ADVOGADO LADRAO
Estou com um processo em andamento... Paguei parcelado o valor de r$ 10.000,00 (dez mil reais) ao advogado que esta me representando o mesmo não me atende por telefone nem responde a meus e-mails. Quero saber o que devo fazer para processá-lo. Quero meu dinheiro de volta e ainda quero saber se posso processa-lo por danos morais. Meu processo ainda está em andamento,porem não confio mais neste "advogado". Acredito que algo deveria ser feito pois este tipo de gente,mancha a reputação de uma categoria, não acham??? Qual o 1º passo para colocar esse "estelionatário" na justiça?? Grata.
Primeiramente é necessário saber que processo o seu advogado ingressou para o cliente. No entanto, se o processo esta demorando e o cliente não consegue falar com o advogado, o que não é normal eis que o advogado possui a obrigação de atender seu cliente e informar quais as condições do processo. Primeramente o cliente insatisfeito deve procurar a OAB (Ordem do Advogados do Brasi) para representar administrativamente o advogado. Em seguida, deve procurar outro procurador (advogado) para o reaver o dinheiro, com juros e correções monetérias e verificar o que esta acontecendo no processo em andamento.
MMMEDEIROS Como advogado que sou, quero mais e que maus profissionais sejam banidos do meio. Entretanto, antes de lançar o seu venono neste fórum, sugiro que vc marque uma hora com o seu advogado e tenha com ele uma conversa cara-a-cara e se informe de tudo que está se passando. Se não ficar convencido da sua lisura, sugiro que represente contra ele perante a OAB, revogue o mandato a ele outorgado e constitua novo defensor, não só para conduzir seu processo, mas para promover uma ação de ressarcimento dos honorários a ele pagos. Um abraço, Jaime
Acompanho Dr. Jaime.
Vale entretanto lembrar, que atualmente ha uma grande demanda de processos de modo que e natural a demora na tramitacao dos feitos, pois uma peticao as vezes leva meses para chegar ao gabinete do juiz e depois demora meses com ele para ser despachada. Vamos ao cartorio tentamos agilizar, mas as vezes so nos resta aguardar.
Alguns clientes chegam ao escritorio do advogado fazem sua consulta, assinam a procuracao e ja perguntam quando vao receber. Como nao lhe damos prazo, pois isso nao e possivel, ligam semanalmente, mas na maioria das vezes nao temos novidade e o cliente se frusta ou acha que estamos ludibriando, como se nao fosse nosso interesse TAMBEM, o deslinde celere da demanda.
Devo dizer, ficamos duplamente frustrados com isso, pois o sucesso da demanda e a satisfacao do cliente, alem de representar nossa renda, e tambem uma satisfacao.
Obrigado à todos pela ajuda. Estou me munindo de e-mails e etc, para comprovar a falta de atenção deste "senhor", já tentei contato com ele por telefone, e-mails e até pessoalmente... ele nunca está. "É ocupadíssimo," me dizem seus funcionários. Estou providenciando sua substituição, afinal se ele está tão ocupado a ponto de não atender um cliente que inclusive já lhe pagou, com certeza não terá tempo de ir à minha audiência não posso me dar ao luxo de esperar pra ver.
Um abraço à todos.
É lamentável que nos deparemos com tanta insatisfação! Sao 05 anos de sala de aula e depois a prova da OAB. É triste tanta reclamaçao, porque pelo que vejo nossa categoria está muito banalizada, parecer que as pessoas perderam a confiança na profissao do advogado. Nossa profissao é como outra qualquer, tem péssimos e excelentes profissionais, entretanto algumas pessoas falam do advogado sem nenhum receio. Acho, que antes de tudo o cliente deveria realmente verificar se a demora no processo nao está imputada ao Judiciário, hoje tao assoberbado de processos. Falta serventuário, falta interesse, falta tudo. Deste modo, esse tudo na conta do pobre advogado, as vezes competente e honesto, mas que fica com as mãos atadas já que depende de outras pessoas para movimentar a máquina que se encontra emperrada.
Ola pesssoal, Vamos parar por aqui. Não é bem assim. Há casos e casos, não se pode generalizar. Em todas os profissições há bons e maus profissionais. Quando um cliente se sentir prejudiucado pelo adovgado, tem a quem recorrer, ou à OAB ou ao judiciário. Portanto, a ninguém é dado o direito de vir aqui e generalzar falando mal de uma categoria. Vamos agir dentre da lei, se um profissional causou danos a um cliente ele pode ser penalizado ou pela ordem o pela justiça. Portanto, não vamos sair falando mal uma categoria como se todos fossem bandidos. Um abraço, Jaime
Bem acho que voces não estão entendendo o que esta acontecendo.... não estou questionando o fato de não saber do meu processo pelo meu advogado pela morosidade da justiça, estou dizendo que meu advogado não responde meus questionamentos quando eu mesma olhei no site do judiciario e vi despachos do juiz... só que eu, sendo leiga no assunto, não compreendo os termos mencionados nos despachos do juiz. Não seria leviana de julgar uma pessoa se não tivesse realmente argumentos fortes para isso. Este cidadão que esta me representando não me dá satisfação de nada, é relmente um "zereguedé", infelizmente!!!!!
MMMDEIROS,
Dependendo do que consta no andamento do seu processo, para que seu advogado te explique, será necessária uma aula de processo civil sobre o tema, o que até mesmo para muitos professores, as vezes é dificil colocar nas cabeças de alunos já acima no 7o, periodo de direito.
As vezes a questão é sigela (isso = isso =vai contecer aquilo ), mas vez outra, necessário que se entenda o porque que aquilo aonteceu, quais as consequencias possíveis, porque sua consequencia foi aquela, quais as novas possibilidades, os riscos etc...
É por isso que se paga um advogado.
Por isso, principalmente quando o cliente é leigo, quando o andamento é de efeito unicamente processual (que ainda não importa em uma decisão favorável, ou expectativa para o cliente), não adentramos no assunto, informamos apenas que não há nenhuma novidade e que o processo está caminhando.
Alguns andamentos de um processo não adianta mesma explicar, pois o cliente vai ficar na mesma, ou mais confuso, ou vai querer a explicação da explicação e assim sucessivamente, pois para que ele entenda, na verdade precisaria pagar um curso de direito e não um advogado.
Entendeu?
Anaitê, isso quando o cliente não dá golpe no advogado, não é mesmo ?
Costumo lembrar que os profissionais que aí estão, são fruto da sociedade... Logo, não tão distantes dos semelhantes, os clientes!
"Brasileiro é tão bonzinho!"
MMMedeiros, vc questiona o não atender! Entendi, mas os Colegas foram além e deram uma aula de rotina forense, o que é sempre bom, afinal, o cidadão não sabe o que passamos.
Costumo dizer que falar mal de policial e de advogado é fácil. Vá ser um...
Abraços.
Carissimos... acabo de ter a sensação que tem muita gente "ruim de bola" no meio. Até o momento vocês não compreenderam a situação. Recapitulando... eu (leiga) contratei um profissional de direito (entendedor do assunto) para me defender de uma ação. O mesmo recebeu o valor da causa que eu (leiga no assunto) paguei. (10.000,00 reais) Hoje tenho uma decisão julgada, (conforme eu "leiga" me informei pelo site do TJ) e não obtive do "dignissímo" profissional (entendedor do assunto) nenhuma menção ... procurei-o por diversos canais (e-mail, telefone e pessoalmente) e o mesmo não me atendeu. O que pensar deste cidadão??? Será que eu estou querendo demais??? Será que a "classe", tão penalizada pela clientela que adora pixar levianamente, está realmente trabalhando honestamente. Me desculpe mas aho que uma postura positiva da classe seria ajudar a banir esse tipo de profissional e não procurar justificar esse tipo de comportamento... é muito fácil colocar a culpa na falta de paciência do cliente, claro muito mais triste admitir que uma graaaannde parcela destes "profissionais" estão à solta por aí... LOBOS EM PELE DE CORDEIRO. Se eu fosse vocês, me preocupariam em banir essas pessoas do"meio" antes de cairem todos no descredito popular. Posso ser leiga no assunto pois estudei para advogar, mas estou longe de burra!!!!
Um abraço,
Existem advogados e advogados. De igual maneira, existem clientes e clientes. Costumo ver muito a seguinte história: o advogado, que sabe quando uma movimentação processual é ou não importante, deixa que o processo caminhe até que surja algo substancial para relatar ao cliente. O cliente, que não sabe quando uma movimentação processual é ou não importante, não deixa que o advogado trabalhe, lhe ligando constantemente, lotando seu e-mail e etc.
O advogado que depois que o processo sai de suas mãos, em poucas ocasiões existe um prazo determinado para cada ato, afinal de contas, nunca se sabe quanto tempo o processo levará até o depacho inicial, nem quanto tempo levará para a citação. Ainda assim, sempre volta o cliente para saber o que aconteceu... Nos poucos momentos processuais em que o advogado pode precisar um prazo, como a contestação, é dito o tal prazo. No dia seguinte ao término do mesmo, lá volta o cliente querendo saber o que aconteceu... Depois que o processo volta para providências como a impugnação, especificação de provas e etc., o cliente já está fulo da vida, achando que a justiça não presta, que o advogado não presta, que o Papa não presta. Não sei se é esse o caso caso, mas olha... me coloco ao lado do advogado em questão. Nenhum advogado vive de um só cliente! Não dá pra prestar esclarecimentos todo santo dia do que está havendo, houve ou vai haver. Não me estranharia se, ouvindo a outra parte, soubéssemos que esse causídico já havia prestado trocentas informações à sua cliente, que, como "leiga-mas-não-burra", ainda "insiste em insistir", crendo que seus R$ 10.000,00 vão sustentar seu causídico a vida inteira.
Contrate um advogado em quem você confia. Qualquer processo judicial já é desgastante em virtude da expectativa de vitória ou derrota para que você ainda tenha que ficar aflito com a idoneidade do seu advogado.
(E aí. Doutor, alguma novidade? Eu ganheir? Hã... especificação de provas? MAS PORQUE!? EU TENHO DIIRETO! Ah... contraditório e ampla defesa... sei.. hã... humrum... ah tá! Mês que vem eu volto então! ... Duas semanas depois... E aí. Doutor, ganhamos?)
A propósito da postura do advogados fiz um soneto intitulado ÉTICA.
Quem faz do direito o certo Seguindo as regras do livro Não pregará no deserto E andará com Santo Ivo
Segue sempre sua senda E o bom direito não nega Sabe que o uso da venda Não faz a justiça cega
Fez juramento solene Sabendo que é perene Na prática da dialética
Respeita a ordem e a lei Sendo fiel a sua grei Agindo dentro da ética
Jaime
Jaime fecha o armario deixe de viadagem. MMMedeiros deixa de bater boca vai atá a OAB e represente esse profissional voce tá perdendo tempo aqui xingando e esculachando os advogados. Dese o dia 13/05 voce está nessa lenga lenga hoje já é dia 4/06 se voce tivesse tomado providencia junto à OAB ou entrado com uma ação de indenização contra o profissional que supostamente te lesionou voce já teria andado um bom camminho e estaria prestes a conseguir da justiça/OAB o que espera. só para não deixar passar em branco: O advogado te defendeu em que, do que? a defesa obteve exito total, parcial ou nenhum? Voce pagou 10.000.00 à vista e logicamente pegou recibo, então vá até a OAB?(aqui vai uma colocação nunca pague um serviço 100% no inicio, de uma entrada de 50% e o restante 50% quando o serviço ficar pronto). Saiu a decisão e ela é favorável a voce ou não(voce se mostra tão inteligente vá até o forum e obtenha uma cópia e leia a decisão e saberá se voce ganhou ou não). Voce tem uma gama de provas portanto mais uma vez digo-lhe vai até a OAB ou entre com uma indenização contra este advogado, enfim o que voce não pode fazer é ficar perdendo tempo aqui, seja inteligente...