Viseira levantada de capacete de moto
Nós motociclistas temos um grande problema com os assaltos, onde não podemos comprar a moto que queremos pois nos matam primeiro para roubar a moto depois. Temos ainda o problema das vias públicas mal iluminadas, mal asfaltadas, esburacadas, faixas de pedestres e pinturas de solo escorregadias em dias de chuva, etc, etc e muita etc. Ainda temos o problema de alguns motoristas que não possuem a menor noção de respeito com o próximo, e também alguns que odeiam motociclistas por causa de um grande número de maloqueiros, nóias e tranqueiras que se utilizam de motos. Todos pagam por causa de alguns, que aliás, são muitos. Já era um problema as perseguições da PM, CET e outras "espécies" de fiscalização que acham que colocam todos os motociclistas numa mesma frigideira, e fritam sem adição de gordura. Agora tem, vou usar as palavras garrafais: TERRORISMO que nos foi imposto por algum iluminado que criou uma lei estúpida onde a viseira aberta é multa gravíssima e cara, 7 pontos na CNH, uns três meses de suspensão do direito de dirigir e obrigação de curso de reciclagem. É algo extraordinário ser obrigado a ficar com a viseira fechada estando parado no semáforo, sendo que alguns são bem demorados de abrir. Nos dias de intenso calor é um sufoco, nos dias de frio, a respiração embaça tudo, nos dias de chuva e neblina, em muitos casos é impossível enchergar com a viseira fechada, pois capacete não tem ventoinha, desembaçador, limpador de parabrisa e não dá para usar uma flanelinha debaixo de chuva (ainda pode ser multado por pilotar só com uma das mãos). Nunca sai de casa com o medo de me arrebentar ou morrer num assalto, mas agora, com a perseguição baseada numa lei tão ignorante, é uma coisa extremamente desagradável ver um PM ou marronzinho na rua. Pelo jeito, é melhor ir para o Paraguai por que aqui realmente está insuportável.
me referindo exclusivamente a obrigatoriedade do uso da viseira...
...como nao poderia ser diferente, as leis têm uma razao de existir, possuem justificativas, causas que a tornam necessarias e mesmo fundamentais.
no exemplo da obrigatoriedado da viseira no capacete, nao se exige grande esforço intelectual para concluir que a fragilidade dos olhos, a exposição propria das motocicletas e a velocidade alcançada pois este meio de transporte torna fundamental a proteção que ela representa.
aqui abro um parenteses para mencionar que sua segurança tambem é interesse do Estado na medida em que caso vc sofra um acidente sairam dos cofres publucos os valores necessarios no tratamento.
assim, uma solução para eventual descorforto causado por elas deve ser buscado no campo da tecnologia, mas nao mediante a desobrigação legal de seu uso.
Por que nas competiçoes moto/automobilísticas, os competidores usam capacetes fechados e não reclamam com seus diretores quanto ao uso da viseira aberta? Será que eles também não se incomodam no calor, na chuva. Quantas pessoas estão envolvidas, para que uma resolução que visa a segurança dos nossos motociclista nas vias públicas. E como já foi dito anteriormente a desobrigação legal de seu uso é inviável para o bem comum.
Fui claro em dizer da obrigação excessiva do uso da viseira fechada com a moto PARADA, andando é óbvio que deve estar fechada. Se numa chuva , neblina, fachos excessivos de luz contrária tanto de faróis desregulados ou dos que usam lâmpadas de Xenon, se houver a necessidade de abrir a viseira em breves momentos para se enchergar alguma coisa, é um risco que se corre. Mas é de consenso a todo motociclista de bom senso o uso de um óculos de proteção sob o capacete, tanto escuro ou um destes óculos de segurança sem grau. Será que mesmo estando totalmente parado num semáforo corre-se tanto risco assim, ao abrir uns 3 cm da viseira para ventilação? Cada país tem a legislação que julga melhor para proteger seus cidadãos, mas algumas coisas dão a impressão de serem um tanto ridículas, por exemplo: na Califórnia, nos Estados Unidos, não é obrigatório o uso de capacete e a maioria não o usa, porém exigem que as motocicletas andem e parem enfileiradas uma atrás da outra no trânsito ou junto ao semáforo fechado, formando filas enormes. Não sei o fundamento e importância disto, mas lá é exigido e seguido à risca. Aqui tem também o adesivo refletivo no capacete que é do tamanho de um dedo que presumem ajudar alguma coisa na visualização. Se você não o tiver, multa de quase R$ 200,00, 7 pontos na CNH, uns três meses de suspensão do direito de dirigir inclusive carro, que não tem nada a ver com capacete, curso de reciclagem, fora a canseira nos órgãos públicos. Dá a impressão que nenhum destes iluminados que fazem as leis de trânsito foram capazes de pensar que o corpo de um motociclista é bem maior e muito mais aparente do que um minúsculo adesivo na cabeça, que não refletem absolutamente nada. Todas as jaquetas de couro e todas as capas de chuva são de cor preta e muitas sem refletivos algum. Não poderiam fazer uma lei obrigando os fabricantes de capas de chuva a produzirem este artigo de cor amarela, laranja, verde limão ou ao menos com as devidas listras nas costas nesta cor. Um motoboy usa uma blusa por baixo da capa para se aquecer, pois ela não faz isso, e também é obrigado a usar um colete refletivo sobre a capa de chuva. É muito pano para a manga. Se preocupam com detalhes ínfimos e não atentam para o tamanho cada vez mais minúsculo das laternas traseiras e piscas de algumas motos modelo 2012, fora o facho de luz dos faróis que irritam os motoristas e não iluminam nada à frente. E pior que muitas motos não tem nem o botão para poder desligar o farol numa condição desta, pois ligando a moto ele já funciona. Quando não se sabe o que fazer ou há dúvidas, façam o bom uso da humildade: perguntem, colham informações, vejam estatísticas, procurem saber e raciocinem, para depois fazer algo que vai influenciar a vida de milhões, às vezes criando mais problemas do que soluções. Quantas vezes peguei por aí estes manuais, dicas de orientação, panfletos, jornais, etc, criados por órgãos de trânsito em campanhas educativas, que dizem tudo que qualquer motociclista sabe, que ao final não dizem nada. Seria o mesmo que dizer sobre probreza para pobres, vai resolver falar daquilo que já se sabe? Nunca vi orientações de como engrenar a marcha correta numa curva, como proceder para desviar de buracos, areia, óleo e lombadas na pista, quando não se deve passar no corredor dos veículos,etc . Só quem dirigiu caminhão ou ônibus tem a verdadeira noção do que é este tipo de veículo, então, como se portar junto ao fluxo destes veículos também é importante até para motoristas. Para quem anda de moto a 30 anos e já bateu, caiu, foi derrubado, foi jogado para fora da pista, levou colisão traseira (por erro dos outros), foi multado de forma errada colecionando 12 recursos ganhos, teve 21 pontos lançados na CNH de multas que não eram minhas, etc, a experiência de quem está na rua deve ser levada em consideração. A teoria é bonita, mas a prática pode ser bem diferente. Muitas vezes aquilo que a gente pensa é bem diferente daquilo que as coisas são de fato.
As viseiras dos capacetes dos pilotos de fórmula 1, stock car e outros tipos de competição não são fixas e quando estão parados, eles também a abrem para ventilar senão embaça tudo. Elas são quase a metade do tamanho da viseira de um capacete de moto. O Ivanhoé a prova de fogo é longo para proteger o pescoço e segue até o interior do macacão, impedindo totalmente a entrada de ar por baixo do capacete. Quando o veículo está em movimento, há dutos e entradas de ventilação em lugares estratégicos no capacete, porém não funcionam parados, pois trabalham sobre ventilação forçada do exterior ao interior do capacete.
Ando de moto tbm ...e ja fui vitima deste codigo de transito inutil. No meu caso, eu estava transitando com a viseira abaixada, mais ela eh espelhada pq tava de dia e muito sol. Fui parado numa blitz e o policial me multou dizendo que essa viseira teria de ter um adesivo dizendo "uso diurno" -.- ...o capacete era importado e a viseira n tinha isso, acabei levando uma multa de 7 pontos gravissima e posso perder o direito de dirigir por caUsa dessa besteira.
Eu acho o CTB mt mau elaborado. Me digam amigos, se deixar de ter uma etiqueta apenas como orientacao sobre ao uso é mais perigoso do que andar na contra mao( multa esta que eh considerada apenas grave 5 pontos) ....fiz um recurso junto qo meu advogado, e ja tem 3 meses, to aguarndo a resposta....
acho que neste caso nem é um "defeito"da Lei mas sim sua interpretação/aplicação sem o minimo de bom-senso.
ora, claro que um motociclista parado nao fica obrigado a manter a viseira fechada. o fato relatado pelo Usuário Francisco é ridiculo, e tal conclusão nao demanda conhecimento jurídico.
mas veja-se que a lei preve a possibilidade de recurso administrativo no caso do motorista nao concordar com a multa.
eu procurei por um repertorio de deciões do CETRAN (julga em ultima instancia os recursos) mas nao consegui.
aqui vai um roteiro simples de como recorrer de multas de transito:
http://www.tudolink.com/dicas-recorrer-multas-de-transito-detran/
Alexandre
É mais fácil saber quem é quem em suruba de minhoca, do que interpretar o nosso CTB.
Veja o que diz o site (http://www.parana-online.com.br/colunistas/120/52482/?postagem=CAPACETE+NAO+E+EQUIPAMENTO+OBRIGATORIO+DE+VEICULO)
Autor: Marcelo José Araújo (Advogado e Consultor de Trânsito. Professor de Direito de Trânsito e Presidente da Comissão de Direito de Trânsito da OAB/PR)
Caro Alexandre - MS:
Se informe quanto a obrigatoriedade de ficar com viseira fechada com a moto parada. Em São Paulo, as motos do policiamento de trânsito ficam autuando os motociclistas com viseira aberta que param no semáforo vermelho. Sou funcionário público com uma função relacionada ao controle de tráfego de veículos oficiais e de veículos em estacionamentos e vias internas públicas e fiz cursos sobre a legislação de trânsito. O que eu disse é uma realidade, porém, em razão de ser uma lei míope, conversando com agentes de trânsito, GM's e PM's pude constatar que a maioria deles não a aplicam no cotidiano do seu trabalho de fiscalização, pois entendem que há uma desproporção descabida numa punição exarcebada para um ato simplório. Por exemplo: ganhei um capacete de excelente qualidade, onde só a viseira de cristal tem 1 mm de espessura (aguenta até uma tijolada), fora os demais acabamentos e itens de segurança bem modernos (tem até óculos escuros interno acionado por botão), porém, como veio direto dos EUA, não posso usar. Mas as porcarias ao custo de R$ 35,00, que são uma casca de ovo, não protegendo o queixo e a face, por ter o selo do Inmetro, aí pode. Se eu usar o capacete americano, que certamente me protege muito mais, corro o risco de multa de quase R$ 200,00, 7 pontos na carteira, obrigatoriedade de fazer curso de reciclagem e suspensão do direito de dirigir por alguns meses (nem a bendita carreta que atrapalha o estacionamento de todo mundo pela manhã poderei mais manobrar).