O meu nome é Raimundo Machado e gostaria de mudá-lo legalmente. Na cidade onde moro não sou conhecido como está na certidão de nascimento. Além de que sou professor e meus colegas e alunos também não me conhecem pelo meu nome de registro. Quando alguém descobre que me chamo Raimundo Machado, termino passando por constrangimento, pois é motivo de piadinhas, como por exemplo "Professor Raimundo da escolinha" etç e isso termina me atrapalhando bastante. Inclusive meus pais e familiares também me tratam como Raí desde criança.

Respostas

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Sexta, 22 de julho de 2016, 11h16min

    André

    O principal requisito para se conseguir esta inversão é provar que você é conhecido apenas por André. Se quiser, poderei detalhar melhor todas as informações necessárias por email. Entre em contato!

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    K

    Klistenis Alves Segunda, 25 de julho de 2016, 13h06min Editado

    Ola gostaria de saber como fazer alteração de nome

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Segunda, 25 de julho de 2016, 13h29min

    Klistenis

    É possível requerer judicialmente a substituição do seu prenome para Julio. Este tipo de ação costuma ser rápido (média de 4 a 6 meses) e é de baixo custo. Após a retificação do seu assento de nascimento, você deverá, sim, providenciar 2ªs vias dos seus documentos pessoais, cujos números permanecerão iguais, e atualizar cadastros bancários e contratos.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 25 de julho de 2016, 14h30min Editado

    JUERGENN

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível substituir seu prenome (simples ou composto) pelo prenome JULIO. Dependendo do forum pode variar de 3 a 8 meses. Os números de seus documentos não serão alterados com as 2as. vias.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    K

    Klistenis Alves Quinta, 28 de julho de 2016, 16h15min

    Hebert e Luciana
    Obrigado pelas respostas

    P

    Paty Quinta, 04 de agosto de 2016, 11h16min

    Eu odeio o meu nome eu não suporto esse nome ridículo ja sofri muito bulling na escola por causa desse nome ridículo e eu gostaria de mudar de Patricia para Paty pq td mundo me chama só de Paty eu so quero tirar o tricia e colocar o y tem com eu fazer isso

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quinta, 04 de agosto de 2016, 11h31min

    Paty

    Esta alteração é muito improvável, pois Paty será considerado um diminutivo carinhoso de Patricia, e não um prenome diferente posto em uso.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    L

    lucas Terça, 09 de agosto de 2016, 15h08min

    me chamo lucas,sou ator quero me chamar luke posso?

  • -1
    Raimar Sousa Filho

    Raimar Sousa Filho Quinta, 11 de agosto de 2016, 16h29min

    Me surgiu outra dúvida, me chamo "Raimar de Sousa Filho", ja vi que é possível substituir o meu prenome por "Rafael" e consequentemente o agnome "Filho" será excluído, porém o Nome "Rafael de Sousa" é muito comum e pode gerar diversos homônimos, seria possível então acrescentar um outro sobrenome da minha família, exemplo "Rafael Duarte de Sousa"

    Raimar Sousa Filho

    Raimar Sousa Filho Quinta, 11 de agosto de 2016, 16h33min

    Complementando a pergunta acima, seriam casos isolados ou faria essa mudança de uma vez só ?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 11 de agosto de 2016, 16h39min

    RAIMAR

    É possível e em um único processo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quinta, 11 de agosto de 2016, 16h49min

    Lucas,

    Alterar o prenome Lucas por Luke não é possível. O contrário, sim, seria viável. A única forma de incluir Luke ao seu nome seria como apelido público e notório, atendidas certas exigências.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    D

    Daria Sábado, 13 de agosto de 2016, 13h01min

    Olá, meu nome é Daria, e isso me constrange muito, pois colocando o com a inicial minúscula se torna um verbo e não leva acento pra piorar a situação, por sorte tem a pronuncia americana que não há necessidade de acento, mas muitos não sabem disso e realmente me chamam da forma como se escreve. Gostaria de deixar apenas "Dara" que é como todos me chamam, acha que seria possível?
    Aguardo resposta, obrigada!!

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Sábado, 13 de agosto de 2016, 13h16min

    Daria,

    No seu caso, é plenamente possível alterar o seu prenome para Dara, através de Ação de Retificação de Registro Civil, que é processo rápido e de baixo custo.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Lucas Schuster

    Lucas Schuster Segunda, 15 de agosto de 2016, 14h59min

    Oi, meu nome é Lucas Antonio Schuster Lapazini. Nunca fui exposto ao ridículo por conta do meu nome, porém o que me incomoda é meu segundo nome ("Antonio") e o sobrenome do meu pai ("Lapazini"). Acho desnecessário meu segundo nome, visto que ninguém me chamou por ele ainda, sequer chamou usando ele como complemento do meu primeiro nome. No caso do sobrenome "Lapazini", tenho desavenças com esse sobrenome justamente por ser do meu pai, pessoa com quem não convivo desde os três anos de idade e não compartilho afeto algum. Será que posso mudar o nome e manter somente "Lucas Schuster"?
    Desde já, agradeço a ajuda.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 15 de agosto de 2016, 15h03min

    LUCAS

    Aos 18 anos de idade (nem antes nem depois) é possível excluir o segundo prenomes ANTONIO, conforme artigo 56 da lei de registros públicos. Quanto a excluir o sobrenome paterno LAPAZINI não é possível. Mas é possível transpor o sobrenome materno SCHUSTER para a posição dele, que é a principal.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Lucas Schuster

    Lucas Schuster Segunda, 15 de agosto de 2016, 15h19min

    "Nem depois"? O que eu teria que fazer para conseguir mudar o nome tendo em vista que já possuo 21 anos de idade? E adicionando-se a pergunta anterior, fazer a exclusão do segundo nome e fazer a transposição de sobrenomes é algo que consigo realizar de uma única vez ou precisaria passar por outro processo de mudança?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 15 de agosto de 2016, 15h23min Editado

    LUCAS

    Após os 18 anos de idade não haveria previsão legal para excluir o prenome ANTONIO. Mas caso fosse possível, em um único processo faria a exclusão e a transposição.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Terça, 16 de agosto de 2016, 11h04min

    Jefran

    Comprovando o uso continuado, público e notório do apelido Jefran, é possível inclui-lo. Esta ação é rápida e o custo é acessível.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada