contrato de gaveta
Bom dia! Minaha amiga comprou uma casa , a qual é financiada pela CEF, e para que a casa não fosse refinanciada, fez-se um contrato de compra e venda conhecido como contrato de gaveta. O preço acordado e pago foi como se a casa não fosse financiada, entretanto, no referido contrato possui uma clausula que diz que a compradora assume todas as prestações restantes do financiamento. Agora a casa está indo a leilão pq o vendedor não quitou a casa nem pagou as prestações. O que pode ser feito para evitar a perda da casa? E caso haja alguma remédio qual justiça ela tem que acionar? Obrigada.
Que coisa... assinou sem ler...
Ela tem como comprovar que pagou o valor integral da coisa? algo como recibo de quitação.
Embora eu creia que não irá adiantar muito pois o vendedor irá alegar que só recebeu o correspondente à parte dele e o financiamento o comprador assumiu.
Talvez a mesma (numa possibilidade remota) possa alegar que foi induzida em erro por dolo do vendedor e pedir a nulidade contratual.
Recomendo que a mesma constitua urgentemente um advogado para analisar os documentos disponíveis e verificar se ainda pode fazer alguma coisa.
O correto é sempre ler o contrato. Em caso de dúvidas, levar o contrato a um advogado. Evita muitos aborrecimentos.
Ola O pensador poderia me ajudar com o meu problema que é parecido com o da Rose:
Comprei um imovel do CDHU, CEF na época paguei 7.500,00 e assumi todas as parcelas dali por diante. Isso ja faz mais de 06 anos. Agora os proprietarios dizem que vão entrar com uma ação reinvindicatoria de posse. Isso é possivel? Posso perder meu imovel? O que posso fazer se eles entrarem com esta ação?
Obs: Tenho o contrato de compra e venda (foi feito por um advogado mas não esta registrado em cartório e nem com firma reconhecida), mas o imovel como esta finaciado não esta no meu nome nem no nome dos proprietarios. O IPTU esta em meu nome e pago todos os meses as mensalidades da casa.
Aguardo respostas!
O imovel é finaciadp pela CEF (CDHU). Os proprietarios venderam para mim. Paguei 7.500,00 em 2005. Realizamos um contrato de gaveta. Agora em 2011 eles dizem que vão entrar com ação reinvidicatoria de posse. Eu moro na casa finaciada, é meu único bem. Pago todas as parcelas, as vezes atraso dois ou tres dias. Mas estão todas quitadas. O IPTU esta em meu nome. Os proprietarios têm outra casa propria, a mulher se diz arrependida de ter feito o negocio que na época não tee outra escolha,.Meu medo é perder minha casa.
Boa tarde Pensador, Eu edquiri um contrato de gaveta de terçeiros da caixa economica fderal, eles ( donos ) me passaram uma procuração e sessão de direito no cartorio tudo registrado . A minha pergunta e seguinte : tem algum instrumento legal que possa passar este contrato em meu nome junto a caixa ? ou existe no codico civil algum iten na procuração que me possa me resguardar mais ? para não ter aborrecimentos la na frente ?dese ja agradeço .
Os tribunais têm entendido pela validade de tais contratos ditos "de gaveta", pois eis que refinanciar o imóvel costuma acarretar em aumento dos valores. Porém, no caso concreto é necessária uma análise do contrato e da procuração.
Recomendo que consulte um advogado de sua confiança para análise dos documentos.
Saudações,