Posso ser Reprovado na Investigação Social da PMERJ ?
Peço ajuda a alguém sobre minha situação. Fui aprovado no concurso da PMERJ , serei chamado esse mês para as etapas do certame , já estou preparado paro o Físico, Saúde e Documental. Só tem uma etapa que estou receoso, a Investigação social , Pois a pouco tempo trabalhei em um lugar , cujo nesse tal comecei ser assediado pela minha Supervisora (casada) diga-se de passagem e pela Recepcionista, pelo fato de eu ser comprometido , recusei diversas vezes tais assédios. A partir dai minha supervisora começou me perseguir , mudando meus horários tendo em vista q sou universitário inclusive cheguei a perder Provas , não aguentando mais esse tipo de " abuso de autoridade" conversei com a dona do estabelecimento , pedindo para q me trocasse de unidade , ela me negou alegando q eu era o melhor vendedor da unidade , e q me trocaria se eu dissesse o Motivo, não omiti e contei tudo , dias depois a tal supervisora me demitiu, posteriormente fui chamado pela propietaria a retornar , mas não aceitei. apos dois meses recebi uma ligação da Delegacia , fui la pra saber o q se tratava , ao chegar fui noticiado que a Supervisora e a recepcionista foram até a DP e fizeram uma ocorrência contra mim , alegando INJURIA art. 140 e AMEAÇA art. 147 . Essa tal "ameaça" elas relataram que uma faxineira q trabalha lá tinha dito a ela , que conversou comigo e eu disse q me "vingaria" delas, rapidamente, fui ate a residencia da faxineira q por sinal é muito minha amiga e ela relatou que tal comentário é mentiroso até porque eu não o tinha feito mesmo , e ela se propôs a falar tanto na DP quanto em Juízo se for o caso , q tais alegações dela são mentirosas. E quanto a INJURIA também conseguir uma testemunha ao meu favor afirmando que tais assédios delas são verdadeiros.
Recentemente retirei uma certidão criminal e " NADA CONSTA " esses fatos ocorreram a 2 meses , meu depoimento na semana passada , queria que algum ser iluminado desse fórum pudesse me ajudar , pois tenho receio que na Investigação social vão pedir qualquer B.O em meu nome , e se tal pode implicar na minha reprovação do certame . Pois até então nunca tive problema nenhum com a justiça , e pelo o contrario servi durante 6 anos no Corpo de Fuzileiros Navais tendo dado baixa com HONRA ! aguardo orientação desde já obrigado !
Olá irmão,
O primeiro passo é saber se há inquérito policial ou processo crime na justiça do seu estado/cidade. Procure se informar se, de fato, há processo judicial ou inquérito pois será muito importante para a sindicância social.
Deve haver previsão no edital de que a omissão de fato desabonador implicará eliminação e por isso você deve ter ciência se existe ou não o encaminhamento para processo crime.
Não basta a certidão da Secretaria de Segurança Pública, pois esta pode ser expedida mesmo quando houver processo crime sem sentença condenatória transitada em julgado. Para saber se há processo criminal tramitando na justiça do seu estado você deve procurar o cartório de distribuição dos feitos criminais, que geralmente fica no fórum principal da sua cidade.
Eu aconselho que não minta ou omita. A investigação levará em conta seu comportamento social, não apenas o fato isolado que cita em seu post. creio que seu comportamento no corpo de fuzileiros valerá muito para a avaliação e principalmente seu convívio social em si.
Na hora de preencher o formulário da investigação não cite artigos de leis como fez no post nem se mostre ciente de falha cometida, dê apenas o caminho, apenas para não haver omissão, relate o fato como isolado e deixando claro que não é da sua índole e que não sabe muito sobre o inquérito (se houver).
Não esconda o fato, não precisa. Se ainda assim te contra-indicarem na sindicância você procura um advogado sério, que já tenha trabalhado em processo parecido, que ele te auxiliará impetrando Mandado de Segurança.
Fique tranquilo, acredito que passa pela sindicância numa boa. Boa sorte.
Abraço.
Olá MANDRAKE
Muito obrigado pelas dicas , e sem duvidas nao omitirei nenhuma informação. E em relação a "certidão" citada foi justamente essa que tirei " Certidão de feitos criminais" aqui no fórum da minha cidade , que por sinal demorou 15 dias para ser confeçionada e na mesma " NADA CONSTA".
E em relação ao formulário a ser preenchido , eles pedem copia de qualquer B.O que conste seu nome , certamente entregarei o tal. MANDRAKE tb tenho a cópia do meu depoimento citando os fatos verdadeiros e o nome das testemunhas a meu favor , vc acha que seria importante eu anexa-las ao B.O no ato da entrega?
E por finalizar no edital diz o seguinte em relação a isso :
14.1.4.2. Será reprovado o candidato que tenha sido eliminado em concursos anteriores na PMERJ no Exame Social e Documental, salvo se houver cessado o motivo daquela eliminação; bem como os candidatos condenados em sentença penal transitada em julgado por crimes ou contravenções, incompatíveis com a atividade policial militar.
Gostaria que me esclarecesse sobre essa " condenados em sentença penal transitada em julgado por crimes ou contravenções.
Ou seja o q significa sentença penal transitado e julgado?
Mais uma vez OBRIGADO e que o senhor te abençoe muito por esse ato de ajudar ao próximo !
Olá Filho de Deus,
No tocante à sua pergunta sobre anexar ou não B.O ao seu formulário de sindicância acredito que você deve decidir se quer dar menos trabalho ao pessoal da PM que fará a sindicância, já anexando essa pequena parte que você tem do boletim de ocorrência. Eu não faria isso, eu relataria o fato de forma clara no espaço lá do formulário reservado para o relato e deixaria claro que não entendo de inquérito policial nem de outros procedimentos policiais e que ELES fossem buscar informações complementares ao seu relato se achassem conveniente.
De qualquer forma, o que você tem é apenas o seu próprio relato no depoimento, transcrito e que pode expressar menos a sua verdade que o seu próprio relato diretamente no formulário de sindicância. Mas isso fica a seu critério.
Sentença penal é a decisão final no processo, onde o juiz entendeu que a pessoa processada é culpada pelo crime pelo qual foi acusada, e é nessa fase que o juiz decidirá sobre a pena que o réu deverá cumprir e tal.
Quando se fala em "transitado em julgado" ou "trânsito em julgado" quer dizer que já não há mais recurso para aquele determinado processo, que a decisão já será executada (no caso a condenação, pena), porque não houve apelação daquela sentença para instâncias superiores ou as apelações não foram aceitas. Dai começa a execução da pena imposta e é ai que já se tem o réu como culpado de fato.
Tentei simplificar pra você, espero que tenha entendido.
Um exemplo é o do jornalista Pimenta Neves, lembra? que foi condenado por ter matado a namorada e tal. Pois bem, ele foi condenado mas passou um tempão solto ne? isso porque o advogado dele recorreu da decisão que o condenou e até a decisão da apelação do último recurso possível ele continua sendo considerado inocente, mas depois de muito tempo os tribunais superiores confirmaram a condenação e ai então aconteceu o trânsito em julgado e começa a execução da pena.
Mais ou menos isso, eu não sou muito didático rss.
Então o trânsito em julgado é como:
- João foi condenado
- Apelou dentro do prazo?
- Sim
- Então vamos esperar a decisão da apelação, a pena não pode ser executada ainda e João ainda deve ser considerado inocente para todos os casos.
ou
- João foi condenado
- Apelou dentro do prazo?
- Não
- Então vamos executar a pena aplicada pelo juiz, o nome de João será lançado no rol dos culpados e acabou a inocência de João até o final da execução.
Mas lembre-se que se não há processo contra você (teve nada consta na certidão) você ainda não é réu em processo penal e não haverá "condenação transitada em julgado" contra você sem o processo.
Abraço e boa sorte.
Olá Mandrake
Obrigado entendi perfeitamente , ao contrario que pensas és bem Didático rsrssrsr.
No edital existe um paragrafo que diz que " Se o candidato omitir alguma informação sera eliminado do certame" ou seja eu tenho conhecimento sobre o B.O e inclusive tenho eté meu depoimento , entendo que nao posso correr o risco de nao levar o tal B.O pois eles podem me excluir do certame alegando que omiti o Tal pois tendo eu ja prestado depoimento mostra que tenho conhecimento do B.O .
Existe um Forum de discussões sobre esse concurso , que um candidato relata ter sido reprovado por nao te levado um B.O de 5 anos atras quando ele se envolveu em um acidente de transito e esse foi julgado e inocentado e tem a " Nada consta "criminal .
E quando falei sobre anexar meu depoimento foi apenas pelo fato de ser mais um reforço a meu favor ... pois nele existem testemunhas que estao dispostas a relatarem os fatos verdadeiros ocorridos , que por sinal é a meu favor.
Fiz contato com um " P2" amigo meu e ele disse que isso esta sendo uma "faca de dois gumes" pois pode ser q impliquem ou pode ser que nao.
Agora se puder me esclarecer um pouco de como sera a dinamica dos fatos a seguir , ou seja como sera o tramite desse B.O, tipo tempo pra ser chamado ... vai pro pequenas causas , como sao esse tipo de audiência ? conciliação? , elas poderão pedir indenização ? tenho em vista que não tenho renda e nem condições para tal.
desde ja muito grato !
Olá Filho de Deus,
Foi justamente por isso que comecei dizendo pra você não omitir nada. Mas o que quis dizer é que o fato não é o B.O, mas o que ocorreu; imaginei a necessidade de, além de informar o fato para instruir a investigação (não omitir), você também anexar informações que poderão ser solicitadas na delegacia pela comissão que efetuará a sindicância.
Portanto, se você acha necessário anexar o depoimento, além de relatar no formulário de sindicância, tudo bem. Pode ser que seja melhor mesmo.
Quanto à última dúvida é difícil responder, porque não se sabe se há inquérito policial, uma investigação em andamento, se já há relatório ou se haverá, se realmente se tornará um processo crime ou será arquivado na delegacia. Há diversas possibilidades e pelo que relata, creio que não vá te atrapalhar e se atrapalhar lembre-se de que você é inocente até o transito em julgado da sentença condenatória, princípio da presunção de inocência.
Por outro lado, você diz que "vai pro pequenas causas", é juizado especial cível ou criminal? tudo pode ser pedido, mas há princípios que regem o ordenamento jurídico, e entre eles estão a razoabilidade e proporcionalidade, as imposições devem alcançar um fim razoável e, por exemplo, não podem, em regra, empobrecer ou enriquecer as partes litigantes.
Eu ainda não sou advogado e não sei muito sobre processo penal e processo civil. Mas é por ai.
É suposição, mas creio que será a própria P2 que fará a sindicância. Não tenho certeza, e seu amigo disse ser uma faca de gumes justamente porque vários fatores devem ser vistos, principalmente o seu convívio social, suas relações com pessoas e a forma como procede na sociedade.
Abraço e boa sorte.
Boa noite. Filho de Deus, estou na mesma situação que você. Me envolvi com uma mulher e depois que terminamos ela fez um registro de ocorrência contra mim, alegando que foi ameaçada(sendo que eu nunca a ameacei) uma amiga dela disse ser testemunha do fato(que não existiu) e a acompanhou na delegacia, o nome da amiga também consta no Registro. Já estamos com audiência marcada no JECRIM da nossa cidade. Eu vou prestar o concurso quando abrir, estou estudando desde abril do ano passado. E queria saber o que ficou resolvido do seu caso? Pois pelo tempo, você hoje já deve ser um Policial Militar.
GRATO
procure relatar tudo, sem omitir nada, pois o pessoal P2 (serviço reservado da PM)irá investigar tudo sobre voce deverá ir no(poderá) serviço e na sua rua(com certeza) onde voce mora, (funciona mais ou menos assim) voce indica o seu vizinho que mora no numero 546 (suposição) da sua rua eles irão no numero 300, porque voce há de convir que se voce tem problemas com o seu vizinho que mora no numero 300, voce não vai indicar ele para falar de voce, e outra coisa Investigação social e psicotécnico não adianta entrar com advogado,posso estar errado, mas normalmente da tudo certo, pois todos nós temos alguma picuinha com colegas de empresa e tambem não irão levar em consideração o primeiro depoimento, eles irão captar outros depoimentos de outros colegas.
OLA primeira vez que participo deste site: fui aprovado em todas as etapas da pmerj 2010 mais valta a pesquisa social e tenho 2 r.o.devem esta acustumado a ouvire isso mais nao tive culpa.. o 1º foi em 2004 de agressao mais nao agredi ninguem apenas me defendi de um viciado q jogou o carro em cima de mim e meus colega e desceu do carro com a tranca do carro para me agridi eu so me denfendi ele mesmo doidao quebrou o vidro do carro eu ate cortei minha mao e fui levado ao hospital tomar ponto ele entao agiu de malandragem e foi a DP afim que eu pagasse o viodro do carro--mais foi ao jecrim e nao deu en nada q ele nao compareceu 2º RO AMEAÇA em 2010 estava trabalhando quando recebi ligaçoes de vizinho dizendo que tinha 2 mulheres agredindo minha mae chegando na DP preocurei saber o que estava acontecendo o porque as vizinhas tinam batido na minha mae e elas sabiam que tina feito prova pra policia e de sacanagen falaram q ameacei ela ''dentro da DP '' DEPOIS DISSO ELA NAO COMPARECEU AO FORUM DEU EM NADA E ESTOU COM AS 2 DECISAO JUDICIAL COMPROVANDO INSTINTA DE PUNIBILIDADE E NENHUMA CERTIDAO DE 1 A 4 OFICIO NEM DO FELIX PACHECO TUDO ''NADA CONSTA .....SERA QUE ELES VAO ME REPROVAR
Ola, galera!!! Preciso muito da ajuda de vcs... Estou me preparando para o concurso da PM de São Paulo porém tenho um pouco de receio quanto a investigação.
Quando eu era de menor tive um envolvimento em uma briga. Eu estudava a noite e estava indo pra escola como de costume; quando cheguei no ponto de ônibus, uma moça que morava na minha rua me abordou dizendo que nunca foi com a minha cara e que nunca gostou de mim. Eu estranhei é claro, nunca tive inimigos e nem faço questão de ter, porém depois de discutirmos ela veio pra cima de mim e começou a me agredir ... nós brigamos perto de todo mundo e ela conseguiu o que queria (me expor ao ridículo) porém, como ela saiu na desvantagem resolveu registrar um B.O... Certo dia quando estava em casa, recebi uma intimação na qual estavam solicitando o meu comparecimento para averiguar os fatos. Fui na delegacia no dia previsto, expliquei meu ponto de vista e como a moça não compareceu nem pra falar o seu lado da historia o delegado me aconselhou a encerrar o caso. Já se passaram 11 anos e agora eu não sei o que fazer... Por favor me ajuda, eu devo colocar isso no relatório ou devo omitir ???
Desde de já agradeço a atenção tenha uma boa noite!!!