M

    Maria Tereza Adv. 90717/PR Quinta, 20 de outubro de 2011, 15h35min

    Ela vai denunciar, sera aberto investiagacao e o marido devera se defender provando que foi legitima defesa. Para isso, seria essencial que o marido tambem fizesse B.O e corpo de delito.

    C

    CARLOS ALBERTO NANNI Quinta, 20 de outubro de 2011, 15h37min

    Considerando que todos são iguais perante a LEI. A Lei Maria da Penha poderá ser aplicada a favor do marido!!! Há casos já julgados para essa conduta. A Lei foi criada para proteger a mulher, e não para prejudicar o marido.

  • -6
    I

    Insula Ylhensi Suspenso Quinta, 20 de outubro de 2011, 18h32min

    Serão guardadas as devidas proporções, as devidas diferenças.

    Se a mulher agride o companheiro poderá ela estar reagindo a outra agressão mesmo que verbal.
    Além de quê não se aplica a Maria da Penha quando o companheiro tmb agride alegando se defender, pois a tendência é que o homem possua mais força e compleição física que o proteja contra choques do que o físico da mulher, o que configura ato covarde por parte do homem.

    Defender-se é usar uma mesa e interpô-la entre sí e o agressor, não é meter a mão na mulher porque ela bateu primeiro, à isso dá-se o nome de revide e não defesa.

    A aplicação da Lei Maria da Penha tem recebido severas críticas quanto a sua aplicação em defesa do sexo masculino, pois ela foi estuda, estruturada e planejada para a defesa da mulher, em resposta às crescentes estatísticas que exibem alto nº de mulheres assassinadas e agredidas pelos próprios companheiros e parentes. Tanto é que ela não se aplica em caso da mulher ser agredida por um homem estando ela fazendo compras num supermercado, por exemplo, ou se for agredida pelo síndico numa discussão do condomínio, para esses casos já existe norma em nosso CC.

    Não vejo grandes chances de que haja continuidade de aplicação da Mª da Penha em novos casos, já existem movimentos neste sentido.

    ?

    Tito Santoro Sexta, 21 de outubro de 2011, 14h11min

    Teoria é legal que emocionante, vou chorar, quando alguém apontar uma arma para mim, vou colocar uma mesa . falar oque pra vc??Ylhensi...sem comentários.

  • -3
    J

    Julianna Sexta, 21 de outubro de 2011, 17h34min

    salmo

    vc perguntou sobre agressão e não tentativa de homicídio ou ameaça usando arma de fogo ou qualquer outra.
    O que a dra Insula disse está perfeitamente correto.
    Se a mulher agredir o homem e ele agredí-la tbm, perde a razão, pois é o que a dra. explicou, não é legítima defesa, é revide.
    Agora, se a mulher apontar uma arma pro marido e ele rendê-la, jogar algo nela pra desarmá-la ou mesmo ferí-la na tentativa de poupar a vida, aí é legítima defesa, mesmo.
    Legítima defesa no caso da mulher que vai pra cima do marido "na mão" não existe, pois um homem consegue facilmente dominar uma mulher, mesmo as mais insanas. Ou será que te não!?
    c não entendeu as colocações.
    Sugiro que estude a diferença entre legítima defesa e revide e em que casos pode se considerar um ou outro.
    A propósito, sua companheira está te ameaçando??
    Abraço**

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    R

    RafaeL T. DexteR Suspenso Sábado, 22 de outubro de 2011, 14h39min

    Ylhensi,

    "à isso dá-se o nome de revide e não defesa"
    - O revide também pode ser visto como sendo uma defesa, caso esse tenha sido a maneira de parar a agressão da mulher.

    "Se a mulher agride o companheiro poderá ela estar reagindo a outra agressão mesmo que verbal"
    - Ah ta!... Se a mulher bate, OK! Ela pode, pois é mais fraca. ¬¬
    Saiba que isso não existe na legislação.
    .
    Julianna Caroline,

    "pois um homem consegue facilmente dominar uma mulher, mesmo as mais insanas"
    - Não generalize, pois há mulheres mais fortes que homem.

    Inclusive, como bem disse o Carlos, há mulheres condenadas nessa Lei Maria da Penha. > http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2010/02/21/interna_brasil,174867/index.shtml

  • -4
    I

    Insula Ylhensi Suspenso Sábado, 22 de outubro de 2011, 16h20min

    RafaeL 45
    Aprecio seu profundo conhecimento da legislação, de sua aplicação presente e contínua.

    Esquece-se, entretanto, que foram pouquissimas as mulheres equivocadamente enquadradas pela Lei Mª da Penha. Pergunto-me o porque de terem seus maridos buscado tal recurso. Será que sempre apanharam e somente ono advento da Lei eles passaram a ter um instrumento que os protegesse? Será que suas companheiras agiram de forma tão covardes com eles? Será que não ja existia outros instrumentos juridicos contra a agressão?

    Sem dúvida, que a lei é igual para todos, infelizmente alguns animais irracionais desconhecem isso ao deformarem suas companheiras pelas agressões severas que às submetem.

    Não nos esqueçamos que a Lei supra citada vem ao encontro da enorme necessidade em garantir os direitos mais básicos das mulheres agredidas em todo o país, como vc mesmo pode verificar ao observar os bolentins que relatam 1 mulher agredida a cada 5 minutos. Talvez na sua terra o machinho deve ser agredido a cada 2 minutos!!!

    Obviamente que há mulheres fortes, mas como dito por vc mesmo, não generalize, afinal, a própria biologia não generaliza e não será vc a fazê-lo.
    A não ser que vc seja um caso raro de homem que não desenvolve musculatura e se sente inferiorizado, mais fraco que alguma fêmea da espécie.

    Mas a culpa não é minha e nem das mulheres do mundo!!

    Queixe-se do DNA de seu machu pai!!

    ?

    Tito Santoro Domingo, 23 de outubro de 2011, 13h11min

    Nossa, como vc desconsidera as mulheres em relação ao homem.Não acredito que a mulher seja assim tão frágil.Isso é coisa de passado. Uma mulher com um revolver na mão é igual a qualquer homem. é só apertar o gatilho.
    Não sei o seu caso.

    ?

    Tito Santoro Domingo, 23 de outubro de 2011, 13h13min

    Concordo plenamente com você.

    ?

    Tito Santoro Domingo, 23 de outubro de 2011, 13h16min

    Pare de ser hipócrita, você menospreza as mulheres, uma mulher com um revolver na mão é o mesmo perigo , nesse caso não muda nada em relação aos homens,,a não se a mulher for sangue de barata. Acho que não é seu caso né??

    R

    Rau Gonsales Domingo, 23 de outubro de 2011, 13h26min

    Se uma mulher agredir seu esposo é claro que ele pode revidar, em legitima defesa, mas não pode cometer excessos. Mas caso ele chegue a cometer um homicídio, ele será julgado, porém como foi em legitima defesa provavelmente será absolvido, ou terá uma pena bem branda. Exemplo: a mulher dá um soco no esposo ele retorna com outro soco, mas numa dessa a mulher falece. é nesse sentido . .. entendeu Sr, Salmo???

    abraços
    valeu pela sua pergunta.

    G

    Gustavo Santana/SP Domingo, 23 de outubro de 2011, 13h27min

    salmo silva, boa tarde.

    Comentários e discussões à parte, siga o conselho da Dra. Rosa Albuquerque, pois será na seara judicial que será decidido se é revide ou legítima defesa.

    R

    Rau Gonsales Domingo, 23 de outubro de 2011, 13h30min

    Sou novo aqui, mas já vi que tem pessoas cheio de hipocrisia, assim como a Ylhensi.

    De boa sta . Ylhensi
    não se ofenda por favor

    mulher não tão fraca como vc diz, principalmente com uma arma de fogo, que hoje em dia até uma criança de 5 anos aciona a mesma.

    R

    Rau Gonsales Domingo, 23 de outubro de 2011, 13h32min

    gostei da resposta do : RafaeL 45

    parabéns.

    Rau Gonsales

    C

    Carlos Medina Domingo, 23 de outubro de 2011, 13h53min

    sr.Gustavo Santana/SP.. estamos aqui para interagir e passar que temos de conhecimento um para outro, nem todos somos perfeitos e nem todos sabemos tudo, é para isso que existe um Forun, para mostrar nossos pensamentos e não julgar os pensamentos e ideias dos que aqui estão.

    O sr. Salmo Silva colocou uma pergunta em discussão, cada um responde para ele o que pensa ou que sabe, mas tem coisa que é deprimível , alguém disse que a mulher é inferior ao homem; talvez sim, no físico, mas com uma arma na mão não muda nada em relação ao homem, não estou julgando essa pessoa, só lamento pela fraqueza dela.
    Então depende como for a agressão da mulher ele pode e deve revidar . e o revide nesse caso será considerado legitima defesa, desde é claro que o homem não cometa excessos.

    abraços a todos

    G

    gandalf Domingo, 23 de outubro de 2011, 14h43min

    De acordo com o RafaelL 45 e discordo das postagens da sra. Ylhensi, que me parece feminista ao extremo. Oo'

    G

    Gustavo Santana/SP Domingo, 23 de outubro de 2011, 15h40min

    Carlos Medina, boa tarde.

    Quando disse comentários e discussões à parte, quis dizer para o consulente seguir tal orientação porque concordei plenamente com a referida e o consulente em momento algum na sua pergunta mencionou arma de fogo, aliás ele o fez depois quando alguém contrariou seu entendimento.

    Concordo com você que este fórum é para as pessoas expressarem seus pensamentos e opiniões, no entanto quando começam a "viajar" nos entendimentos criando situações que aparentemente não ocorreram, então nesta parte discordo totalmente.

  • -4
    I

    Insula Ylhensi Suspenso Segunda, 24 de outubro de 2011, 1h15min Editado

    Meninos, talvez vcs não saibam a diferença, mas agressão não se faz com arma de fogo, obivamente não é seu uso prioritário. Com a arma de fogo ou vc ameaça ou vc executa.

    O tema inicial era AGRESSÃO, e não tentativa de homicídio. Os pontos de vista colocados giraram sobre este tema, explicitamente.

    Não me venha agora dizer que um homem e um mulher podem sair no braço em igualdade como sairiam dois homens!! A não ser que seja assim que algum de vcs se sintam, talvez uma jovem de 50kgs leve-os ao nocoute! (Vai se saber?!)

    Com exceção de quem iniciou a discussão esteja se referindo a um caso em particular, seu caso pessoalmente, não se pode generalizar afirmando que "as mulheres hoje em dia...", ou do tipo tacanho "isso era antigamente...".
    Como a maioria que veio aqui colocar sua opinião é gente séria (este espaço não é play ground pra criança frequentar) tratamos do assunto nos baseando em fato e nos informes dos BOs de todo o país, que expressam apenas a ponta do iceberg.

    Se vcs querem tratar do assunto com a mesma seriedade atenham-se aos fatos, e não às fantasias do que supõem, idealizam ou imaginam.

    Foi exibida hoje na TV uma repotagem sobre a violência gratuita contra a mulher, agressão flagrada pelas câmeras da boate, onde um sujeito tentou agarrar ua jovem forçando-a a beijá-lo, como ela reagiu negando-se o o rapaz não deixou que se afastasse e como vingança quebrou-lhe o braço em 2 pontos. Que eu saiba ele não usou uma arma para isso, apenas as mãos.

    Muito provavelemente (seguindo as lógicas arevezadas acima expostas) essa jovem é de antigamente, não nasceu à cerca de 20 anos, mas a uns 60. Ou então ela vive armada com um 0.38 como todas as mulheres! Ou ela é um caso raro pois não tem a musculatura necessária para derrubar um sujeito que pesa ums 20kg mais que ela. Ou as estatíticas estão totalmente errada pois foram criadas pelas mulheres que dominaram o mundo! Estatíticas estas, atualizadas, que indicamo 1 mulher agredida a cada 30 segundos. Claro que isso é invenção e, vcs meninos, estão certos pois aqui no País das Maravilhas isso não acontece.

    Por expôr as estatisticas não me coloca em qualquer time, e como eu já disse antes em outros posts, os profissionais que aqui vem ceder conhecimento ou participar de discussões construtivas em pról da justiça não vê diferença entre gêneros.
    Quem os lê e automaticamente se posiciona contra ou favor é que deve se perguntar se tem alguma dificuldade, pois ter raiva do gênero oposto (seja homem, seja mulher) tem apenas 2 significados, e quem quiser saber qual é deve procurar ajuda terapêutica para isso.

    E

    eppp Segunda, 24 de outubro de 2011, 14h34min

    Tópico desvirtuado mesmo...

    Só existe uma regra geral: não existem regras gerais.

    Estatisticamete, é lógico que as mulhers são mais fracas. Mas... primeiro, podem ter mais força física. Segundo, e mais comum, sabem agredir de forma mais eficiente. Lembrado que a Lei Maria da Penha inclui agressões físicas e verbais. Ora, língua afiada é classicamente domínio das mulheres.

    Assim como um perfil recorrente das agredidas é "ele me bateu, mas foi só um pouquinho, só perdi uns dentes, nem doeu muito", também tem muito companheiro que, mesmo com maior força física, simplesmente não consegue agredir e sofre humilhações verbais constantes.

    Uma historinha, de quando eu era criança. Tinha dois cachorros, um macho e grande e uma fêmea pequena. Via de regra, o macho apanhava. Lógico que tinha tamanho para revidar, com duas mordidas matava a pequena, mas não revidava. Latia, rosnava, mas não mordia. Já a pequena avançava pra cima dele, e mordia sem muita dó. Acho que tem alguns popntos que podem explicar esse comportamento:
    - o grande sabia que, se reagisse, matava a pequena. Já a pequena sabia que nunca conseguiria machucar seriamente o grande.
    - se a pequena se machucasse, o grande seria o culpado e ia apanhar dos donos
    - brigavam, mas no fundo eram companheiros, o objetivo não era machucar.

    Ah, sim, e a explicação que explica tudo: a cachorra tava de TPM.

    Politicamente incorreto comprar os casais que se agridem a dois cachorros? Acho que não...