quero me separar mas sou dependente financeiramente do marido

Há 14 anos ·
Link

Olá. Em 2001 fizemos um contrato nupcial, estava grávida de 8 meses, com separação total de bens, e fomos morar juntos. Passei por constrangimentos na familia paterna e fizemos um exame de DNA para confirmar a paternidade. Entre idas e vindas, traições do marido, agressões físicas , mais uma filha(6 anos), passaram 10 anos e agora quero me separar, mas ele não quer. Não trabalho, sou dependente financeiramente do meu marido, ele deposita dinheiro em minha conta quando preciso, moramos em um apartamento que esta no nome do pai dele, tenho um carro que esta no nome da empresa do pai dele e disse que se quero me separar devo voltar para a casa dos meus pais. Legalmente não sei como proceder, pois tenho que pedir emprestado para pagar um advogado e se sair deixarei as crianças com ele, o que não acho adequado já que ele consome maconha em casa e bebe todos os dias. Quais seriam meus direitos e como buscá-los

3 Respostas
Clara.sol
Há 14 anos ·
Link

Olá, a lei 5.478, de 25 e julho de 1968 no seu artigo 4º diz: ao despachar o pedido, o juiz fixará desde logo alimentos provisórios a serem pagos pelo devedor, salvo se o credor expressamente declarar que deles não necessita. Os alimentos provisórios existem para amparar a parte que não tem condições financeiras e ajudarão até nos custos com o representante legal. E ainda no artigo 13 § 3º. da mesma lei diz que os alimentos provisórios serão devidos até a decisão final, inclusive o julgamento do recurso extraordinário. Significa que enquanto correr o processo na justiça ele terá que pagar alimentos provisórios pra você e para seus filhos menores e dependentes.

Aconselho você a antes de sair de casa ou tomar qualquer atitude, procurar um bom, confiável e experiente advogado da área de família, (não esqueça esses três requisitos) a grande maioria dos advogados não cobram a consulta, desta forma você poderá analisar toda a sua situação e através dele tomar as medidas acertadas para evitar problemas futuros e assim buscar o amparo legal de que necessita e ainda combinar com ele a forma de pagamento dos custos advocatícios .

Não esqueça que a escolha do seu representante legal é de fundamental importância e não se iluda achando que será fácil, um processo de separação judicial é sempre desgastante, esteja preparada. Você também precisará de provas dos ganhos dele e provas de bens móveis e imóveis a que você tenha direitos, sem provas não se ganha nada na justiça.

Um Abraço

Clara

M figueiredo
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Bem,direitos vc não tem nenhum ,pois casou com separação de bens,agora as crianças tem direito a penção,vizitação do pai,dormir com ele etc... Se vc sabe que ele consome maconha e bebe ,vc pode filmar ele fazendo essas coisas,porque se ele faz isso dentro de casa ,certamente o juiz deve afasta-lo das crianças. Mas pra isso vc tem que ter provas concretas(filma ,tira fotos ,tudo com data.) Porque vc não arruma um emprego,vai fazer bem pra vc,vai levantar sua alto estima! Não fique presa a esse homem por causa de bens materiais.E mais uma coisa se vc sair de casa ele pode te acusar de ter abandonado o lar.Procure um advogado de familia (tem de graça),antes de tomar qualquer decisão. Nunca abandone seus filhos,converce com eles,mas também nunca fale mal do pai deles! Seja verdadeira com eles ,para que eles possam estar do seu lado sempre!!

Sandra
Há 10 anos ·
Link

Bem sou casada com um misógino e a 20 anos venho dando chave de mudança até que no dia noeu aniversário foi a gota dagua que precisava ao me chamar de imbecil e idiota e mandar embora decidi separa. Bem como todo e bom misógino tem a fazê de se humilhar quando sever realmente ameaçado quando ao chegar em casa pra conversar e tenta melhorar ele viu que tirei todas as roupas do quarto e não quero mais. Então sei que ele é um homem bem ruim quando quer não sou casada oficialmente a 20 anos nunca deixo que eu trabalha se ele é 22 anos mais velho que eu temos dois filhos de 18 e 12 anos tem alguns imóveis que já possuía antes de morarmos juntos mas ouve melhorias significativa hoje ele vive de aluguéis das mesmas e antes não tinha nada de aluguel e também não paga imposto de renda não tem confirmação de suas coisas mas é visível todos sabemos. Então quero saber se tenho direito sobre os aluguéis e valor das melhorias feitas no terreno. e não vou sair da casa quero separar nas não vou sair. mas sei que ele agora é cordeiro na pele de lobo. mas daqui a pouco ele se transforma como sempre é vira ameaças sem dúvida. ele tem 61 e eu 39. Tenho direito a metade dos alugueis?

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos