Olá, preciso de uma orientação. Bom, eu trabalhava com a CTPS assinada ha 2 anos e fui demitido sem justa causa. Já recebi o FGTS. E gostaria de dar entrada no Seguro desemprego(estou com todos os documentos). Porém, sou microempreendedor, só no papel pois, não tenho rendimentos com essa atividade. Fui orientado a dar baixa ou ir a junta comercial e comunicar a paralisação temporária de atividades- Vou viajar para outro estado(nesse caso eu continuo a contribuir com o inss? ). Bom, eu posso fazer isso, quais passos devo dar para conseguir receber o seguro desemprego uma vez que não estou tendo rendimentos como MEI e vou viajar para outro estado devido a um curso? Por favor me de uma luz. Pois, o seguro iria me ajudar a me manter durante o curso.Obrigado desde já.

Respostas

    M

    Michael Quinta, 17 de novembro de 2016, 1h01min

    Boa noite Dieniffer, se a empresa esta encerrada vc terá direito sim, mas caso tenha algum impedimento entre em contato com a pessoa que me ajudou num caso semelhante, segue o watsapp: 41 9 9266 8314.

    Pedro Dias

    Pedro Dias Segunda, 05 de dezembro de 2016, 15h12min

    Tive o mesmo problema quando entrei com meu seguro desemprego, ele foi negado pq a dois meses antes de ser demitido eu havia aberto uma empresa. Diante da situação entrei com um pedido de mandato de segurança pedindo para que o seguro fosse liberado, já que na lei não consta que o fato de eu ter uma empresa indica que eu tenha renda, ainda mais uma empresa com 2 meses de abertura (nem funcionando estava ainda). Pois bem, depois de quase um ano em trâmite na justiça meu caso foi julgado e deferido. Vou deixar aqui o link com a Sentença emitida pelo juiz: http://processual.trf1.jus.br/consultaProcessual/arquivo/abrir.php?tipo=fs&nome=a348accb2946a7bdebffef733898de7b.pdf&size=148459

    Ralf Imilio

    Ralf Imilio Quinta, 15 de dezembro de 2016, 9h34min

    Dei baixa na MEI dia 15/12/2016, porém preciso saber depois de quantos dias posso dar entrada no seguro desemprego ?

    D

    Desconhecido Quinta, 05 de janeiro de 2017, 9h47min

    Bom dia

    Quanto tempo após a baixa da empresa do MEI o empregado tem direito ao Seguro desemprego?

  • -1
    D

    Diego Faria Quarta, 11 de janeiro de 2017, 21h02min

    Olá amigos!

    Estou com o mesmo problema de vocês!
    Trabalhava de carteira assinada em uma empresa privada e fui demitido no dia 30/09/16 e no mesmo dia da demissão foi dada a baixa no MEI (O MEI NUNCA TEVE NENHUMA MOVIMENTAÇÃO)

    Esperei 60 dias para dar entrada no seguro desemprego, hoje dia 11/01/17 era para ter recebido minha primeira parcela, mais não recebi pois a mesma fui negada.

    O que posso fazer ? Aguardo e desde já agradeço

    Midori Azevedo

    Midori Azevedo Quarta, 15 de fevereiro de 2017, 13h16min

    Gente alguém tem um caminho certo, que já tenha obtido resultado positivo...fiz esse bendito MEI por causa do plano de saúde

    C

    claudia abreu Terça, 16 de maio de 2017, 14h04min

    Boa tarde a todos!
    Sou advogada e um cliente me procurou com o mesmo problema de vocês. Ele foi dispensado sem justa causa mas na hora de receber o seguro desemprego foi negado, pois estava cadastrado como MEI. Ele deu baixa no registro de MEI em 16/12/2016 e foi dispensado em 20/12/2016, ou seja, quatro dias antes de ser dispensado. Ele entrou com recurso junto ao Ministério do Trabalho e após 3 meses sem resposta, resolveu entrar com a ação. Entrei com a ação cabível e em sede de tutela antecipada o juiz determinou a liberação das parcelas do seguro, sendo a referida decisão liminar confirmada em sentença.
    Se alguém quiser melhores esclarecimentos, favor encaminhar email para [email protected] ou entrar em contato pelo telefone 31 - 2520-5058.