O meu nome é Raimundo Machado e gostaria de mudá-lo legalmente. Na cidade onde moro não sou conhecido como está na certidão de nascimento. Além de que sou professor e meus colegas e alunos também não me conhecem pelo meu nome de registro. Quando alguém descobre que me chamo Raimundo Machado, termino passando por constrangimento, pois é motivo de piadinhas, como por exemplo "Professor Raimundo da escolinha" etç e isso termina me atrapalhando bastante. Inclusive meus pais e familiares também me tratam como Raí desde criança.

Respostas

    D

    David Moraes Terça, 16 de agosto de 2016, 23h32min

    Ola, meu nome no cartório é DEIVIDE, e eu sou alvo de vários tipos de zoaçoes e tal, queria saber se posso mudar para DAVID e como posso fazer isso, desde já, agradeço.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 17 de agosto de 2016, 7h23min

    DAVID

    Por ação de retificação de registro civil será possível corrigir seu prenome de DAIVIDE para DAVID, veja mais no site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    L

    Laura Amaral Quinta, 18 de agosto de 2016, 20h47min

    Olá. Um de meus sobrenomes é "Fossa"; acho que nem preciso explicar por que quero mudar. Gostaria de tirar esse nome ou substitui-lo por algum outro sobrenome da familia. Ainda não tenho 18 anos mas aguardo ansiosamente o dia que poderei me livrar desse nome que é um verdadeiro peso nas minhas costas. Não há como muda-lo antes dos 18, certo? E quando mudar, precisarei refazer os documentos da escola para entrar na faculdade? Agradeço desde já.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 18 de agosto de 2016, 21h10min Editado

    LAURA

    Sobrenome constrangedor pode ser substituído em qualquer idade. Sendo menor de idade é melhor. Tanto a certidão de nascimento quanto os demais documentos serão refeitos, mas os números permanecerão os mesmos.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    E

    Estevam Sexta, 19 de agosto de 2016, 18h06min

    Boa tarde!
    Me chamo Estevam e gostaria de trocar a última letra do meu nome de "M" para "N" (Estevam para Estevan). Meu pai cometeu este erro na hora do registro. Como devo proceder?

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Lonesome Roamer

    Lonesome Roamer Quinta, 25 de agosto de 2016, 5h31min Editado

    Meu nome se escreve Kewin mas a pronuncia é Kevin posso mudar? E como fazer?

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 25 de agosto de 2016, 7h19min

    KEWIN

    Pode mudar para KEVIN por ação de retificação de registro civil. Veja mais no site abaixo e faça contato por e-mail.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quinta, 25 de agosto de 2016, 10h04min

    Estevam,

    É possível requerer judicialmente a correção da grafia do seu prenome para Estevan ou Estevão, através de Ação de Retificação de Registro Civil.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    J

    Janiel Bruno Terça, 30 de agosto de 2016, 1h04min

    Olá ,me chamo Janiel Bruno,mas meu primeiro nome sempre me incomodou ,e teve vezes que me senti contragido por isso ,penso muito em retirar o primeiro e ficar apenas Bruno ,ou talvez Bruno com outro nome complementar ,é possível tirar o Janiel ,ou mudar?

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Terça, 30 de agosto de 2016, 2h14min

    Janiel Bruno

    É possível tentar a exclusão ou a inversão da ordem dos prenomes. Mas é mais fácil alterar para Daniel Bruno, através de Ação de Retificação de Registro Civil, que é ação rápida e de custo acessível.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    D Souza Formatação

    D Souza Formatação Sábado, 03 de setembro de 2016, 20h50min

    Meu nome é Severino Jose da silva souza
    gostaria de saber se ´posso mudar meu nome severino por outro ou adicionar um nome antes dele
    nome constrangedor e não gosto dele

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 04 de setembro de 2016, 8h39min

    SEVERINO

    É possível substituir o pronome SEVERINO JOSÉ por outro prenome que lhe agrade através de ação de retificação de registro civil. Veja mais no site abaixo e faça contato por e-mail, caso tenha mais dúvidas.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Sun Hee

    Sun Hee Sábado, 17 de setembro de 2016, 10h11min

    olá meu nome e'' Kailane'' é Não gosto do meu nome porque quando vou pesquisar algo só tem com Y e meu nome não e com Y Ex-Kaylane Gostaria de mudar meu nome pra um nome Sul Coreano

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 17 de setembro de 2016, 12h12min

    SUN HEE

    É até possível incluir algum nome pelo qual seja conhecida. Mas sem excluir o atual nome. Esta previsão está no artigo 58 da lei de registros públicos.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    D

    Desconhecido Segunda, 19 de setembro de 2016, 14h16min

    Eu também partilho da vontade de mudar de nome legalmente. Meu nome é Karmoanne, porém não gosto dele por vários motivos:

    1. Desde sempre meu nome me causou constrangimento e exposição ao ridículo. Sofri muito bullying na escola, faculdade e até no trabalho. (Muitas das vezes era chamada de Carmosina, Carmolandia, Carmô... ou simplesmente riam da minha cara ao pronunciar meu nome.)
    2. Sempre que digo meu nome para alguém preciso repetir umas três vezes, pois ninguém entende de primeira, o que também causa constrangimento;
    3. Ninguém consegue grafar corretamente, sempre havendo a necessidade de soletramento;
    4. Todos me conhecem apenas por Moanne, sendo este, apelido público e notório ao nome que me agrada.

    Gostaria de saber se há probabilidade de sucesso na ação de mudança para Moanne, e quais os primeiros passos que devo tomar.
    Obrigada.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 19 de setembro de 2016, 14h35min

    MOANNY

    É possível a alteração pretendida em seu prenome através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL pelo forum e por advogado. Veja mais no site abaixo e caso tenha mais dúvidas envie e-mail - [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    L

    Lina Terça, 20 de setembro de 2016, 20h48min

    Eu tb gostaria de trocar meu nome, eu moro fora do Brasil e e difícil as pessoas falar bem meu nome aqui. Eu estou esperando uma ordem do Juiz aqui p/ trocar onde eu vivo, que e fora do Brasil. O meu sobrenome não vou trocar so o segundo e o primeiro. Brazilina e meu nome eu sempre fui vitima quando pequena . Me chamavam de gasolina e ate musica fizeram. Quando adulta me chamavam e ainda muitos ainda chamam de BRASA . Se alguém sabe o que tenho que fazer?? Obrigada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 20 de setembro de 2016, 21h01min

    BRAZILINA

    O único meio é através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL pelo forum e por advogado. Veja mais no site abaixo e caso tenha mais dúvidas envie e-mail - [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com