É a culpabilidade requisito fundamental para a caracterização do crime?

Há 24 anos ·
Link

Mediante meus estudos de Direito Penal, achei pertinente para colocar em debate a questão sobre a teoria do crime. Duas correntes divergem com a questão dos requisitos contitutivos do crime. A teoria tripartida diz que o crime é um fato típico, antijurídico e culpável. A teoria bipartida, por seu turno, diz que o crime é um fato típio e antijurídico, não levando em consideração a questão da culpabilidade. Gostaria de saber dos meus colegas estudantes do direito qual a opinão de vocês sobre o assunto. Obrigado.

2 Respostas
Alexsandro A. Silva
Advertido
Há 23 anos ·
Link

O Código Penal Brasileiro adota a Teoria Finalista, ou seja, ele trás o dolo e a culpa para o fato típico. Há de se destacar ainda que não havendo nenhuma excludente de anti-juridicidade está caracterizado o crime, concluindo-se então que a culpabilidade tem validade apenas para fins de aplicação de pena.

Bianca Zoehler Baumgart
Advertido
Há 23 anos ·
Link

Segundo a Teoria Finalista da Ação, há o injusto penal quando existe a conduta humana, a tipicidade e a antijuridicidade. O crime pode existir, mesmo que seja afastada a culpabilidade. Caso o agente seja inimputável, por exemplo, ele não responde a pena, mas sofre uma medida de segurança, se necessário. Para sua consulta, Zaffaronni explica tal questionamento de maneira muito elucidativa.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos