O meu nome é Raimundo Machado e gostaria de mudá-lo legalmente. Na cidade onde moro não sou conhecido como está na certidão de nascimento. Além de que sou professor e meus colegas e alunos também não me conhecem pelo meu nome de registro. Quando alguém descobre que me chamo Raimundo Machado, termino passando por constrangimento, pois é motivo de piadinhas, como por exemplo "Professor Raimundo da escolinha" etç e isso termina me atrapalhando bastante. Inclusive meus pais e familiares também me tratam como Raí desde criança.

Respostas

    Gideão Marques

    Gideão Marques Segunda, 26 de setembro de 2016, 2h29min

    Gostaria de mudar de nome, (Gideão Brisdihon) meu primeiro nome me incomoda um pouco devido a várias piadinhas e comparações com outras coisas já o segundo é um fardo que carrego pois é um nome que minha vó inventou e colocou no meu pai, o mesmo colocou em mim. Devido essa inexistência do nome "Brisdihon" fica muito difícil de pronunciar, tenho que soletra-lo em qualquer lugar que eu vá, o que mais me dá desconforto nisso tudo. Acho que teria êxito no processo mas infelizmente nunca tive coragem de falar pro meu pai que não gosto do nome.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 26 de setembro de 2016, 7h00min Editado

    GIDEÃO

    É possível substituir seu prenome composto GIDEÃO BRISDIHON por um prenome simples (ex: TIAGO) através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL pelo forum e por advogado. Veja mais no site abaixo e caso tenha mais dúvidas envie e-mail para [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Junior Moura

    Junior Moura Quarta, 28 de setembro de 2016, 22h45min

    Olá, gostaria de saber se seria possível eu trocar meu nome, me chamo Vantuil Jacinto de Moura Junior, tenho 19 anos, sempre sou motivo de chacota pelo primeiro e segundo nome, teria algum modo?? se possível um modo barato. Obrigado.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 29 de setembro de 2016, 7h19min

    JUNIOR

    É possível substituir seu prenome composto VANTUIL JACINTO por qualquer outro (inclusive JUNIOR) através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL pelo forum e por advogado. Veja mais no site abaixo e caso tenha mais dúvidas envie e-mail para [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Maritania Araujo

    Maritania Araujo Sábado, 01 de outubro de 2016, 21h49min

    Meu nome é Maritania é uma junção de Maria com Tânia porém muitas pessoas me chama de Mauritânia fazendo piadinhas, se caso eu possa fazer a troca de nomes gostaria de saber quanto custa? E também gostaria de saber se posso fazer a troca no cartório aonde fui casada hoje porém sou divorciada.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 02 de outubro de 2016, 8h42min Editado

    MARITANIA

    É possível alterar seu prenome para MARIA ou para TANIA através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL pelo forum e por advogado. Veja as demais respostas no site abaixo e caso tenha mais dúvidas envie e-mail para [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    G

    gabriela silva Segunda, 10 de outubro de 2016, 18h28min

    nao gosto do meu nome me chamo maria luziene, detesto o luziene ! e estranho nao conheço ninguem com esse nome , alem do mais que sempr tem umas piadinhas quando eu falo meu me me sinto constrangida , posso muda pra luana ou gabriela ? meu apellido e lene nada haver com luziene , mais prefiro lene do que luziene. quero mudar.

    Nathally Cavalcante

    Nathally Cavalcante Segunda, 17 de outubro de 2016, 9h20min

    olá meu nome é natali tenho 20 anos e gostaria de saber se posso corregir meu nome para Nathalie que é maneira correta do meu nome. como faço?? me sinto mal porque as pessoas sempre me chama de vários nomes mais quase nunca de nathalie.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 17 de outubro de 2016, 9h29min Editado

    NATALI

    Esta alteração seria muito simples se você tivesse 18 anos de idade, conforme artigo 56 da lei de registros públicos. Após esta idade é um pouco mais difícil mas é possível tentar através de Ação de Retificação de Registro Civil no forum e por advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    A

    Arnoldo Yankisu Terça, 18 de outubro de 2016, 3h20min

    Meu nome é Arnoldo. Não gosto desse nome, além de ser super incomum é motivo de zoação. Ficam me chamando de Arnold cabeça de bigorna, devido a um desenho. Existe alguma maneira de mudar? Se sim, como fica por exemplo, tudo que estava com nome antigo?

    R

    Rafael F Solano Terça, 18 de outubro de 2016, 8h40min

    Entre com ação de retificação de registro civil

  • -1
    LauRen Erlacher

    LauRen Erlacher Quarta, 26 de outubro de 2016, 19h21min

    Olá boa Noite.
    Meu nome é Laudiceia,mas não me sinto bem com ele pois é um nome que não tem um bom significado na bíblia , por várias vezes estava na igreja e fiquei conntragida quando o pastor ou outro irmão começava a pregar sobre a igreja de laudiceia "que era morna ,e que fazia DEUS sentir vontade de vomitar"...a sensação que tinha é que todos estavam olhando pra mim,afff...Acha possível que eu consiga mudar o meu nome pra Lauren ?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 26 de outubro de 2016, 19h34min

    LAUREN

    É possível alterar a grafia do prenome LAUDICEIA para outro semelhante (LAURA, LAREN, ETC) através de Ação de Retificação de Registro Civil no forum e por advogado. Veja mais no site abaixo. Para informações mais detalhadas escreva no meu e-mail [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Aio Almeida de Oliveira

    Aio Almeida de Oliveira Segunda, 31 de outubro de 2016, 0h16min

    Gostaria de saber se posso mudar meu nome ele é Aiô e ai pessoas falam ioiô, alô e outra coisas fico chateado com as brincadeiras com o meu nome.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 31 de outubro de 2016, 6h06min

    AIO

    Certamente que é possível substituir o prenome AIO através de Ação de Retificação de Registro Civil no forum e por advogado. Veja mais no site abaixo. Para informações mais detalhadas escreva no meu e-mail [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Bianca Colares

    Bianca Colares Segunda, 31 de outubro de 2016, 12h29min

    Oi gente, me chamo paloma e eu quero mudar meu nome pq não aguento mais ser zoada, dês de criança sofro com esse nome ridículo, me chaman de pamonha, paroma, de travesti pq dizem que me nome e de travesti me chaman de cachorro estralando os desdos pq dizem que meu nome e de cachorro, e eu não aguento mais isso, choro todo dia, e eu vou fazer oque for possivel para mudar.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 31 de outubro de 2016, 12h46min

    BIANCA

    Quando o prenome não é explicitamente constrangedor (e o prenome PALOMA não o é) é possível incluir outro antes dele, ficando BIANCA PALOMA. E deve ser através de Ação de Retificação de Registro Civil no forum e por advogado. Veja mais no site abaixo. Para informações mais detalhadas escreva no meu e-mail [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Mateus Tomas Lins

    Mateus Tomas Lins Segunda, 31 de outubro de 2016, 17h53min

    Ola, tenho 23 anos e sou um um trans homem,
    quero mudar meu nome de Nathalia Lins dos Santos para Mateus Tomas Lins, pois, obviamente o de registro me causa constrangimento, desconforto além de disforia. Sempre que é necessário fazer um cadastro gera uma certa confusão, o que me faz muito mal. É possível fazer a alteração? (não me importa a mudança do sexo na documentação, mas sim o nome, pois é o que sempre é observado)..
    p.s.: Tomaz é característico de todos os homens da família por parte de mae,
    obrigado

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 31 de outubro de 2016, 18h03min Editado

    MATEUS

    É possível alterar o prenome de NATHALIA para MATEUS TOMAS (desde que comprove a transexualidade através de laudo psicológico e outras provas). Mas o sobrenome não poderá ser alterado. E deve ser através de Ação de Retificação de Registro Civil no forum e por advogado. Veja mais no site abaixo. Para informações mais detalhadas escreva no meu e-mail [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Terça, 01 de novembro de 2016, 12h18min

    Olá Mateus,
    com razão o Dr. Herbert.
    Acrescento que como você não deseja alterar também o sexo em seus documentos, a sua ação judicial será rápida e de baixo custo.
    Att.
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wixsite.com/advogada