Como alterar/substituir sobrenome?

Há 14 anos ·
Link
· Editado

Olá, gostaria de orientação quanto à possibilidade de se alterar o sobrenome. Tenho 2 sobrenomes: o sobrenome de solteiro de minha mãe (proveniente de seu pai, meu avô materno) e o sobrenome de meu pai.

Meus pais são separados e desde a mais tenra idade, fui criada pela família de minha mãe, tendo pouco contato com meu pai. Apesar de ele ter me registrado, passou a me rejeitar após separar-se de minha mãe. Eu passava meses sem vê-lo, sendo que ele pouco contribuiu financeiramente para minha manutenção e nunca demonstrou qualquer tipo de interesse ou afeto em relação a mim. Nunca tive qualquer tipo de vínculo com ele, o qual era como um parente distante que eu raramente via ou conversava.

Sou, entretanto, muito próxima da família de minha mãe, especialmente minha avó materna, uma mulher forte a quem admiro, que me criou e a quem tenho como referencial tanto materno quanto paterno.

Como já disse, tenho o sobrenome de meu pai como meu último sobrenome, o que me causa grande insatisfação e até mesmo constrangimento, pois não me identifico com essa parte de minha origem (que é apenas biológica), e não tenho qualquer vínculo com sua pessoa ou sua família; na verdade, sequer conheço meus tios/primos/etc.

Gostaria de saber se eu poderia substituir meu último sobrenome (o sobrenome paterno) pelo sobrenome de minha avó materna, que foi quem me criou e cujo sobrenome eu gostaria muito de portar.

Sei que a situação pode parecer boba, mas é motivo de grande chateação para mim, até mesmo porque trata-se de meu último sobrenome, o qual é o mais utilizado.

Já pensei em talvez pedir um exame de DNA e caso o resultado fosse negativo, pedir a mudança de sobrenome, mas infelizmente tenho certeza de que sou filha biológica do cidadão em questão.

Aguardo ansiosa pela opinião/orientação de vocês profissionais. Muito obrigada pela atenção.

Marina

112 Respostas
página 4 de 6
Ana Claudia Ribeiro
Há 10 anos ·
Link

Entao posso substituir pelo nome da minha avo parte de mae? Grata fico feliz.

Imagem de perfil de Herbert C. Turbuk - Advogado
Herbert C. Turbuk - Advogado
Há 10 anos ·
Link

ANA

Sim, mas a probabilidade de conseguir será maior se tentar substituir por sobrenome avoengo paterno. E seu o seu pai concordar por escrito também ajudará. Tudo porque o sobrenome que pretende substituir é o dele.

HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com

Larissa
Há 10 anos ·
Link

Olá Dr. Herbert,

Meus irmãos e eu somos filhos de mesma mãe e mesmo pai, porém meu pai nos registrou de forma diferente. Meus irmãos tem os sobrenomes "Chueng da Silva" e eu "da Conceição Silva". Isso sempre me causou muito incômodo, as pessoas costumam nos chamar de "Chueng" por ser o nome de guerra do meu pai. Tenho um grande apreço pela família Chueng e sinto não possuí-lo, como também sinto por ser diferente de meus irmãos e me chamarem de adotada e coisas do tipo, não gosto nem de citar meu nome completo de tanto incômodo. É possível que eu passe a me chamar "Larissa Chueng da Silva" ? E ao me casar, caso queira substituir o Silva pelo sobrenome de meu cônjuge, se daria normalmente? Desde já, muito obrigada.

Imagem de perfil de Herbert C. Turbuk - Advogado
Herbert C. Turbuk - Advogado
Há 10 anos ·
Link

LARISSA

A certeza é que poderá incluir o outro sobrenome paterno CHUENG e em qualquer posição (pela via judicial) e que poderá substituir o sobrenome DA SILVA pelo sobrenome do cônjuge (ao se casar).

HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com

Larissa
Há 10 anos ·
Link

Muito obrigada. Pelo que entendi, se posso colocar em qualquer ordem, poderia passar a ser CHUENG DA CONCEIÇÃO SILVA, e ao me casar, já que devo manter ao menos um sobrenome. Poderia ficar LARISSA CHUENG + SOBRENOME DO MARIDO.

Procede? Desde já, muito obrigada pela prontidão Parabéns pelo trabalho.

Imagem de perfil de Herbert C. Turbuk - Advogado
Herbert C. Turbuk - Advogado
Há 10 anos ·
Link

LARISSA

Se o CONCEIÇÃO for sobrenome é possível. Mas se for segundo prenome não é possível alterar a posição e nem excluir ao se casar.

HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com

Ana Claudia Ribeiro
Há 10 anos ·
Link

Oi o nome dos meus avos parte de pai sao Abilio rebola E maria do carmo rebola ela ate casou depois e mudou o sobrenome porque tambem nao gostava. Entao como eu ficaria com sobrenome carmo se for sobrenome, ou procuraria outro sobrenome da familia do meu pai

Ana Claudia Ribeiro
Há 10 anos ·
Link

Gostaria de inclui o sobrenome da minha mae eunice de andrade e tirar o sobrenome do meu pai E ficar como ana claudia de andrade ribeiro.grata

Ana Claudia Ribeiro
Há 10 anos ·
Link

E quanto tempo demora esse processo de mudanca de nome. Grata

Imagem de perfil de Herbert C. Turbuk - Advogado
Herbert C. Turbuk - Advogado
Há 10 anos ·
Link

ANA

Excluir ou substituir sobrenomes que não sejam constrangedores não é possível. Incluir sobrenome materno é possível. Para as demais dúvidas veja o site abaixo.

HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com

Ana Claudia Ribeiro
Há 10 anos ·
Link

Grata

Imagem de perfil de Herbert C. Turbuk - Advogado
Herbert C. Turbuk - Advogado
Há 10 anos ·
Link

ANA

De nada. Sempre as ordens.

HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com

Carlos Eduardo
Há 10 anos ·
Link

Olá, me chamo Carlos Eduardo Isabel da Silva. Minha mãe se chama Terezinha Maria Faria Isabel da Silva e meu pai Adílio Teixeira da Silva. Como já tenho 18 anos, gostaria de saber se é possível a substituição do sobrenome materno "Isabel" pelo "Faria", pois desde sempre tive muitos constrangimentos com esse sobrenome por ser feminino. Ficando Carlos Eduardo Faria da Silva, já que também é um sobrenome da minha mãe. Agradeço desde já!

Imagem de perfil de Herbert C. Turbuk - Advogado
Herbert C. Turbuk - Advogado
Há 10 anos ·
Link
· Editado

CARLOS

No seu caso é possível alterar para: CARLOS EDUARDO FARIA DA SILVA ou CARLOS EDUARDO DA SILVA FARIA, como também é possível usar o TEIXEIRA de seu pai. Sendo desnecessário mencionar que deve ser pela via judicial e por advogado.

HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com

Amanda Lacerda
Há 10 anos ·
Link
· Editado

Olá ! Meu caso é inédito aqui.Tenho duas dúvidas. O nome da minha filha é Yuki Souza Pedrosa, antes de ela nascer eu e o pai dela escolhemos um nome Japonês, porém esse nome é confundido com nome masculino pela proximidade com o nome Yuri. Já tive vários problemas com isso, inclusive nas festas da escola e até mesmo quando é solicitado uma roupa ( Para a semana da criança, por exemplo ) ela sempre recebe lembrancinhas e roupas masculinas ( Ela recebe azul igual a dos meninos ). Isso está ficando sério, tudo que envolve o nome Yuki é relacionado a meninos. Em consultas, matrículas etc. As pessoas sempre se referem " O Yuki " Sempre dizem ELE. A segunda dúvida é sobre o sobrenome, depois do meu nome vem o sobrenome Lima, no dia que o pai foi registrar minha filha eu estava internada com ela na maternidade devido a uma infecção e não pude ir com ele. Ele não colocou Lima como eu queria, e sim Souza. Souza também faz parte do meu sobrenome ( Mas o meu é Sousa, com S ). Me chamo ....... Lima .... De Sousa e gostaria de mudar isso. Quero que seja Iara Lima Pedrosa ( Pedrosa é o nome dele ). Achei injusto eu não ter o Lima no sobrenome da minha filha. Minha mãe é .... Lima e eu ....Lima. Tem um detalhe, ele fez uma tatuagem com o nome Yuki e além disso ele talvez não pense no constrangimento que a criança está passando. Se ele não aceitar a troca do nome ? Por favor me ajude e me diga se vale a pena correr atrás dessas mudanças.

Imagem de perfil de Herbert C. Turbuk - Advogado
Herbert C. Turbuk - Advogado
Advertido
Há 10 anos ·
Link

AMANDA

É possível alterar o prenome e o sobrenome dela pela via judicial. Mas tanto mãe como pai devem concordar expressamente no processo.

HERBERT C. TURBUK www.hcturbuk.wix.com/mudarnome

Neto Ana Paula Cruz
Há 10 anos ·
Link

Dr. HERBERT C. TURBUK minha esposa me questionou algo que não havia pensado.

Quando nos casamos ela colocou meu sobre nome, como de costume. Eu no entanto não tinha interesse em colocar o dela em meu nome.

Mas como seria no caso de querer, pois meu nome é o nome do meu Avô. Portanto meu nome tem o "Neto" no final. Como seria nessas circunstâncias. "Filho"; "Junior"; "Sobrinho"; "Neto", etc. Obrigado.

Imagem de perfil de Herbert C. Turbuk - Advogado
Herbert C. Turbuk - Advogado
Advertido
Há 10 anos ·
Link

NETO

Qualquer alteração no nome de quem possua agnome, este agnome tem que ser excluído.

HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com

Imagem de perfil de Herbert C. Turbuk - Advogado
Herbert C. Turbuk - Advogado
Advertido
Há 10 anos ·
Link

ANA

Somente através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é que será possível substituir o sobrenome REBOLA por algum sobrenome avoengo. O processo judicial não é gratuito, pois envolve taxas judiciais e honorários advocatícios. Veja mais no site abaixo.

HERBERT C. TURBUK www.alterarnome.blogspot.com

Giselly
Há 10 anos ·
Link
· Editado

Boa Noite, Minha História é muito parecida com a da MarinaB. Eu nunca vi meu pai e não vou ver porque ele morreu quando eu tinha uns 16 anos. Minha família é a família de minha mãe e eu só tenho o sobrenome dele. Gostaria de retirar e deixar somente o sobrenome de minha mãe. É possível? Agradeço.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos