Cliente que não retira o veiculo de oficina após conserto.

Há 14 anos ·
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Boa tarde!

Tenho a seguinte duvida: um cliente deixou seu carro em uma oficina para conserto e, após os devidos reparos nunca mais apareceu para buscar o veículo. O carro está em nome de uma empresa para a qual trabalhava o cliente. E mais, isso já faz mais de 02 anos. O que faz a oficina nesse caso?

Grata.

15 Respostas
Guma
Há 14 anos ·
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Veja no nome de quem está o veículo e entre em contato com o proprietário para retirá-lo. Se conseguir contato e o mesmo não retirar o veículo, comunique-o extrajudicialmente.

Se a oficina fosse minha, eu já teria abandonado o veículo em uma rua qualquer...

Ricardo de Albuquerque
Há 14 anos ·
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Não, não cometa este erro de jeito algum. Se abandonar o carro na rua, o proprietário pode culpá-lo de roubo, o carro foi deixado em sua responsabilidade e guarda. Não se sabe o que ocorreu, o dono pode estar em coma num leito de hospital, pode ter morrido e mais tarde os parentes aparecer e reclamar o dito veículo, ou seja, o dono do veículo pode estar impedido de alguma forma de se comunicar com você, pense nisso, tudo é possível. Não complique mais as coisas, procure os meios legais e judiciais. Veja se consegue fazer uma ocorrência numa DP, você pode também colocar anuncio em jornais de comunicação, isto serve como prova da sua boa intenção.

Imagem de perfil de Marcos Cassio SP
Marcos Cassio SP
Há 14 anos ·
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Concordo com o colega, não abandone o veiculo nem mesmo venda-o. O consumidor somente porque não cumpriu sua obrigação de retirar a coisa deixada para conserto não pode implicar em abandono e conseqüente não perde a propriedade da coisa. Para caracterizar abandono deve haver sua manifestação, não por presunção ou por esquecimento. Deve-se colocar no orçamento (Art. 40 do CDC) todos os dados do consumidor antes dele deixar o bem para conserto, de forma que possa contatá-lo de todas as formas possíveis para que o mesmo o retire após o conserto. Se não conseguir êxito, poderá ingressar na justiça com ação de adjudicação de bem abandonado, ou até para pedir o ressarcimento de prejuízo por armazenamento e/ou serviço não pago. Por outro lado, o fornecedor que vender o produto estará sujeitando a responder pela indenização do produto vendido.

Carla V - SÃO PAULO
Há 14 anos ·
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Se quando foi deixado não era produto de roubo/furto, agora, com certeza terá queixa de roubo/furto!

Guma
Há 14 anos ·
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Eu disse, se a oficina fosse minha... não orientei ninguém a abandonar o veículo na rua

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
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Marcos, como disse o carro está em nome de uma empresa e a pessoa que deixou o carro lá desapareceu. Ja consultei e não consta nenhum BO ou qualquer outro registro no veículo. O conserto foi feito e além disso esta ocupando espaço na oficina já a uns 2 anos ou mais. Quer dizer então que posso entrar com uma ação de Adjudicação? Mas preciso fazer um BO antes? Obrigada desde ja.

Ian_xxx
Há 14 anos ·
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Eu sou advogado em sp e diante deste problema, ingressei com uma "ação de obrigação de fazer c/c cobrança e tutela antecipada" para o dono do carro retirá-lo e pagar o saldo devedor. Depois de muito pesquisar (razão pela qual encontrei este fórum), resolvi enquadrar a conduta do dono do veículo como um inadimplemento contratual, ou melhor, dois: não retira o carro pronto e não paga o preço. Por isso a obrigação de fazer (retirar o carro, conforme contrato, seja verbal ou escrito). Pedi a tutela antecipada para o dono ser compelido a retirar o veículo de imediato sob pena de multa diária (pedi R$ 500,00, mas acho que o ideal seria R$ 100,00). Eu inclusive entrei no Juizado Especial para Micro e Pequenas Empresas em São Paulo. Se eu conseguir a liminar ou se der certo a minha empreitada, eu volto aqui e falo. Um abraço a todos.

Carla V - SÃO PAULO
Há 14 anos ·
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Boa sorte, Dr. Ian. Esse Juizado Especial ME EPP costuma procurar "pelo em ovo".

Imagem de perfil de Marcos Cassio SP
Marcos Cassio SP
Há 14 anos ·
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Dra.Ruivinha

E essa empresa, na qual consta como proprietária do veiculo, tentou contata-la?

Dr.Müller - [email protected]
Há 14 anos ·
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Já atendi cliente com caso semelhante, o veículo estava na oficina a mais de 2 anos, foi reparado e nunca vieram buscar, entrei com Ação de Obrigação de Fazer c/c Cobrança e pedindo a Tutela Antecipada (para retirada imediata do veículo), no final deu tudo certinho, meu cliente recebeu os valores da manutenção e o dono do veículo o retirou da oficina, e todos viveram felizes para sempre. Boa Sorte!

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
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Obrigada Senhores pelas orientações!

Ramones
Há 12 anos ·
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Boa tarde!

Tenho um caso parecido com esse: acontece que um cliente (de outro estado) ao viajar e danificar o motor proximo a localidade da oficina, chamou o guincho e pediu um orçamento da propria oficina para concerta-lo, o cliente foi informado por telefone do custo para desmontar o motor e passar o orçamento, o cliente autorizou o serviço de desmonte do motor e recebeu o orçamento e abandonou o veiculo. Verificando o porta luvas do veiculo consta o carne da BV financeiras com maiorias das parcelas sem serem pagas. Isso ja faz 6 anos. Há uns 2 anos foi entrado em contato com a BV financeira e eles não se interessaram pelo veiculo, pois ja continha diárias na oficina e com o valor do serviço da oficina ficaria maior que o preço do carro... Em contato por telefone deixado pelo dono, foi dito que o dono havia falecido e não teriam mais interesse no carro pois eles pagaram apenas algumas prestações do financiamento, . O carro é um fiat modelo: Tipo (bem velho e defazado).

O maior interesse da oficina é de retirar esse veiculo .

O que faz a oficina nesse caso?

Grato.

Ricardo Jennings
Há 11 anos ·
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Quando há de quem cobrar, o correto e a interpelação judicial com a ação de cobrança c/c obrigação de fazer e cautelar para retirada imediata do veículo do pátio da oficina sob pena de multa diária. Quando não há de quem cobrar, o correto é requerer depósito judicial do veículo com base no artigo 635 do CC. Para não incorrer mais no erro os proprietários de oficina devem tomar alguns cuidados tais como: Uma alternativa sensata e legal para lidar com este tipo de problema é combinar com seu consumidor, sempre por escrito, o que será feito se o produto não for retirado pelo cliente dentro de determinado prazo. Isto pode ser feito incluindo no próprio orçamento um campo onde o consumidor se declare “ciente” e “de acordo” com as seguinte cláusula: 1ª) A manutenção do produto junto ao seu estabelecimento não configura nenhuma forma de depósito. Esta cláusula serve para evitar assim que algum órgão de defesa considere que houve depósito tácito; As demais cláusulas poderão ser acordadas respeitada a legalidade.

Yollo
Há 11 anos ·
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Ramones, mesmo que o cliente tenha morrido, alguém ficou responsável pelo inventário... A Ação é a mesma, um advogado que o Sr. escolher vai entrar com obrigação de fazer c/c tutela antecipada e cobrança em face do espólio... Nem que seja pra propor um acordo depois onde o sr. dá fim no carro e eles pagam as custas de processo e os honorários dos advogados...

Dulce Souza
Há 11 anos ·
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Mas também tem uns sem vergonhas,que não querem levar pra casa para não sujar a garagem de casa e deixa na oficina.Como sei disso?exemplo próprio.Posso chamá-lo na justiça?Promete que vem buscar e não vem.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
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