Alguém sabe dizer se isso procede??

OLHA SÓ O "FURO" QUE ESTA MENINA DESCOBRIU !!!!!!

O DIREITO DE IR E VIR BARRADO PELOS PEDÁGIOS

Entre os diversos trabalhos apresentados, um deles causou polêmica entre os participantes. "A Inconstitucionalidade dos Pedágios", desenvolvido pela aluna do 9º semestre de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Márcia dos Santos Silva chocou, impressionou e orientou os presentes.

A jovem de 22 anos apresentou o "Direito fundamental de ir e vir" nas estradas do Brasil. Ela, que mora em Pelotas, conta que, para vir a Rio Grande apresentar seu trabalho no congresso, não pagou pedágio e, na volta, faria o mesmo. Causando surpresa nos participantes, ela fundamentou seus atos durante a apresentação. Márcia explica que na Constituição Federal de 1988, Título II, dos "Direitos e Garantias Fundamentais", o artigo 5 diz o seguinte:

"Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade " E no inciso XV do artigo: "é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens". A jovem acrescenta que "o direito de ir e vir é cláusula pétrea na Constituição Federal, o que significa dizer que não é possível violar esse direito. E ainda que todo o brasileiro tem livre acesso em todo o território nacional O que também quer dizer que o pedágio vai contra a constituição".

Segundo Márcia, as estradas não são vendáveis. E o que acontece é que concessionárias de pedágios realiza contratos com o governo Estadual de investir no melhoramento dessas rodovias e cobram o pedágio para ressarcir os gastos. No entanto, no valor da gasolina é incluído o imposto de Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico (Cide), e parte dele é destinado às estradas. "No momento que abasteço meu carro, estou pagando o pedágio. Não é necessário eu pagar novamente Só quero exercer meu direito, a estrada é um bem público e não é justo eu pagar por um bem que já é meu também", enfatiza.

A estudante explicou maneiras e mostrou um vídeo que ensinava a passar nos pedágio sem precisar pagar. "Ou você pode passar atrás de algum carro que tenha parado. Ou ainda passa direto. A cancela, que barra os carros é de plástico, não quebra, e quando o carro passa por ali ela abre. Não tem perigo algum e não arranha o carro", conta ela, que diz fazer isso sempre que viaja. Após a apresentação, questionamentos não faltaram. Quem assistia ficava curioso em saber se o ato não estaria infringindo alguma lei, se poderia gerar multa, ou ainda se quem fizesse isso não estaria destruindo o patrimônio alheio. As respostas foram claras. Segundo Márcia, juridicamente não há lei que permita a utilização de pedágios em estradas brasileiras. Quanto a ser um patrimônio alheio, o fato, explica ela, é que o pedágio e a cancela estão no meio do caminho onde os carros precisam passar e, até então, ela nunca viu cancelas ou pedágios ficarem danificados. Márcia também conta que uma vez foi parada pela Polícia Rodoviária, e um guarda disse que iria acompanhá-la para pagar o pedágio. "Eu perguntei ao policial se ele prestava algum serviço para a concessionária ou ao Estado. Afinal, um policial rodoviário trabalha para o Estado ou para o governo Federal e deve cuidar da segurança nas estradas. Já a empresa de pedágios, é privada, ou seja, não tem nada a ver uma coisa com a outra", Acrescenta. Ela defende ainda que os preços são iguais para pessoas de baixa renda, que possuem carros menores, e para quem tem um poder aquisitivo maior e automóveis melhores, alegando que muita gente não possui condições para gastar tanto com pedágios. Ela garante também que o Estado está negando um direito da sociedade. "Não há o que defender ou explicar. A constituição é clara quando diz que todos nós temos o direito de ir e vir em todas as estradas do território nacional", conclui. A estudante apresenta o trabalho de conclusão de curso e formou-se em agosto de 2008. Ela não sabia que área do Direito pretende seguir, mas garante que vai continuar trabalhando e defendendo a causa dos pedágios.

FONTE: JORNAL AGORA

Respostas

    I

    Ivan... Sexta, 19 de julho de 2013, 10h02min

    Pq será que essa "investigação", esses processos "sigilosos", como dito na reportagem, somente "vazaram" agora logo após as manifestações?

    Será que ninguém do governo do Estado em todo esse tempo,, ninguém percebeu as irregularidades nos contratos? É o medo das eleições do ano que vem?

    Ou, simplesmente, de uma hora para outra, ficaram com pena do povo e resolveram cumprir com a sua obrigação legal de analisar rigorosamente os contratos de concessão para detectar possíveis fraudes que causem o enriquecimento ilícito das concessionárias em prejuízo da população?

    F

    francisco de Assis Temperini Domingo, 21 de julho de 2013, 22h33min

    Senhores:

    É INCOMCEBÍVEL QUE O ESTADO ATRAVÉS DE CONTRATO COLOQUE EMPRESAS PRIVADAS PARA OBTEREM LUCROS GIGANTESCOS ÀS CUSTAS DO CIDADÃO; É A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ESTELIONATO " LEGAL " NÃO DEVEMOS NOS CONFORMAR, DEVEMOS SEMPRE RECLAMAR; OCORRENDO MANIFESTAÇÕES CONTRA OS VALORES DO PEDAGIO, ESTAREI LÁ.

    A

    artursaidatoca Suspenso Segunda, 22 de julho de 2013, 11h49min

    A eu ver todas as mazelas de agencias reguladoras seja estadual ou federal repousa na falta de fiscalização, não se fiscaliza porcaria nenhuma, elas não se prestam ao papel pelas quais foram criadas, daí fica fácil a corrupção e politicagem dentro de todas elas e todas elas são cancerosas, podres, só rezam para os concessionários nunca defendem os consumidores, são inúteis e nocivas.

    Mudança no país só por revolução.

    Temos que fazer a copa do mundo ser um fracasso para darmos um tapa bem forte na cara desses politiqueiros...

    Escrevam, vamos fazer desta copa do mundo um fiasco.

    Brasileiros, torcedores não compareçam aos jogos da copa, e se comparecerem não reclamem pois vamos barrar sim e se o pau comer o que fazer?

    F

    francisco de Assis Temperini Quarta, 28 de agosto de 2013, 20h50min

    artursaidatoca:

    Quando a copa do mundo acabar surgirão as denuncias e investigações dos superfaturamento das construççoes dos estadios.

    Segundo informações da midia três senadores haviam assinado pedido de CPI para iniciar as investigações;porém, as retiraram.

    " i agora jose "

    Nádia Ribeiro Asato

    Nádia Ribeiro Asato Segunda, 14 de setembro de 2015, 12h54min

    Na minha opinião não é inconstitucional, pois qdo no art. 5, XV da CF diz"...nos termos da lei.." já está restringindo a eficácia da norma e uma norma infraconstitucional resolveria o impasse. Há ainda o art. 150, V do msm diploma q ressalva a cobrança do pedágio. Qto ao policial federal ele errou ao querer acompanhá-la para forçar o pagamento do tributo. Ele poderia ter aplicado uma multa por infração grave com base no art. 209 do CTB.
    Não sou a favor e nem contra a cobrança de pedágio, apenas estou observando o q a lei diz.

    M

    Marcio Ramos Sexta, 02 de outubro de 2015, 18h35min

    As vias e rodovias não são feitas com dinheiro público ?
    Vc paga para o governo fazer ou manter mais esse mesmo governo que faz as vias e rodovias com seu dinheiro ainda te cobra pra vc transitar pelo seu estado ou município.

    M

    MTB Recursos Suspenso Sexta, 02 de outubro de 2015, 18h51min

    Todos tem o direito de ir e vir.... a pé, a cavalo, de bicicleta, de patins....
    é como a própria lei diz "nos termos da lei"....
    O pedágio é uma cobrança legal, totalmente amparada pela lei, e não fere a CF de 1988 em nenhum momento....
    Se não quer pagar pedágio, utilize-se de atalhos.
    O IPVA não é suficiente para manter as rodovias 100%, pois os governantes em sua maioria precisam que sobre alguma coisa para os seus bolsos, cuecas ....
    "Braçil", um pais de tod(L)os.

    O

    Olavo Sampaio Terça, 10 de novembro de 2015, 9h15min

    O que eu vi aqui, foi muitos com o rabo preso e ou funcionários destas EMPRESAS de Pedágios garantindo o seu !!

    K

    Kaka Terça, 12 de janeiro de 2016, 4h17min

    Mas o valor que pagamos com os IPVAs não são destinados a manutenção das estradas????

    Marcelo Barbosa de Oliveira

    Marcelo Barbosa de Oliveira Terça, 19 de julho de 2016, 14h41min

    Carolina de Oliveira Teles, a equivocada aqui é você, pois li artigos similares ao da Márcia dos Santos Silva, os quais não foram baseados no trabalho dela, mas sim na constituição, e dizem o mesmo que ela, em outras palavras. De duas uma, ou você está levando um por fora do dinheiro dos pedágios, ou esta nadando em dinheiro e cega, pois não vê que isso é errado, é um roubo, é mexer no direito e na sobrevivência da grande maioria da população brasileira.

    Marcelo Barbosa de Oliveira

    Marcelo Barbosa de Oliveira Terça, 19 de julho de 2016, 14h50min

    Affff, continuei lendo os comentários abaixo dos da Carolina e vi que tem muito mais gente equivocada como ela, mas pior, tem muita gente ignorante e imbecil e burra. Não vale nem a pena gastar meu tempo debatendo, devido aos comentários tão toscos. Tem gente que nasceu pra ser burra e levar tapa na cabeça mesmo, o gentinha otária essas que defendem essa roubalheira que fazem com o cidadão brasileiro, mesmo quando esfregam em sua cara a constituição que mostra que o brasileiro tem seus direitos garantidos. Vcs sabem o que é uma cláusula pétrea? Pelo visto não. Mas tenho certeza que, depois que pessoas como a moça do referido trabalho, conseguir os direitos que ela disse que temos, vcs aí que a criticam, vão correndo querer o de vcs tbm. Hipocrisia barata.

    Meira Neto

    Meira Neto Quinta, 25 de agosto de 2016, 14h29min

    Previsão constitucional
    A CF/88 trata sobre o pedágio em um único dispositivo:
    DAS LIMITAÇÕES DO PODER DE TRIBUTAR
    Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
    (...)
    V - estabelecer limitações ao tráfego de pessoas ou bens, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais, ressalvada a cobrança de pedágio pela utilização de vias conservadas pelo Poder Público;

    Cristiano C. Coelho

    Cristiano C. Coelho Domingo, 06 de novembro de 2016, 11h05min

    Bem se fere ou não não sabemos pois nossas leis são contraditórias, Mas que no imposto sobre o combustível eu já pago para a manutenção das vias há isso eu pago, então que eles retirem do imposto do combustível essa taxa, pois disso eu tenho certeza ninguém pode ser punido duas vezes pelo mesmo crime assim como pagar duas vezes pelo mesmo serviço, E essa história de que é para a manutenção da via e blábláblá, a energia utilizada para iluminação da via pública também já sai do nosso bolso, iluminação pública está na nossa conta a taxa, outra uma via pública não gera tanta manutenção assim, pois ela foi construída com dinheiro público e se deu para construir da para tampar os buracos quando ela precisar pois o caro mesmo e a construção, a manutenção não fica a 2% do valor da construção, E ilegal cobrar pedágio fora dos limites municipais, salvo antes de túneis e pontes kkkkk ok só no Brasil mesmo, pesquisei aqui e tem essa lei posterior a 1998 quando se autorizou a exploração por concessionários. Enquanto essa s a empresas ficarem bancando nossos políticos agente paga o preço, farra com nosso dinheiro, eu como Brasileiro tenho vergonha da nossa política, Por isso gostaria muito mesmo que os militares tomassem o poder, acabassem stfs da vida e stjs, Câmara disso e daquilo, senado então nossa, eu acredito que deveríamos ter 1 deputado federal por estado e um senador por estado, e nas votações de interesse deles como seus salários o povo votasse por plebiscitos, o militarismo deveria exercer seu poder sem intervenções políticas, defender o povo dessa corja suja, nós temos tantos ministérios que porra nem sei e acredito que a maioria do povo saiba, quando criança me lembro apenas dos essências justiça, defesa nacional, saúde, da educação e do trabalho para que Mais? Agricultura? Não e trabalho então isso está uma farra desenfreada.