O QUE SIGNIFICA INSTRUIR PRECATORIA????????

Há 14 anos ·
Link

O QUE SIGNIFICA O TERMO: INSTRUIR A PRECATORIA

Foi solicitado que eu instruisse a precatória, e o escrivão me disse que já havia feito, depois me entregou 2 contrafés de AÇÃO MONITÓRIA, que fora enviada de outra cidade. E agora q faço com as contrafés? Foi distribuído ou eu tenho que distribuir?

4 Respostas
Adv. Antonio Gomes
Há 14 anos ·
Link

É obrigação do advogado com inscrição válida na Ordem conhecer e cumprir o que determina o artigo 202 do CPC, in verbis:

Art. 202. São requisitos essenciais da carta de ordem, da carta precatória e da carta rogatória:

I - a indicação dos juízes de origem e de cumprimento do ato;

II - o inteiro teor da petição, do despacho judicial e do instrumento do mandato conferido ao advogado;

III - a menção do ato processual, que Ihe constitui o objeto;

IV - o encerramento com a assinatura do juiz.

§ 1o O juiz mandará trasladar, na carta, quaisquer outras peças, bem como instruí-la com mapa, desenho ou gráfico, sempre que estes documentos devam ser examinados, na diligência, pelas partes, peritos ou testemunhas.

§ 2o Quando o objeto da carta for exame pericial sobre documento, este será remetido em original, ficando nos autos reprodução fotográfica.

§ 3o A carta de ordem, carta precatória ou carta rogatória pode ser expedida por meio eletrônico, situação em que a assinatura do juiz deverá ser eletrônica, na forma da lei. (Incluído pela Lei nº 11.419, de 2006).

Deusiana
Há 14 anos ·
Link

Significa formar a carta precatorio com cópias dos docs necessários (juntar copia inicial, procuração, do despacho que deferiu a prec, custas).

Se for para outro Estado, tera que acompanhar a chegada e recolher as custas para o respectivo Estado, com as guias próprias do Estado.

A precatória pode ser remetida pelo cartório mediante o recolhimento de custas ou distribuida por voce.

Não tenho como afirmar, mas aparentemente ele te entregou para voce distribuir, certifique-se

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

Deusiana a precatoria já foi instruída. O Juízo deprecado é CAMPO GRANDE, o Juízo deprecante é Muriáe-MG. Estou em Muriaé. O que devo fazer? "Distribuir" como? Para onde? URGENTE.

Deusiana
Há 14 anos ·
Link

E Mato Grosso do Sul... No Rio de Janeiro tambem temos um uma Comarca Regional "Campo Grande"

Acredito que vc tera que contatar um colega da localidade e solicitar uma diligencia de distribuicao.

Voce pode tambem verificar no cartorio se eles remetem via oficio mediante pagamento das custas de postagem e fazer este requerimento, aqui no RJ isso e possivel.

No juízo deprecado, deve procurar o setor de distribuição.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos