Boa noite. Encontrei um perfil no Facebook, com meu nome verdadeiro e minhas fotos! Alguém fez um perfil e esta se passando por mim. Estou apavorada! O que devo fazer, além de denunciar ao site? Isso não é falsidade ideológica? Ir à polícia resolve? Não sei o que fazer, estou com medo, até apaguei todas as minhas informações do meu perfil verdadeiro! Só não deletei porque fiz a denuncia ao facebook e quero ver se eles tomam uma providencia. O que mais devo fazer? Obrigada pela atenção.

Respostas

23

  • 0
    A

    Alexandre - MS Domingo, 10 de julho de 2011, 1h54min

    denuncie ao site a falsificação e convença seus amigos a fazerem o mesmo.

    se nao houver resultado, ou demorar vc pode entrar com uma ação de oribrigação de fazer contra o site.

    da pra pedir antecipação da tutela para que o juiz determine que o site exclua seu perfeil em 24 horas, por exemplo. da ate pra pedir danos morais, mas acho dificil.

    encontrar o culpado já é muito dificil. melhor so retirar do ar mesmo.

    procure a defensoria publica

  • 0
    ?

    Deca1971 Segunda, 11 de julho de 2011, 0h25min

    Eu sei quem fez essa idiotice! Dá para fazer algo?
    Obrigada

  • 0
    A

    Alexandre - MS Segunda, 11 de julho de 2011, 3h29min

    bem, a pessoa que fez a pagina fake cometeu crime (quanto a isso deve ser visto o caso com mais detalhes) e na área civel gerou danos (nao sei se te difamou, mas mal estar ele causou)

    assim, possivel noticiar o crime na delegacia para abertura de inquerito, bem como uma ação civel para reparação dos danos.

    mas na pratica, seria muito dificio provar isso. a google, por exemplo, tem politica de nao quebrar sigilo de usuarios (é assim que ela chama). a empresa nao obedece ordem judicial para informar qual IP criou a conta.

    entao, apesar de possivel, na pratica provavelmente nao teria resultado.

  • 0
    ?

    Deca1971 Segunda, 11 de julho de 2011, 22h53min

    Boa noite Alexandre
    Escrevo para agracer por tua orientação. Fiz o que sugeriu primeiro: denunciei a meus amigos (alguns ate de fora do Brasil) também denunciaram o perfil falso.Mas como eu sabi quem fez isso, tomei coragem e escrevi para o covarde, e para a familia dele inteira, para namorada etc... contei da denuncia e disse q "meu advogado" me instruiu a abrir processo, que fui até a polícia federal, a embixada do pais dele, etc... Não sei o que deu resultado , mas o fato é que o perfil foi tirado do ar! Muito obrigada pelas dicas.
    Andrea

  • 0
    A

    Alexandre - MS Segunda, 11 de julho de 2011, 22h55min

    muito bom Andrea, fico feliz.

  • 0
    ?

    Deca1971 Segunda, 11 de julho de 2011, 23h00min

    E desculpe pelos erros de ortografia!
    Obrigada!

  • -1
    D

    Deiva Magalhães Terça, 09 de abril de 2013, 16h29min

    Estou com o mesmo problema, uma pessoa criou um perfil fake com as minhas fotos (https://www.facebook.com/aline.silveira.5661). Já denunciei para o Facebook, mas eles responderam que não viola as normas deles. O que faço???

  • 0
    J

    Julianna Caroline Terça, 09 de abril de 2013, 17h36min

    Já foi retirado do ar, Deiva. Não funciona mais o link.

  • 0
    J

    Julianna Caroline Terça, 09 de abril de 2013, 17h36min

    Já foi retirado do ar, Deiva. Não funciona mais o link.

  • 0
    G

    Guilherme Rosário Terça, 09 de abril de 2013, 17h45min

    Cara Deiva,

    você poderia ter feito uma ata notarial em um Tabelionato de Notas, para eventualmente propor uma ação judicial buscando a identificação de quem criou aquele perfil.

  • 0
    B

    Bruno Vinicius Terça, 30 de abril de 2013, 12h00min

    Ir à delegacia e apresentar uma queixa, isso é "crime de falsidade ideológica", como você mesmo apresentou no título. Não adianta entrar em contato com o site ou facebook, faça valer seus direitos.

  • 0
    C

    CAFS Terça, 30 de julho de 2013, 10h02min

    Vamos lá, em princípio, analise na sua cidade, se possui alguma delegacia especializada em crimes cibernéticos. Feito isso, se a resposta for não, dirija-se a uma delegacia mais próximo para realizar uma queixa-crime referente a esse crime.



    PRECISAMOS ENXERGAR OS CRIMES CIBERNÉTICOS COMO REAIS. O PREJUÍZO PODERÁ TORNAR-SE MAIOR DO QUE ACREDITAM NA ATUALIDADE.

  • 0
    D

    Desconhecido Quinta, 01 de janeiro de 2015, 19h42min

    meu amigo teve o perfil raqueado,e usaram ele para se cominicar com uma moça e expor as fotas dela intima ao publico no facebook,denunciaram o perfil dele para o facebook e abriram um boletim de ocorrencia ,so que o coitado nao sabia de nada ate eu ver e avisar a ele oque estava acontesendo,logo ensiguida ele entrou e desativou a conta ,isto pode dar poblemas para ele com a justiça?

  • 0
    Rodrigo Dos Santos

    Rodrigo Dos Santos Segunda, 04 de maio de 2015, 11h00min

    Primeiro, que para a pessoa ser acusada por falsidade ideológica, a pessoa tem que usar o perfil para cometer algum crime, obter vantagem, ou denegrir a imagem da propria pessoa, se não acontece nada disso, o maximo irão tirar a pagina do ar. Não precisa fazer tanto alarde, se nada disso ocorreu.

  • 0
    Jubs Morais

    Jubs Morais Quarta, 03 de junho de 2015, 15h28min

    Gente, o meu caso é parecido com esse, só que no caso um garoto está se passando por outro, mas não quer confessar o que está fazendo. Na foto do whatsapp dele está a de um rapaz, e eu encontrei, por um acaso, o whatsapp verdadeiro deste rapaz, o facebook, e o insta. Queria descobrir, mas sem usar a polícia, se isso seria verdade, só que não sei o que fazer, como proceder. Gostaria de saber qual medida tomar, mas sem envolver policiais nisso, não ainda, gostaria de levar o caso já com a certeza da mentira, para denunciar como falsa identidade, está correto?

  • 0
    Diego Ferreira

    Diego Ferreira Quinta, 11 de junho de 2015, 23h11min

    Tem pessoas usando minha foto em perfil falso, acredito que sei quem é, já realizei a denunciei ao Facebook, meus amigos também denunciaram, porém o Facebook informa que o perfil não viola os nossos Padrões da Comunidade.affs o que fazer?

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • 0
    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 23 de julho de 2015, 23h14min Editado

    LIVIA

    Através de AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER com pedido liminar é possível remover imediatamente perfil com nomes ou fotos falsos no FACEBOOK.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

  • 1
    A

    Andressa Joyce Quarta, 18 de novembro de 2015, 10h48min

    Bom dia , tão passando por um perfil falso aqui me faltando com respeito me assediando , e um cara obsessivo , já pessei por isso uma vez e bloquei só que agora ele está com um perfil novo , queria que apagasse o perfil dele da rede social , isso já ta virando quase um caso demais sério

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.