Gostaria de um esclarecimento com ralação ao assunto, estou concluindo o curso de Educação Fisica e durante o semestre em que estou formar tive que experementar beca e participar dos convites e da colação de grau, onde são cobrados alguns falores, com isso o semestre acabou e fiquei devendo uma materia a faculdade alega que não poderei colar grau pois a colação e oficial então no caso terei que perder tudo por causa de uma materia sendo que tem como a minha colação ser simbolica e eu poder participar da colação e depois continuar fazer a materia no semestre seguinte, não teria como pedir um mandato de segurança para eu poder fazer esta colação simbolica e com todo a turma e depois então continuar no semestre seguinte para não perder tudo e quem eu devo procurar e o que devo fazer no caso,preciso de uma resposta urgente.

Respostas

    T

    tays aquino Quinta, 18 de dezembro de 2014, 7h14min

    mais você impetrou o mandado de segurança?

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    F

    Fernanda de Castro Sousa Sexta, 06 de novembro de 2015, 14h49min

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida!
    minha irmã se formou recentemente pela UNIP, a qual participou da festa solene e assinou o livro de ata dos formandos, mas quando ela foi na faculdade para dá entrada no pedido do certificado de conclusão e diploma ela foi informada que não poderia receber a documentação, pois estava com pendência em uma matéria. Minha dúvida é, se a faculdade não informou minha irmã da pendência em uma disciplina e há deixou particpar da solenidade, bem como assinar o livro de ata, ela poderá entrar com mandado de segurança para obter o certificado, haja vista que ela não foi informada de sua pendência?

    V

    Vera Rocha Terça, 24 de novembro de 2015, 15h02min

    Comigo está acontecendo o contrário, falta apenas uma matéria pra que eu termine o curso, e a faculdade não disponibiliza esta por falta de professor, e aceitou que uma colega colasse grau de forma especial que é feita apenas com a aluna na faculdade fazendo os trâmites "legais" que entendo ser assinar a Ata, e me ofereceu dessa forma. Como tenho dúvidas se isso é legal cheguei até aqui. Existe base legal pra faculdade ter feito isso de forma espontânea, se sim qual?

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    A

    ana paula geremia Sexta, 26 de fevereiro de 2016, 16h55min

    eu terminei a minha em dezembro de 2015... mas me disseram que reprovei pelas horas aquelas que devemos fazer só que enviei meus certificados e esta lá pra eles analisar o 20horas... não deixei e enviar só que eles não querem me deixar colar grau . então vou entrar com mandado de segurança será que vou conseguir?

    V

    Vander leeuwenhoek Terça, 21 de junho de 2016, 20h18min

    faltando 10 matérias para conseguir colar grau, fui aprovado em 9, reprovado em 1 matéria do 4º Semestre. minha dúvida é, existe alguma possibilidade no direito, na lei, alguma chance, de conseguir formar por meio de algo? Sou estudante de engenharia civil, estou executando uma obra que infelizmente não poderei me responsabilizar ou "assinar", terei que terceirizar a obra. Doutores advogados, poderei eu fazer ou usar algo a meu favor ? penso eu tantos meios de driblar algo que ocorre com uma pessoa que no óbvio é impossível, negado, indeferido, daí então, que surge o advogado e contorce a situação. me pergunto, será possível que pra mim,não à solução??

    C

    Carlos Adalberto Costa Quarta, 17 de agosto de 2016, 11h02min

    Minha filha pode se formar em Educalção mesmo tendo sido reprovada em uma materia?

    Aguardo resposta o mais rápido possivel.

    Um abraço.

    C

    Carlos Adalberto Costa Quarta, 17 de agosto de 2016, 11h05min

    Minha filha pode se formar em Educação Fisica, mesmo dependente em uma materia?
    Aguardo uma resposta masi rápido possivel.

    Um abraço.

    Davidson Queiroz

    Davidson Queiroz Quinta, 18 de agosto de 2016, 13h34min

    Boa Tarde. Estou terminando a faculdade esse semestre com TCC e tudo. Posso colar grau no próximo semestre.
    Ex: Não colar esse semestre e deixar para o outro?

    Juliana Pires

    Juliana Pires Quarta, 31 de agosto de 2016, 19h26min

    Boa noite!

    Estou no ultimo semestre da faculdade, depois estava com 2 matérias pendete, depois que fiz a rematricula por ser turma ENADA o coordenador me impediu de participar da prova e estou agora bloqueada na faculdade. o que faço

    Tiago Passos Guimarães

    Tiago Passos Guimarães Quinta, 08 de setembro de 2016, 13h42min

    Voce pode participar da colação de grau se ela for simbolica ou simbolica+oficial, se for apenas uma outorga de grau oficial voce nao pode participar! Estou na mesma situaçao!

    R

    richelle kelman Sexta, 07 de outubro de 2016, 12h21min

    gente minha colação de grau seria agora dia 20/12/2016, porem estou cursando uma disciplina em outra instituição, porem como é federal eles sá vão lancar as notas em janeiro! Será se consigo atraves da justiça conseguir fazer a colação de grau especial? porque vai está tudo ok em janeiro e a colação da minha instituição é em dezembro

    Isabel Dyane Marques

    Isabel Dyane Marques Quinta, 18 de maio de 2017, 15h36min

    Que absurdo, querer colar grau sem ao menos ter terminado o curso. Atitude infantil. Sem falar que é super chato!! Afff

    Cristiana Marques Advocacia

    Cristiana Marques Advocacia São Paulo/SP 333360/SP Sexta, 19 de maio de 2017, 18h06min

    Olá!

    Tudo bem?

    Prezados devo salientar que existe a possibilidade de abreviação do curso no caso de extraordinário aproveitamento curricular. Conforme disposto na Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, prevê em seu artigo 47:

    Art. 47. Na educação superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

    § 2º Os alunos que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos, demonstrado por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, poderão ter abreviada a duração dos seus cursos, de acordo com as normas dos sistemas de ensino. (negritei)

    Essa tese é usada para Antecipação de Colação de Grau nos casos de aprovação em Concurso Público e aprovações em Vestibulares para cursar ensino superior.
    Espero ter ajudado.
    Atenciosamente,
    Dra. Cristiana Marques