verificação de vazamento na coluna do prédio
Minha mãe foi informada que o apartamento embaixo do seu estava com infiltração. O profisional que ela contratou constatou vazamento nos canos de água quente e ela começou a obra de substituição do encanamento.Desde o dia em que soubemos do vazamento até hoje, o registro de agua do banheiro(onde foi encontrado o vazamento) está fechado. O problema é que o síndico fechou o registro geral (relativo a coluna dágua do banheiro social) de todos os apartamentos do memso bloco alegando que o registro do apartamento dela não estaria funcionando. Logo no início da obra com a parede quebrada, verificou-se que não era o caso. Abrindo por poucos instantes o registro do banheiro aparece água no cano exposto. Fechando o registro nada aparece. O síndico não abre o registro geral (o registro do banheiro continua fechado durante a obra) para testar se também existe vazamento na coluna do prédio. Tampouco contratou um empresa para verificar se há vazamento na coluna e em na altura de qual apartamento. Ele nos consttou e quer que quebremos o banheiro na altura da coluna para verificarmos se tem vazamento na coluna na altura do nosso apartamento. O que devemos fazer? O síndico pode nos obrigar a quebrar para tentar saber se há vazamento de responsabilidade do condomínio? Ele não teria fazer um teste abrindo o registro geral?
Com certeza. A questão é como resolver. De 2 de julho até ontem o registro geral de uma coluna ficou fechado. Para a realização de testes não é necessário fechar o registro do apt e abrir o geral? Como se conclui que determinada coluna do prédio está com problemas? Quebrando todos os apartamentos até termos certeza se há ou não vazamento na coluna?
vilma3
Para se fazer os teste e vê de onde vem o vazamento , o síndico tem que abrir o registro geral e aguardar e vê no que vai dar. A partir daí , fechar seu registro e fazendo o teste. Com isso saberá dizer de onde vem o vazamento.
Caso você quebre a parede do seu banheiro e comprovar , que o vazamento é do cano mestre, o condomínio tem que assumir toda as despesas com a obra. Agora se o vazamento for do seu ramal ( que sai da coluna mestre para seu apto)te pertence, aí você assumi tudo, até o conserto do apto abaixo.
Teste tem que ser feito com a água quente e água fria.
Todo cuidado, chame um bom profissional para este tipo de obra.
Boa sorte
Marisa,
Uma moradora não acreditando na gente, chamou caça vazamento pagou e até hoje ela esta esperando o resultado. Eles não conseguiram achar nada e acabou nós do condomínio achar o que estava estourado, sem ter que gastar um centavo. Isso é o pior, pois achamos e depois somos chamados de incompetentes.
Coisas da vida,mas ninguém merece
Abraço
Obrigada a todos. Chamamos o Caça vazamentos e o vazamento era do nosso banheiro memso. A obra foi feita e agora vamos resolver os danos no apartamento de baixo. E aí, mais uma dúvida: como fazer para estipular os custos? Segundo o apt de baixo a pintura e o sinteco foram danificados. Devo pedir orçamentos a mais de um fornecedor e repassar o valor médio a ele? Ou sou obrigada a pagar o que ele disser?
Ai ai,
Quando aconteceu isso comigo eu dei o dinheiro na mão da pessoa e ela mandou fazer o conserto. Ao menos foi um profissional da escolha dela (muito justo já que a casa era dela) e eu me livrei da dor de cabeça.
Agora se eles quiserem um preço exorbitante acho que você tem o direito de negociar.
Abraços
Estou numa encruzilhada. O proprietário do apartamneto me enviou um orçamento 100% mais caro do que o preço de mercado. O argumento dele é que se o trabalho não for realizado pelos profissionais que ele indicar, nos quais confia, eu terei de arcar com os custos da diarista dele para acompanhar o trabalho. E, segundo ele, os custos serão equivalentes. Ou seja, fico sem saída. Legalmente o argumento dele é defensável? Se eu orçar os reparos, subindo um pouco o preço de mercado, e propor a ele, ele tem respaldo legal para se recusar a receber a quantia?
Obrigada pela indicação. Farei isso. Mas, fora o pagamento dos reparos q. sem dúvida são responsabilidade de quem, mesmo involuntáriamente, provocou a infiltração, eu devo mais algum tipo de ressarcimento a ele? Por exemplo, ele disse que não pode ficar no apartamento durante os reparos, neste caso eu preciso pagar um hotel para ele?
Sob o rigor da análise, sim. Porém, em mais de 30 anos na área, estou pra conhecer alguém que tenha feito tanto pra reparar um dano de vazamento. Negocie algo sensato. Ademais, dependendo do tempo que esse vazamento exista, pode ser que não tenha sido tudo de sua responsabilidade. Há pessoas que sabem que sua unidade possui um vazamento, corrigem depois de um mês de prejuízos e ninguém fica sabendo.....