Marido saiu de casa - abandono de lar????
Meu marido saiu de casa, sem discussões, apenas quer retornar a vida de solteiro, mas não sei oq devo fazer?? moro na casa q era da mãe dele e hj é falecido, ele ´o herdeiro. Tenho direito?? e o fato dele ter saido de casa tem algumas consequencia e relevancia??? Obrigada!
Ju hoje em dia nao existe mais o abandono de lar, pois nao justifica um casal que nao de mais certo terem mais uma convivencia obrigada e nao sir de casa so para nao caracterizar abandono de lar. Como vc disse a casa esta em nome da mae dele, ou seja é uma herança, e infelismente a herança nao se comunica entre os conjuges. O que vc tem direito em caso de separaçao é tudo que foi adquirido apos a uniao de voces. Se voces tivemre filhos, os filhos tem direito a pensao, e se caso voce nao trabalhar, tiver algum problema de saude, pode ser que voce consiga uma pensao por um periodo determinado pelo juiz.
A comunhão é parcial, estamos casados desde janeiro/2007 e nao temos filhos. Eu sou do lar, mas faço bicos na minha residencia como cabeleireira. Eu passei por 3 abortos e ele se nega a fazer os exames para descobrir a causa, ou mesmo pagar um convenio para mim. Queria saber tbm se posso entrar com a separação de corpos, mesmo não havendo agressão. E se ele pode retornar ao lar qdo quiser. Posso proibi-lo de entrar em casa???? Obrigada!
Ju Soares Bem vc tem interesse em regularizar a separação? Se a resposta for sim, pode pedir divorcio e pelo que relatou nem a pensão terá direito, pois tem condições de trabalhar, inclusive é cabeleireira e exerce o oficio. Caso construiram juntos algum patrimonio na vigencia do casamento tera direito a 50%. A casa onde mora, não tem direito algum uma vez que herança não se comunica, morar na casa somente enquato ele assim o permitir. Infelizmente é assim que funciona. boa sorte
E quanto aos abortos, quem tem que realizar exames para checar a origem do problema é vc, Ju. Não ele. Vc quem manda no seu corpo, vc quem determina se a gravidez vai adiante ou não (SEU organismo) não ele. Por tanto, diante de 3 abortos, algo com certeza está errado, e vc é quem deve buscar respostas, não ele, oras. No mais, concordo com o colega Marcos que já lhe respondeu à Luz do Direito. Abraço**