O meu nome é Raimundo Machado e gostaria de mudá-lo legalmente. Na cidade onde moro não sou conhecido como está na certidão de nascimento. Além de que sou professor e meus colegas e alunos também não me conhecem pelo meu nome de registro. Quando alguém descobre que me chamo Raimundo Machado, termino passando por constrangimento, pois é motivo de piadinhas, como por exemplo "Professor Raimundo da escolinha" etç e isso termina me atrapalhando bastante. Inclusive meus pais e familiares também me tratam como Raí desde criança.

Respostas

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 14 de junho de 2016, 20h28min

    ANE

    É possível alterar a grafia de seu prenome para que passe a constar somente ANE no registro de nascimento e demais documentos. Veja mais no site abaixo e escreva e-mail, caso tenha mais dúvidas.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Bill Pereira

    Bill Pereira Domingo, 19 de junho de 2016, 17h48min

    Olá, me chamo Geneci e tenho 22 anos. Me sinto desconfortável com meu nome porque a maioria das pessoas escrevem errado e tenho que corrigir sempre, além de ser chamado de "Sra" quando recebo alguma ligação de call center. Queria saber se há possibilidade de mudar o prenome para meu apelido "Bill" ? Obrigado

    Bill Pereira

    Bill Pereira Domingo, 19 de junho de 2016, 17h50min Editado

    Olá, me chamo Geneci e tenho 22 anos. Me sinto desconfortável com meu nome porque a maioria das pessoas escrevem errado e tenho que corrigir sempre, além de ser chamado de "Senhora Geneci" quando recebo alguma ligação de call center. Queria saber se há possibilidade de mudar o prenome para meu apelido "Bill" ? Obrigado

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 19 de junho de 2016, 19h07min

    BILL

    É possível alterar a grafia de seu prenome GENECIR para outro semelhante (ex: GEOVANE, GEAN etc). Dificilmente o prenome ou apelido BILL seria aceito.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Domingo, 19 de junho de 2016, 19h17min

    Bill

    De acordo com o Dr. Herbert. O seu prenome ambíguo pode ser facilmente alterado para um prenome com grafia e fonética semelhantes. A Ação de Retificação de Registro Civil, no seu caso, é rápida e de baixo custo.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 20 de junho de 2016, 9h26min

    BILL

    De acordo. É possível alterar a grafia de seu prenome GENECIR para outro semelhante (ex: GEOVANE, GEAN etc). Dificilmente o prenome ou apelido BILL seria aceito.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com

    Benjiro Oliveira

    Benjiro Oliveira Terça, 21 de junho de 2016, 16h46min

    Olá. Meu nome é Éberson, mas todos me conhecem por Benjiro, apesar do apelido ser estranho, poucas pessoas me conhecem por Éberson e geralmente acham muito mais estranho o Éberson que o Benjiro, desde sempre as pessoas me conhecem por apelido, pois o Éberson sempre é confundido com Émerson, Éverton, Éderson, Beberson... Apesar de não haver tanta zoação atualmente com o meu nome (afinal só os amigos antigos sabem dele), foi sempre chato as pessoas errarem meu nome e muitas vezes de propósito.

    É possível a mudança? Ou pelo menos acrescentar o "Benjiro", afinal é um nome que me identifico a muitos anos.

    Obrigado desde já.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 21 de junho de 2016, 16h58min

    BENJIRO

    É possível incluir o BENJIRO na forma de apelido (art 58 LRP). E sem excluir o EBERSON. E deve ser por AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com

    Benjiro Oliveira

    Benjiro Oliveira Quinta, 23 de junho de 2016, 4h53min

    Muito obrigado Herbert!

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 23 de junho de 2016, 10h02min

    BENJIRO

    De nada. Sempre as ordens. Qualquer dúvida escreva no [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com

    Tamara Netto

    Tamara Netto Quinta, 23 de junho de 2016, 19h40min

    Oi.
    Me chamo Itamara e gostaria de tirar o I e deixar apenas Tamara. Pois me sinto constrangida quando me chamam de Itamar / Itamaraty / Itamaracá
    Eu conseguiria alterar perante a justiça?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 23 de junho de 2016, 19h49min

    TAMARA

    É possível excluir a letra I de seu prenome ITAMARA. E deve ser por AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com

    V

    Van leeuwenhoek Quinta, 23 de junho de 2016, 20h02min

    Meu nome é Van leeuwenhoek, gostaria de mudar para Vasco, eu acho um nome bonito, é possível ?

    Arilene Gama

    Arilene Gama Domingo, 26 de junho de 2016, 2h46min

    Olá, eu me chamo Arilene, gostaria de saber se tenho condições de fazer mudança do meu nome para ou Ariane, o motivo é o básico constrangimento no efeito sonoro do meu nome, todas as vezes que digo meu nome as pessoas me fazem repetir mais de uma vez, e geralmente preciso soletrar, pois é muito comum ser confundido com Marilene. tenho 2 filhos e esse desejo ainda me persegue até hoje.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 26 de junho de 2016, 8h44min

    ARILENE

    É possível alterar a grafia de seu prenome. E deve ser por AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 10 de julho de 2016, 11h11min Editado

    RAIMAR

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível substituir o prenome RAIMAR pelo prenome RAFAEL, e, o agonome FILHO deverá ser excluído também. E também é possível incluir RAFAEL antes do RAIMAR.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Domingo, 10 de julho de 2016, 11h38min

    Raimar

    De acordo com o Dr. Herbert. O seu prenome incomum pode ser substituído pelo prenome Rafael, ou por ele precedido. A Ação de Retificação de Registro Civil, no seu caso, é rápida e de baixo custo, e seus pais deverão representa-lo no processo.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Raimar Sousa Filho

    Raimar Sousa Filho Domingo, 10 de julho de 2016, 11h41min Editado

    Obrigado pela resposta rápida, e eu tenho mais uma dúvida, se eu decidir aguardar até 2018 (onde estarei com 18 anos) o processo é mais fácil? é diretamente no cartório? e ainda exige a Ação de Retificação de Registro Civil?
    Desde já agradeço.

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais)

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais) São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 10 de julho de 2016, 14h17min Editado

    RAIMAR

    Indiferente (só não deixe ultrapassar os 18 anos de idade). E qualquer alteração deve ser pela via judicial, com atuação de advogado, promotor e juiz. E não direto em cartório.

    ERICH L. TURBUK
    www.turbuk.webnode.com