Tenho um agendamento na defensoria pública: PENSÃO

Há 14 anos ·
Link

Boa noite! Já tirei muitas dúvidas por aqui neste site, recebi muitos conselhos, mas infelizmente me vejo obrigada a colocar o pai de minha filha na justiça. Ele é um pai muito ausente; Tinhamos acordos verbais, mas atualmente ele não cumpre quase nada, pois tem uma relação muito difícil com a filha, e sempre q algo o desagrada, ele deixa de pagar algo; Minha maior dúvida é qual primeiro passo tomar, tenho um agendamento na defensoria pública semana q vem, e não sei o q devo dizer, pois o q quero é apenas proteger minha filha, primeiro de passar necessidade, pois não tenho condições de criá-la sozinha, já tenho um companheiro, mas ele já tem as depesas da casa, e não é o pai de minha filha, quero apenas acertar um valor que seja o suficiente pra suprir todas as necessidades da menina, e tb impedir que ele faça tantas grosserias com ela, ultimamente ele demonstra uma instabilidade emocional muito grande, fica meses sem ligar ou pegá-la, quando o faz, logo depois arranja uma briga e diz barbaridades pra ela, do tipo: esquece q eu existo, nunca mais me procure, cuide de sua vida, que cuido da minha...não quero mais esse tipo de situação, quero a pensão e se ele não consegue manter uma relaçao com a filha, que fique longe, pois ele está fazendo muito mal a ela. Ele é dono de uma loja, não sei se é regularizada, mas ele posta fotos na internet de passeios, viagens restaurantes, noitadas, tudo lugares em q ele poderia levar a filha, mas não o faz, ele tem uma situação financeira muito boa, só não sei como a justiça pode obrigá-lo a provar quanto ele pode pagar de pensão pra filha. Quem puder me orientar, desde já agradeço.

34 Respostas
página 2 de 2
Alexandre - MS
Há 14 anos ·
Link

coitado do estagiario! hehe

Nao se preocupe com a pouca experiência do rapaz que lhe atendeu. Seu caso nao oferece novidade nenhuma Crizinha. Esse estagiário esta cansado de atender pessoas com problemas idênticos, posso lhe garantir isso.

O procedimento é esse mesmo. O estagiário lhe ouviu, reuniu os documentos e depois que vc informar o endereço das testemunhas ele ira fazer a inicial do seu processo. Essa inicial será apos analisada, corrigida e assinada pelo DEFENSOR. Fique tranquila e trate bem o rapaz cheio de boa vontade. O estagiário de hoje é o juiz de amanha (hehe)

As testemunhas nao podem ser de sua familia. uma prima ou outro parente de grau mais distante até pode.

não há pessoas que podem servir de testemunha fora da familia?

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

Alexandre, obrigada pelo interesse! Testemunhas fora da minha família, tenho muito poucos, até pq não sei q tipo de informação essa testemunha teria q ter, tipo, teria q ser pessoa q convivia na época em q eu ainda estava com o pai de minha filha? ou pessoas q conhecem o período depois da separação?? pensei no namorado de minha filha, q tem 18 anos completos, minha cunhada, e o marido de uma prima...será q essas pessoas servem? Qual assunto irão tratar com as testemunhas? sobre a vida antes ou após a separação? Obrigada!

Alexandre - MS
Há 14 anos ·
Link

as testesmunhas servirao para provar o quanto o pai da criança guanha.

somente isso é relevante.

indique pessoas que conhecem a vida financeira de seu ex.

a unica coisa que te interessa é provar as condições financeiras dele.

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

Obrigada pela orientação! só faltou me dizer se servem as pessoas que pensei em indicar: o namorado de minha filha, minha cunhada e o marido de minha prima... Obrigada!

Alexandre - MS
Há 14 anos ·
Link

nao servem como testemunha mas podem ser ouvidos como informantes.

parentes da parte na linha colateral, consaguineos ou por afinidade, até terceiro grau nao podem ser testemunhas.

o marido desta prima poderia ser ouvido como testemunha (pois primo é 4º grau na linha colateral) mas seu genro e sua cunhada nao.

SE NAO HOUVE OUTRAS PESSOAS, indique estas mesmo.

um colega de trabalho, vizinho, dono da mercearia da esquina, ex namorada que ele teve depois que vc e ele se separaram, podem ser testemunhas DESDE QUE saiba dizer algo sobre as condiçoes financeiras do pai da menor.

Gustavo Santana/SP
Há 14 anos ·
Link

CRIZINHA, boa noite.

Fiz estágio na Defensoria Pública do Estado de São Paulo na área de família.

1º - Sim, o atendimento na Defensoria é realizado por um estagiário de Direito.

2º - Sim, porém teria que repetir tudo de novo para o estagiário.

3º - Apesar de você ter que repetir a sua história quando retornar com o rol de testemunhas deve ter sido colocado no sistema um resumo do seu problema.

4º - A documentação que você deixou lá será colocada em uma pasta com seu nome e quando você tiver o atendimento tudo será colocado nesta pasta.

5º - Tente colher o maior número de informações possíveis durante esse período.

6º - Não, pessoas da família não são aceitas como testemunhas e sim como informantes, mas nesse caso de nada valerá, pois eles falariam bem ou mal do pai da criança? O melhor são pessoas que sabem da vida dele.

Espero ter ajudado um pouco.

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

Obrigada a todos! Mas que coisa complicada...pois quem sabe da vida dele, vai testemunhar a favor DELE!, quem convive comigo, sabe da minha vida, quem convive com ele sabe da vida dele...então fica cada vez mais complicado pra mim...realmente não consigo pensar em ninguem q possa me ajudar, pois não tenho a menor idéia de quem posso chamar, pois por exemplo, meus vizinhos, não conto minha vida pra ninguém, e se são MEUS vizinhos, não sabem nada da vida do pai de minha filha... Estou muito nervosa com essa situação. Estou com muito medo de prejudicar minha filha, sou uma pessoa reservada, poucas pessoas sabem de toda história, apenas minha família participa disso tudo. Se houver alguma nova orientação, desde já agradeço. Abraços**

Alexandre - MS
Há 14 anos ·
Link

"pois quem sabe da vida dele, vai testemunhar a favor DELE!"

hehe....

a testemunha é obrigada a falar a verdade. o juiz pergunta e ela responde estritamente o que foi perguntado. os advogados das partes pedem ao juiz que pergunte à testemunha isso ou aquilo e somente o juiz se dirige a ela.

e na maioria das vezes a testemunha sequer sabe ao certo o que é efetivamente relevante na solução do litigio.

pense em pessoas que possam saber dizer quanto seu ex guanha por mes.

lembre-se que nao é facultativo testemunhar em juizo. todos somos obrigados a colaborar com a justiça. se a testemunha nao comparecer o juiz manda trazer “sob vara” hehe....

caso existam pessoas que embora possam informar sobre os rendimentos do pai da criança "aleguem não desejar se participar do processo”, basta requerer ao juízo sua intimação. ou ela vai ou ela vai e se faltar com a verdade pode restar configurado o crime de falso testemunho.

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

Desculpe Alexandre, mas estou cada vez mais enrolada...não sei se entendi o q vc quiz dizer com qualquer pessoa, pois na defensoria, me pediram nome completo, identidade, CPF e endereço de 03 testemunhas...não posso indicar pessoas que não sejam próximas a mim, pois não teria como conseguir tais informações, mas tb as pessoas próximas a mim, não sabem nada do pai de minha filha, estou realmente perdida nessa questão, mas obrigada pelo interesse.

Gustavo Santana/SP
Há 14 anos ·
Link

CRIZINHA, bom dia.

Namorado da filha, cunhada, marido da prima, pronto já tem três testemunhas.

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

rsrsrs...Obrigada!

Maria D. C.
Há 14 anos ·
Link

O melhor mesmo seria você contratar um advogado, pois seria mais rápido.

Maria D. C.
Há 14 anos ·
Link

Não se esqueça que você é a maior interessada, então tente verifcar o salário dele, fotos, testemunhas. Não tem como fazer milagres.

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

Dr. RSantos, obrigada pelo interesse...não tenho condições de pagar um advogado, então estou indo pela Defensoria Pública mesmo, e quanto as fotos e testemunhas, já estou com tudo pronto, já tenho data para voltar lá e iniciar a ação. Abraços*

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos