Atestado de origem

Há 14 anos ·
Link

Estou fazendo uma sindicância para apurar se um acidente foi em serviço ou não. O sindicado executava treinamento de pentatlo( PPM ) quando ao executar um obstáculo veio a sentir uma dor nas costas. Findo o treino, ele deu Parte de Acidente na OM. Ao fazer as inquirições da sindicÂncia, descobri que ele já sentia dores nas costas anteriormente ao fato ocorrido no treinamento, fato este confirmado pelo próprio sindicado em sua inquirição. O treinamento de equipe de pentatlo estava autorizado pelo Cmt OM, foi executado durante expediente normal e previsto em QTS. Pergunto: é possível concluir que o Ato foi em Serviço, mas na mesma conclusão dizer que não é caso ATESTADO DE ORIGEM, baseado no fato que ele já sentia dores nas costas antes do fato ocorrido?

27 Respostas
página 2 de 2
Ricardo Pantaneiro
Há 14 anos ·
Link

Boa Tarde Sr Sargento do Exército

e baseando-se no Estatuto dos Militares

Qual seria a condição de um CB EB Infante e estabilizado, que tem Atestado de Origem e comprovação de causa e efeito com o serviço, possui 26 e tarará anos de sv? Poderia assim interpretar?

Normas Técnicas sobre as Perícias Médicas no Exército – NTPMEx

7.5 – COMPROVAÇÃO DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS 7.5.1 – DEFINIÇÃO Inspeção de saúde (IS) para comprovação de necessidades educativas especiais dos portadores de deficiência (auditiva, física, mental, visual e múltipla) e portadores de altas habilidades.

[ ]

  1. Deficiência visual – cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a menor correção óptica; baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a menor correção óptica; casos nos quais o somatório da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60º; ou ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores;

ANEXO K às Normas Técnicas sobre as Perícias Médicas no Exército..........................................procure pela palavra MONOCULAR

http://dsau.dgp.eb.mil.br/docs/NTPMEx.pdf

Sargento do Exército
Há 14 anos ·
Link

Ricardo Pantaneiro, perdoe-me mas sua última postagem se trata de um caso específico, um caso particular, difícil opinar sem ter exato conhecimento dos fatos que imagino não se resumem a algumas poucas linhas. É isso.

Ricardo Pantaneiro
Há 14 anos ·
Link

Perfeitamente, Sr Sargento do Exército, é um caso específico, um caso particular, é a minha condição atual.

Militar EB
Há 13 anos ·
Link

Mais um oficial que não sabe de nada. Pergunto a todos desse fórum, vocês conseguem imaginar um Exército sem soldados? Cabos? Sargentos? E a agora a pergunta final, e sem oficiais? Claro que para as três primeiras perguntas a resposta seria não, e que para a quarta obviamente seria sim. Uma pena temos que ficar a mercê de tanta incopetência.

Representando
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Na teoria da vista grossa, cada um vai enxergar o que quer vê!

SPBD
Há 13 anos ·
Link

Não sei se podem me ajudar. Sofri uma torção no tornozelo esquerdo em março de 2011, fui ao médico paisano e o mesmo me deu 5 dias de afastamento do trabalho, chegando em minha OM fiz a parte de acidente e apresentei meu atestado ao médico da OM que disse que eu tinha condições de cumprir tarefas administrativas durante esse período mesmo com o tornozelo enfaixado por causa da entorse. Depois de desenfaixar meu tornozelo recebi a alta do médico da OM autorizando a minha volta a rotina normal, retornando a rotina continuei tendo torções no tornozelo e fisgadas nele, indo ao médico da OM o mesmo disse que isso era normal. Em junho de 2011 consegui uma consulta com um Ortopedista que pediu para que eu fizesse uma ressonância. Neste mesmo mês a sindicância teve como resultado que era acidente de serviço e era caso para AO. Com o resultado da ressonância o ortopedista notou que eu estava com uma lesão ligamentar no tornozelo e que além da torção a falta de repouso após o acidente fez com que a lesão se agravasse e eu fiquei com os "ligamentos frouxos" e me recomendou a fisioterapia. Somente em setembro 2011 o médico perito disse que era caso para atestado de origem. Fiz as sessões de fisioterapia e melhorei , fiz outra ressonância levei no ortopedista e o mesmo me deu alta, mas continuo tendo várias torções e fisgadas no tornozelo ( além de começar a sentir dores no joelho). Somente em janeiro de 2012 o médico perito conseguiu fazer o AO ( sempre que ia ao PMGu para ele fazer, ele dizia que não sabia, depois não tinha computador , etc.), tirei férias em fevereiro 2012 fui ao RIO ( sirvo em RS) para pegar assinatura de uma testemunha que estava em missão lá e peguei a assinatura da outra testemunha ( que já tinha dado baixa) na cidade em que eu sirvo. Peguei a assinatura do Médico Perito e depois do Cmt do Btl. Pensei que tinha acabado minha saga, mas começou outra, faltava a assinatura do Cmt do PMGu. Levei para ele assinar, ae me disseram que faltava ser publicado em BI o Exame de Controle de AO, o mesmo só foi publicado em maio e quando fui fazer o mesmo o Cmt do PMGu disse que tinha expirado todos os meus prazos, mandou arquivar meu AO e fiquei a ver navios. O que faço agora? Já tentei seguir os trâmites internos para ele não arquivar e ele não disse que não tem o que fazer.

Imagem de perfil de EZEQUIEL EX SGT TEMP ezequiel_ssantos@ig.com.br
EZEQUIEL EX SGT TEMP [email protected]
Há 12 anos ·
Link

Olá CAro Sargento do Exército, tudo bem? bom eu havia pedido a portaria de normas acima, agradeço a vossa pessoa, agora eu voltei para o Exército por ordem judicial, para realizar tratamento que era pra ser tratado em 2004 hoje passados quase 9 anos ja reprovei em dois concursos publicos por causa dessa lesão, fora várias deixa em empresas onde pediam para eu me tratar depois voltar hoje estou com 36 anos ou seja na ordem judicial o desembardor pediu para pagarem os soldos atrasados esse tempo deve contar como tempo computado em efetivo serviço ? se contar farei 16 anos de serviço isso me dará estabilidade? pois o estatuto diz que dez anos efetivo serviço se da estabiladade não é? e sobre os soldos atrasados ele mesmo disse que era para pagar desde a indevida baixa ate o advento, se poder me esclareça! grato

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos