O meu nome é Raimundo Machado e gostaria de mudá-lo legalmente. Na cidade onde moro não sou conhecido como está na certidão de nascimento. Além de que sou professor e meus colegas e alunos também não me conhecem pelo meu nome de registro. Quando alguém descobre que me chamo Raimundo Machado, termino passando por constrangimento, pois é motivo de piadinhas, como por exemplo "Professor Raimundo da escolinha" etç e isso termina me atrapalhando bastante. Inclusive meus pais e familiares também me tratam como Raí desde criança.

Respostas

    Raimar Sousa Filho

    Raimar Sousa Filho Segunda, 11 de julho de 2016, 20h55min

    É mais provável que eu consiga êxito caso eu altere o prenome de "Raimar" para "Rafael" ou caso eu inclua o "Rafael" antes do "Raimar"? (pois li também que geralmente os juízes evitam excluir nomes).

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 11 de julho de 2016, 20h58min

    RAIMAR

    Aos 18 anos é possível as duas opções.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    M

    Mah Soares Terça, 12 de julho de 2016, 0h15min

    Boa noite, meu nome é Marcilene.
    Mas uma pessoa em dez acerta a grafia, fora o apelido Marciana, as perguntas quando vim de Marte, se Marte é quente e etc. Quando criança a variação era pior, houve uma época que meu pai trabalhava em uma obra perto da escola e eles me chamavam de "Marciclau cimento, pedra e cal", nunca vou esquecer isso. Não quero que meu filho sofra bullying pelo meu nome.
    As pessoas fazem comentários maldosos sobre meu nome, e quando percebem que sou eu ficam extremamente sem graça.

    Existe a possibilidade de troca?

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 12 de julho de 2016, 6h58min

    MAH

    Para MARCIA.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Terça, 12 de julho de 2016, 12h10min

    Marcilene

    É possível, sim, como disse o Dr. Herbert, alterar o seu prenome para Marcia, através de Ação de Retificação de Registro Civil. No seu caso, a ação é rápida e de baixo custo.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    K

    kris moraes monteiro Terça, 12 de julho de 2016, 15h55min

    ola meu nome e crispina moraes ,odeio esse nome sofro muito com isso
    gostaria de saber se ha possibilidade de mudar crispina para CRIS.pois é assim que
    todos me conhecem.desde ja obrigada!

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 12 de julho de 2016, 16h05min

    KRIS

    Certamente que é possível alterar o nome CRISPINA.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    K

    kris moraes monteiro Terça, 12 de julho de 2016, 16h08min

    posso alterar o nome pra cris?

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 12 de julho de 2016, 16h10min

    Sim

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Terça, 12 de julho de 2016, 16h32min

    Kris

    Concordo com o Dr. Herbert. Seu prenome Crispina pode ser facilmente alterado para Cris através de Ação de Retificação de Registro Civil. No seu caso, a ação é rápida e de baixo custo.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Mallony Peres

    Mallony Peres Sexta, 15 de julho de 2016, 14h05min

    bom meu nome é Mallony sera que conseguiria muda-lo para Marrone, ninguem consegue falar meu nome certo de primeira e tem a zuação tbm de mala kkk

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 15 de julho de 2016, 17h10min

    MALLONY

    O ideal seria incluir outro prenome antes. Neste caso o MALLONY ficaria como se fosse um sobrenome. Veja mais no site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Emily Fonseca

    Emily Fonseca Sábado, 16 de julho de 2016, 17h21min

    Olá. Meu sobrenome Fonseca de Souza, sendo Souza o sobrenome do meu pai, Ivo Vieira de Souza. Entretanto, descobrimos recentemente que nenhum dos meus avós paternos tem Souza como sobrenome. A avó é Julia Vieira Furquim e o avô Geraldo Furquim Pereira. Gostaria de saber se é possível excluir o sobrenome Souza e incluir o Furquim como sobrenome, já que esse é o sobrenome que meus avós carregam em comum.

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 16 de julho de 2016, 17h28min

    EMILY

    Incluir o sobrenome FURQUIM é certo. Mas substituir o sobrenome DE SOUZA pelo FURQUIM dependerá do juiz. Mas é possível tentar. Veja mais no site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Emily Fonseca

    Emily Fonseca Sábado, 16 de julho de 2016, 20h53min

    Obrigada, Herbert.

    Emily Fonseca

    Emily Fonseca Sábado, 16 de julho de 2016, 20h56min

    Obrigada, Herbert.

    A

    André Quinta, 21 de julho de 2016, 23h49min Editado

    Boa noite. Me chamo Altair, meu segundo nome é André. Meus pais sempre me chamaram pelo segundo nome, nunca me acostumei com o primeiro. Por este motivo, sempre me apresentei como André, na escola, na faculdade, no trabalho, etc. Mas o motivo maior é que há na minha cidade uma pessoa pública que utilizava o nome Altair Joca em suas campanhas políticas. Até hoje, quando as pessoas descobrem meu primeiro nome, sou zombado por causa desse ex-candidato. Sinto-me constrangido com essas brincadeiras.
    Gostaria de saber se posso excluir Altair dos meus documentos, deixando apenas André. Desde já agradeço.

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quinta, 21 de julho de 2016, 23h55min Editado

    Altair

    A exclusão do prenome Altair é improvável, a não ser que você tenha 18 anos de idade. Isto porque não se trata de um prenome incomum, nem que exponha o seu portador ao ridículo.

    Porém, atendendo a certos requisitos legais, é possível requerer judicialmente a inversão da ordem dos seus prenomes, ficando André Altair.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    A

    André Sexta, 22 de julho de 2016, 7h18min

    Prezada Luciana,

    Quais seriam tais requisitos. Poderia me auxiliar?

    Atenciosamente,

    André

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 22 de julho de 2016, 8h44min

    EMILY

    De nada. Sempre as ordens.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com