MEU PAI TRAIU E ABANDONOU MINHA MÃE, COMO FAZER COM QUE ELE PERCA O DIREITO SOBRE METADE DOS BENS?
Meu pai traiu minha mãe com outra mulher, abandonou ela, meus irmãos e eu. Já se passaram mais de dois anos e ele vive atualmente com a mesma mulher com quem traiu minha mãe! Meus irmão e eu não somos menores de idade, porém somos apenas estudantes, estamos desempregados e sobrevivemos com o salário dela e de um pequeno estabelecimento comercial que temos, mas ainda assim, de vez enquando, passamos por necessidades financeiras! Nos ultimos dias ele tem insistido no divórcio, a fim de que possa receber seus 50% nos bens! Gostaria que alguém me orientasse, como fazemos ou melhor impedimos que meu pai saia dessa relação com sua parte? A mulher com quem esta é apenas uma aproveitadora visando a parte dele!
arguida32 pesquisei outras discussoes sobre seu problema, que, alias, é bem comum, e achei esse site http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100910130552AAmo4WG Realmente, seu pai tem os direitos do casamento, da união estável, que seja. Porém, como vcs ainda são menores, devem receber de seu pai os Alimentos. E mesmo que completem a maioridade, estando estudando, ainda continuarão recebendo esses Alimentos. Os Alimentos podem ser fixados de acordo com a remuneração de seu pai. Então, tendo como comprovar todos os rendimentos dele, vcs podem receber um bom valor. Faço ressalvas da minha resposta à decisão judicial. O juiz sentenciará conforme o caso concreto, o qual eu não tenho, NEM POSSO TER, acesso, ok. Então, não use totalmente da minha resposta. Isso foi apenas para efeito de esclarecimetos. Boa noite, espero ter ajudado.
Nada do que sua mae fizer fara com que ele perca os direitos a metade dos bens, pois abandono de lar nao eh mais crime e adulterio tambem nao , e mesmo que sua mae se negue a assinar o divorcio e a dividir os bens o juiz dara ordem judicial e ela tera que cumprir. E essa orientacao que ela recebeu nao existe.
Você vai precisar de um advogado, para ontem. Procure um bom escritório. Vocês vão precisar entrar com uma cautelar de arresto para bloquear os bens dele, e assim garantir a correta divisão sem que ele nada omita, entrar com o Infojud, BacenJud e RenaJud, para bloquear carros e analisar investimentos e contas.
E no caso a pensão alimentícia vai ser estabelecida conforme o padrão de vida que ele proporcionava a vocês, esse é o critério, e não uma porcentagem fixa do salário dele.
E ao procurar um escritório, é preferivel que vocês entrem com a ação de divórcio, a juiza pode entender melhor assim para vocês, visto que ele saio de casa, largando todos desamparados.
A questão posta pela consulente é apenas saber como fazer para que o pai não receba sua meação no patrimônio do casal. Essa questão já foi esclarecida no sentido de que nada pode ser feito.
Não entendo que haja fundamento para cautelar de arresto para bloquear os bens do pai.
Entendo que essa cautelar inclusive é inapropriada ao caso, uma vez esta medida é a apreensão e depósito judiciais de bens pertencentes ao devedor, visando garantir a obrigação por ele assumida.
Não há nenhum indício de que o pai esteja dilapidando o patrimônio do casal, até porque é a mãe que está na posse desse patrimônio.
Um abraço, Jaime
Essa coisa de divórcio é tão complicada! Minha mãe procurou hoje um advogado, mas ela ainda tem dúvidas, como no caso do carro! ele esta no nome dela e ela pagou todas as prestações. ela gostaria de uma segunda opinião, pois o advogado consultado disse que ela pode vender sem ter que dividir o dinheiro com meu pai, será mesmo que ela pode vender sem autorização dele e sem dividir o dinheiro?
Boa noite! Depende do regime de bens estabelecido no casamento. Se seus pais se casaram de acordo com o regime de separação total de bens, então o veículo é dela, não precisará partilhar com seu pai. Se for o da comunhão total de bens, o carro será partilhado, mesmo que esteja em nome dela, o mesmo ocorrerá se o regime for o da comunhão parcial de bens. Entenda, o que importa é saber se o veículo, assim como os outros bens, foram adquiridos durante a constância do matrimônio ou não. Se assim ocorreu, seu pai tem direito à metade de tudo (exceto no regime de separação total, onde os bens que sua mãe adquiriu são integralmente dela e os que o seu pai adquiriu, são integralmente dele). Dê uma olhada na certidão de casamento e verifique o regime de casamento. Quanto à pensão, observo que houve uma pequena confusão com os colegas, uma vez que não há direito considerando que você e seus irmãos são todos maiores, como você bem descreveu na pergunta!
Meus cumprimentos!