h47min

    GABRIELLA

    Não é possível incluir sobrenome que não pertença aos seus ascendentes em linha reta (pais, avós, bisavós, trisavós). Mas é possível tentar incluir o GARBANE como apelido, conforme artigo 58 da lei de registros públicos. Mas a posição dele seria GABRIELLA GARBANE CARNEIRO MOURA DA SILVA ou GABRIELLA GARBANE CARNEIRO DA SILVA MOURA ou GABRIELLA GARBANE CARNEIRO SILVA MOURA.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Sexta, 20 de maio de 2016, 17h32min

    Gabriella

    A inclusão do apelido Garbane ficará menos burocrática e mais em conta se você entrar com a Ação de Retificação de Registro Civil enquanto tiver 18 anos de idade. Não espere completar os 19 anos!

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 21 de maio de 2016, 9h44min

    GABRIELLA

    De acordo. Não é possível incluir sobrenome que não pertença aos seus ascendentes em linha reta (pais, avós, bisavós, trisavós). Mas é possível tentar incluir o GARBANE como apelido, conforme artigo 58 da lei de registros públicos. Mas a posição dele seria GABRIELLA GARBANE CARNEIRO MOURA DA SILVA ou GABRIELLA GARBANE CARNEIRO DA SILVA MOURA ou GABRIELLA GARBANE CARNEIRO SILVA MOURA.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    R

    Ray Terça, 24 de maio de 2016, 14h56min

    Olá meu nome é Raimunda gostaria de mudar para Raiza, pois esse nome Raimunda me trás muito constrangimento pelo o fato das pessoas ficarem fazendo gozação falando que toda Raimunda é feia de cara boa de bunda e outros falatórios que não gosto nem de falar com esse nome por isso odeio esse nome.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 24 de maio de 2016, 15h02min

    RAY

    É possível e é fácil substituir o prenome RAIMUNDA. E deve ser através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado. Pelo forum central de SP em 1 mês está julgado e em mais 1 mês a ordem judicial fica pronta.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    R

    Ray Terça, 24 de maio de 2016, 15h16min

    É a Raimunda mais uma duvida eu não moro em São Paulo,moro em Brasilia COMO FAÇO ?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 24 de maio de 2016, 15h32min

    RAY

    Faça contato - [email protected] - que eu lhe oriento.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 24 de maio de 2016, 15h38min Editado

    RAY
    VEJA ABAIXO UMA SENTENÇA JUDICIAL QUE ALTEROU RAIMUNDA P/ RAISSA:

    Sentença. RAIMUNDA ROCHA propôs a presente demanda, alegando, em síntese, que, em razão de seu nome, passou por diversas humilhações e constrangimentos e que, para evitar tais situações, passou a se apresentar como Raissa. Aduz que o nome ora adotado (Raissa) é de notório conhecimento. Requereu, por fim, a retificação de seu assento civil para constar, como seu nome, RAISSA ROCHA. Juntou documentos (fls. 23/39 e 48/50). O Ministério Público manifestou-se pela procedência do pleito (fls. 44/46). Eis o relatório. D E C I D O. O pedido inicial merece acolhimento ante os documentos juntados aos autos. Há indicação de que a postulante passou por constrangimentos (fls. 48) e de que se apresenta cotidianamente como RAISSA (fls. 48/50), sem contar que os documentos digitalizados demonstram que a retificação de seu prenome não apresenta risco de lesão a terceiros. À luz dos artigos 55 e 58 da Lei de Registros Públicos, apresentasse possível, em casos excepcionais, a alteração de prenome quando este, de alguma forma, exponha seu portador ao ridículo. Diante do exposto, JULGO PROCEDENTE o pedido inicial para determinar que seja procedida à retificação do assento civil da autora, a fim de que conste como seu nome RAISSA ROCHA. Assim, extingo o feito com base no artigo 487, inciso I, do Código de Processo Civil. Servirá a presente, por cópia assinada e devidamente instruído com cópia da inicial e do trânsito em julgado, como mandado de retificação de assento, a ser impresso e encaminhado pela própria parte. Ciência ao Ministério Público. Com o trânsito em julgado, arquivem-se os autos. Publique-se. Registre-se. Intime-se. Cumpra-se.

    A

    Ana Terça, 24 de maio de 2016, 22h32min

    Olá, meu nome é Ana Luiza, e ambos meus sobrenomes começam com L. Muitas vezes quando escrevem meu nome abreviam como Ana L, e quando eu era pequena sofria bullying pois me chamavam de anal, o que me fez não gostar do meu nome, e quando abreviam como Ana L isso se torna um gatilho para meu trauma. Como meus sobrenomes começam com L, não tenho como substituir por nada quando falo meu nome. Quando falo apenas Ana me perguntam "Ana do quê?" e sou obrigada a dizer. Recentemente isso aconteceu e o garçom escreveu, sem perceber, "anal" na comanda, o que me fez ficar muito mal.
    Tenho 18 anos e fiquei sabendo que dá pra mudar o nome até os 19. Eu poderia mudar Ana Luiza inteiro ou teria que mudar apenas Ana ou Luiza?
    E poderia adicionar o sobrenome da minha avó, por exemplo?
    Obrigada.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 25 de maio de 2016, 7h10min Editado

    ANA

    Aos 18 anos de idade (nem antes nem depois) é possível alterar o prenome para outro que queira (ex: ANA PAULA) e incluir sobrenome de ascendentes. E deve ser através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado. Pelo forum central de SP em 1 mês está julgado e em mais 1 mês a ordem judicial fica pronta.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    N

    nayra Segunda, 30 de maio de 2016, 9h54min

    Meu nome é Nayra se pronuncia (Naíra) mas muita gente me chama de (Náira) a diferença é pouca mas a pronúncia é mais forte no í e não no á . isso nao é o maior problema , o pior é que tem gente que me chama de NayAra . ( nayra NãO é nayAra) . . . e tenho cartão de passagem de onibus escrito nayAra . tenho cartao de banco escrito nayAra , e no meu rg e cpf está naYra não naYAra . Isso me incomoda ficar corrigindo as pessoas e refazendo cartões .

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 30 de maio de 2016, 10h06min

    NAYRA

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível alterar a grafia do seu prenome NAYRA para NAÍRA.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Segunda, 30 de maio de 2016, 11h02min

    Nayra

    A alteração da grafia do seu prenome para Naíra pode ser feita judicialmente. O processo é rápido e de baixo custo.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    lucianazoudine.wix.com/advogada

    H

    Henrique Sexta, 03 de junho de 2016, 21h17min Editado

    Olá meu nome é Henrique, tenho 24 anos e me sinto desconfortável ao pronunciar o final, que/qui as vezes pronuncio das duas formas quando a pessoa não entende da primeira vez, gostaria de saber se teria como eu trocar para Henri ? Obrigado.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 03 de junho de 2016, 22h13min

    HENRIQUE

    Aos 18 anos seria possível esta alteração no prenome HENRIQUE, mas após esta idade não (conforme artigo 56 da lei de registros públicos).

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Felipe Bouchuid

    Felipe Bouchuid Domingo, 05 de junho de 2016, 13h42min

    Olá, me chamo Felipe e tenho 23 anos, pertenço a uma família de origem francesa e gostaria de retificar a escrita do meu nome para "Philippe", que é a forma na qual "Felipe" é escrito em francês. Será que seria possível?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 05 de junho de 2016, 13h59min Editado

    FELIPE

    Se comprovado que você é descendente até 2o. grau em linha reta (avós) de franceses e se demonstrado que esta alteração lhe trará algum benefício (ex: cidadania), é possível tentar alterar a grafia de seu prenome português para o francês. E deve ser pela via judicial (ação de retificação de registro civil).

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    A

    Ane Terça, 14 de junho de 2016, 18h44min

    Olá! Meu nome em cartório é JERZEANEY, e sempre sofri muito constrangimento por causa desse nome, gostaria de modificar mas não sei como proceder...