Funcionário Proibido de entrar na empresa e sem saber o motivo.
Senhores, estou com o seguinte caso: Um funcionário foi proibido de entrar na empresa para exercer sua função, não havendo qualquer aviso ou esclarecimento sobre o motivo, e ainda se negam a atendê-lo e prestar-lhe quaisquer informação a respeito, ocorre que o mesmo está de posse de uma cópia do comunicado à portaria assinada por todos porteiros, sobre esta proibição, o mesmo havia faltado cerca de sete vezes nos últimos dois meses, e demonstrava interesse em ser demitido. Acredito que empresa levará ao menos 30 dias para configurar abondono, com a proibição. Pergunto: Em quais linhas de ação posso enquadrar a Empresa? Seria necessário o funcionário fazer um B.O., e o comunicado que o mesmo está de posse é válido?
aassis. Parece-me que esse trabalhador seria seu cliente.
Peça a ele que lhe confirme se ele chgou a ser advertido e houve cartas de advertência a cerca das faltas reiteradas (7 em 2 meses é muita coisa!!!).
Caso tenham sido dadas (ele pode não ter levado à sério), aempresa irá apresentá-las (mesmo que ele não as tenha assinado, bastando as das testemunhas) se necessário em virtude da dispensa por justa causa que ele deve ter levado.
Por isso não o deixam entrar. Ele não pertence mais aos quadros da empresa.
Obrigado aos amigos!! Reiterando, não foi-lhe apresentado nenhuma advertência em relação as faltas, só se fizeram de forma oculta, ele nunca foi advertido durante os três anos na empresa. O problema é a falta de informação se o mesmo já levou uma justa causa ou não por estas faltas ou por qualquer outro motivo, mesmo porque há férias vencidas e proporcionais que o mesmo tem direito.
aassis. É como disse a Chaia, ele deverá entrar com ação na justiça de imediato.
Muitas são as vezes que uma Justa Causa se decide na justiça. Nem sempre as empresas são bem orientadas - tmb porque não procuram essa orientação, ou até recebem conselho mas prefere matar o empregado na unha! - e resolvem aguardar o empregado "buscar seus direitos".
Isso é mais comum do que se imagina!!!
Provavelmente a empresa tem culpa no cartório, deve ter pagamentos por fora e sabe que o empregado irá colocados na berlinda. Como terão de pagar de qualquer jeito, embromam para ganhar tempo e tirar aquela satisfaçãozinha mesquinha de fazer o desgraçado do trabalhador passar um perrengue.
Tudo como antes, no quartel de Abrantes!!
Pura rotina neste Brasil !!!