O meu nome é Raimundo Machado e gostaria de mudá-lo legalmente. Na cidade onde moro não sou conhecido como está na certidão de nascimento. Além de que sou professor e meus colegas e alunos também não me conhecem pelo meu nome de registro. Quando alguém descobre que me chamo Raimundo Machado, termino passando por constrangimento, pois é motivo de piadinhas, como por exemplo "Professor Raimundo da escolinha" etç e isso termina me atrapalhando bastante. Inclusive meus pais e familiares também me tratam como Raí desde criança.

Respostas

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Terça, 01 de novembro de 2016, 12h24min

    Olá Bianca,
    com razão o Dr. Herbert.
    Porém, se você tiver 18 anos, é possível requerer judicialmente a alteração de prenome pretendida.
    Att.
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wixsite.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 02 de novembro de 2016, 11h27min Editado

    AIO

    Certamente que é possível substituir o prenome AIO para CAIO através de Ação de Retificação de Registro Civil no forum e por advogado. Veja mais no site abaixo. Para informações mais detalhadas escreva no meu e-mail [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Allan Do Santos

    Allan Do Santos Quarta, 02 de novembro de 2016, 23h17min

    Olá, meu nome é ALANILDO, terrível kkk. Queria mudar, não uma mudança extravagante, queria apenas separar esse nome para que fica-se assim: Alan Ildo, um dos motivos para essa escolha, é que a maioria das pessoas me conhecem por Alan, não me apresento como Alanildo pois tenho vergonha desse nome, que por sinal me faz passar por uma situações desconfortáveis, será que conseguiria essa mudança facilmente?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 03 de novembro de 2016, 5h30min

    ALLAN

    Sim, é a mesma situação do caso acima. Para informações mais detalhadas escreva no meu e-mail [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quinta, 03 de novembro de 2016, 9h34min

    Olá Allan,
    é possível fazer a alteração desejada, através de Ação de Retificação de Registro Civil, que é uma ação judicial rápida e de baixo custo.
    Att.
    Luciana Zoudine
    [email protected]
    http://lucianazoudine.wixsite.com/advogada

    B

    Brenda Ferreira Quinta, 03 de novembro de 2016, 17h11min

    Olá! Meu nome é Brenda Kelly e tenho 18 anos. Gostaria de saber se acha possível que eu tire o Kelly, basicamente porque me causa constrangimento, ainda mais c algumas piadinhas do tipo 'kellynguiça' ou 'kellydar'. Se sim, pode me dizer quais os documentos necessários p levar ao cartório? Obrigada.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 03 de novembro de 2016, 17h31min Editado

    BRENDA

    Conforme artigo 56 da lei de registros públicos, aos 18 anos de idade (nem antes nem depois) é possível excluir seu segundo prenome KELLY através de Ação de Retificação de Registro Civil no forum e por advogado. Veja mais no site abaixo. Para informações mais detalhadas escreva no meu e-mail [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Nelba Monken Viana

    Nelba Monken Viana Quinta, 03 de novembro de 2016, 18h44min

    Meu nome é Nelba Monken Viana, Não gosto do meu nome pois e origiário da junção de Newton e Alba (meus genitores).
    Acho meu nome ridículo e Nela e Monken são péssimos nomes na numerologia cabalística.
    Se eu me casar posso mudar para Flora Viana Vieira? Vieira é o sobrenome do meu futuro marido.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 03 de novembro de 2016, 19h07min

    NELBA

    Quanto aos sobrenomes, quando você se casar será possível alterar na forma pretendida. Quanto ao prenome, somente através de Ação de Retificação de Registro Civil no forum e por advogado. Veja mais no site abaixo. Para informações mais detalhadas escreva no meu e-mail [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    F

    felipe Quinta, 10 de novembro de 2016, 11h55min

    Olá, detesto a grafia Felipe de meu nome, pesquisando etimologia e origem, percebe-se que na maioria dos idiomas a primeira silaba, tem como vogal o "i", portanto a mudança é simples, quero mudar de Felipe, para Filipe.
    Toda vez que escrevo meu nome, me sinto um analfabeto, me traz um grande desconforto

    A

    Ana Maria Domingo, 13 de novembro de 2016, 23h40min

    Não suporto o fato do meu nome ser a junção de dois nomes super comuns. Fiz 18 anos mês passado e já li que para substituir/acrescentar um prenome é preciso entrar com uma ação de retificação, mas os valores desse processo são altos e eu não tenho tenho dinheiro para pagar no momento e preciso me preocupar com faculdade e essas coisas......

    Não tem como substituir no cartório e de graça? Os valores desse processo são sempre os mesmos? Queria mudar para Maria ou Ana Clara.

    Obrigada desde já!

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 14 de novembro de 2016, 6h00min

    ANA MARIA

    Conforme artigo 56 da lei de registros públicos, aos 18 anos de idade (nem antes nem depois) é possível pedir algumas alterações no nome através de Ação de Retificação de Registro Civil. O artigo 109 da lei acima esclarecer que qualquer alteração no nome deve ser no forum e por advogado. Veja mais no site abaixo. Para informações mais detalhadas escreva no meu e-mail [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Marina Munniz

    Marina Munniz Terça, 15 de novembro de 2016, 22h06min

    Ola meu nome é MARINA MUNIZ e gostaria de acrescentar a letra ''N'' para fica MARINNA você acha q tenho reais chances de conseguir

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 16 de novembro de 2016, 6h04min Editado

    MARINA

    Não seria aceito pelo juiz pois o atual nome não contém erros nem é ambíguo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com

    Marko Ramone

    Marko Ramone Quinta, 17 de novembro de 2016, 17h31min

    Olá. Meu nome é Marco Aurélio, mas, por ser fã do Ramones a muito tempo, todos na minha comunidade me conhecem como Marko Ramone! Pra onde eu vou, me chamam: E aê Ramone. Deve-se também pelo fato de eu ser musico e fazer parte da cena artística da região. Posso, nesse caso, adotar meu nome artístico?!

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 17 de novembro de 2016, 17h42min

    MARKO

    É possível desde que você comprove que há 5 anos ou mais é conhecido pelo apelido e também que o utiliza o nome artístico em suas apresentações como músico (impressos de propaganda, de contrato, da internet etc). Veja mais no site abaixo. Caso precise de mais informações, escreva no meu e-mail [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com

    Jota Lima

    Jota Lima Sábado, 19 de novembro de 2016, 17h08min

    Olá!

    Eu acho meu nome constrangedor, em todo lugar onde me registro o nome é escrito errado, seja trabalho, escola ou até mesmo em alguns documentos, como carteira de trabalho (mas logo corrigi). Ninguém me chama pelo nome corretamente, as vezes nem mesmo se lembram do meu nome e inventam apelidos constrangedores. Outro motivo é meu pai, tenho trauma de infância por muitas situação desconfortáveis ocorridas e, eu tenho o mesmo nome que ele. Me sinto agoniado e incomodado com esse nome.

    Meu nome é Adevair e eu gostaria de mudar o prenome para Noah. É possível?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 19 de novembro de 2016, 17h20min

    JOTA

    É possível excluir o prenome ADEVAIR, mas o novo nome não pode ser NOAH, pois é incomun no Brasil e o juiz não aceitará por este motivo. Escolha outro prenome. Veja mais no site abaixo. Caso precise de mais informações, escreva no meu e-mail [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com

    Chris dos Anjos

    Chris dos Anjos Segunda, 28 de novembro de 2016, 11h24min Editado

    Meu nome é Reginaldo dos Anjos Lima. Vou fazer 18 dia 1 de Dezembro. Eu odeio esse nome. Sério. É o nome do meu pai e eu não me dou bem com ele, me sinto até triste quando lembro que tenho o mesmo nome (O nome dele é Reginaldo Menezes Lima). E ainda tem o fato das pessoas virem com piadinhas de "Olha o Reginaldo Rossi, canta ai", ou "Olha o Reginaldo do Pica-Pau". Ainda tem o fato de que quando se pesquisa meu nome completo no Google, aparece um processo no meu nome e eu até tenho advogado, e sou o reclamante, puts, nunca fiz isso, não gosto disso. Quero mudar.
    Meu apelido atua (Desde meus 13 anos), que eu aceito e não me sinto constrangido quando me chamam assim é de Chris, por isso quero mudar meu nome para Christian dos Anjos Lima (Na verdade queria mudar para Christian dos Anjos Leal, mas já vi que não pode mudar o sobrenome. Queria saber se posso ficar somente com o sobrenome de minha mãe que é "Jesus dos Anjos", isso pode?)
    Qual minhas chances?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 28 de novembro de 2016, 11h53min Editado

    CHRIS

    Conforme artigo 56 da lei de registros públicos, aos 18 anos de idade (nem antes nem depois) é possível alterar seu nome na forma pretendida através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. Processo simples, rápido, barato. Veja mais no site abaixo. Para lhe informar mais detalhes (valor, prazo, documentos, etc) e também lhe enviar um modelo de petição para seu caso, escreva-me no e-mail: [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    [email protected]
    www.alterarnome.blogspot.com