Uniao estavel sem divorcio

Há 14 anos ·
Link

Boa noite, sou separado do meu primeiro casamento a 4 anos,gostaria de saber se posso constituir uma união estável com minha atual mulher, mesmo sem o divorcio, se este documento pode ser lavrado em qualquer cartório,e como e feito o cancelamento do mesmo se houver um rompimento,obrigado

24 Respostas
página 2 de 2
Imagem de perfil de Nay França
Nay França
Há 9 anos ·
Link

boa noite, me casei em junho e depois de um mes dei entrada no divorcio e voltei para meu ex marido que vivi ha 15 anos e meu marido de um mes ja tem outra.gostaria de saber se posso fazer uma uniao estavel com o meu atual companheiro (ex marido) com o divorcio em andamento? maria tereza adv?

André Beltrão
Há 9 anos ·
Link

A letra da lei deixa claro que pessoa casada, mas separada de fato ou judicialmente poderá sim constituir união estável.

Art. 1.723. É reconhecida como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família.

§ 1o A união estável não se constituirá se ocorrerem os impedimentos do art. 1.521; não se aplicando a incidência do inciso VI no caso de a pessoa casada se achar separada de fato ou judicialmente

Jaqueline Magalhaes Bruno
Há 9 anos ·
Link

Meu namorado ele é separado de corpos a 15 anos ,mas n divorciou gostaria de saber se ele pode fazer união estável comigo ou contrato de gaveta?pois já estamos juntos a 8 anos .

JOSÉ XAVIER
Há 9 anos ·
Link

Olá, já que este tema tem semelhanças com o meu, queria tirar algumas dúvidas. Estou me divorciando e ela é estrangeira e há dificuldades para conseguir emprego. Temos uma filha de 11 e tenho receio de que em caso de óbito meu minha filha passe por dificuldades. Ficou acordado em juízo de dar assistência em saúde a mesma e a minha filha, sendo pensão para esta e pensão ex-esposa por 1 ano. Concordamos em conviver sobre o mesmo teto devido às dificuldades financeiras até que eu posso adquirir um outro imóvel, sem tempo determinado para isso Dúvidas: 1. mesmo divorciados dela, posso fazer uma união estável? 2. em caso de meu falecimento, ela terá direitos a pensão minha? 3. em caso positivo, vou precisar fazer o quê? 4. caso eu não faça oficialmente, no futuro, em caso de meu falecimento, ela pode entrar na justiça para requerer pensão de união estável?

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos