Se uma mulher agredir o esposo e ele revidar em legitima defesa?
Ylhensi,
Boa noite!
Equivocadamente, não, por favor! E não importa a quantidade, pois isso depende de muitos fatores. Um deles, por exemplo, é a vergonha do homem em denunciar a mulher.
Os "animais irracionais" que você cita, também pode ser direcionado as mulheres. Pense nisso.
E quanto "a minha terra", você está equivocada. Eu tenho pleno conhecimento de que são as mulheres os maiores alvos, mas não podemos nos esquecer da violência que algumas proporcionam aos companheiros. E estas merecem, sim, uma punição.
E onde estou generalizando, querida? Respondendo a sua citação, saiba que tenho musculatura o suficiente pra deslocar o pescoço de uma mulher, mas estou aqui defendendo a Legislação. Apenas isso.
E já que você citou meu querido Pai, saiba que o mesmo nunca precisou erguer a mão pra minha maravilhosa mãe, pois ela sempre respeitou os princípios básicos do Ser Humano, nunca foi uma mulher irracional.
OBS: Sugiro a você que seja menos feminista.
Atte.
Amigo, não sei de onde vc tirou tamanha idiotice. Ao mencionar que a maioria das agressões sofridas, estatisticamente falando, são de mulheres - embora em nenhum momento afirmei que nenhum absolutamente jamais em tempo algum qulquer homem fôra agredido. Por que isso soaria feminista????
Vc sabe o que é ser feminista? Pois para isso eu teria de estar defendendo o direito das mulheres em agredir os homens, ser feministas é igualar não só os direitos mas as práticas, os acesso as coisas, ao uso e desuso, ...enfim, à tudo!
Se vc atentar para meus textos eu apenas discordava do posicionamento do Sr salmo quanto ao direito do homem em revidar por que um mulher o agrediu. Oras, se o próprio tema do tópico é agressão por revide, onde estaria a auto defesa? Sendo vc um operário da Lei há de saber que agressão é agressão, não é desculpada sendo ela revide.
Se uma mulher dá um tapa num homem, ao devolver o tapa ele está se defendendo??? Onde diz isso?? Vc que é um operário da Lei deveria saber. Auto defesa é se auto preservar, e ainda, o capcioso sr salmo disvirtuou a questão abordando minhas colocações para outro tema que não era o por ele proposto. Agressão é uma coisa, ataque com arma branca ou de fogo é outra bem diferente, é tido como ameaça à vida ou homicídio mesmo!
É obvio que pode haver mulher com superioridade física ao homem, ou que o homem tenha alguma pudicícia que o impede de agredir a mulher (tanto pode ser por reconhecer-se mais forte ou por se sentir incapaz de agredir a figura feminina), mas a Lei Mª da Penha foi projetada no intuito de proteger o masacre a que grande maioria das agredidas se expõe sem condições de fugir do circulo vicioso da violência, violência esta praticada pelo homem em esmagadora maioria, não necessáriamente o companheiro ou marido! Simplesmente um homem que seja parente ou que viva ligado à família! Isso não é feminismo, isso é fato estatístico, fato real!!!
Para o homem agredido que não está nas mesmas condições que a maioria dessas mulheres, que possuem condições físicas de fazer sua defesa, existem outros remédios jurídicos, como vc bem deve saber.
Para encerrar, devo dizer que sinto em seu discurso um grande rancor em relação às mulheres pois é gritante a realidade das mulheres agredidas que tem a vida destruída, até mesmo com deformações físicas irreparáveis, os casos são inúmeros. Enquanto aos homens é extremamente raro, principalmente pela motivação, para muitos homens basta a mulher ter deixado queimar o arroz, ou o tempero do feijão não estar bom, ou porque ele inventa uma cisma qualquer só pra descontar nela e nos filhos suas frustações. Para a mulher causar dano físico ao homem, normalmente o motivo é humilhação a que se sente exposta que tanto pode ter sido por uma infidelidade do companheiro ou devido aos maus tratos verbais que vai corroendo o equilibrio da mulher.
Antes de vir aqui falar tontices estude mais sobre os ciclos de violência, visite as emergências, tire plantão na delegacia especializada (teve que se especializar para evitar o corporativismo exercitado por muito homens que não sabem separar as coisas). A não ser que vc goste de usá-la como saco de pancada. Vai saber? Existem psicóticos que tmb usam a internet!!!
Ylhensi,
Bom dia!
Leia o Post (20/10/2011 18:32) e verá uma mulher Totalmente Feminista, defendendo o que a Lei não defende, veja: (20/10/2011 18:32 - Se a mulher agride o companheiro poderá ela estar reagindo a outra agressão mesmo que verbal. Além de quê não se aplica a Maria da Penha quando o companheiro tmb agride alegando se defender, pois a tendência é que o homem possua mais força e compleição física que o proteja contra choques do que o físico da mulher, o que configura ato covarde por parte do homem)
Como bem mostrado, você discordou do Salmo de forma Totalmente Leiga, pois o Revide também pode ser Legítima Defesa. (ESTUDE ou VEJA o LINK que citei... A escolha é sua)
E não é rancor, meu bem... É a tão e somente interpretação da lei. A mulher valentona, ao agredir o companheiro, pode sofrer o revide, e se o mesmo não for desproporcional, será caracterizado como sendo Legítima Defesa, como bem disse o Desembargador Jesuíno Rissato. (Por favor, não venha aqui defender "achismo" como se o mesmo fosse verdade)
OBS: Não preciso visitar emergências e etc. para poder interpretar corretamente a Legislação.
Atte.
Art.5º _ I - Homens e mulheres são iquais em direitos e obrigações nos termos desta constituição. Principio da Iqualdade !
Se a mulher agredir ,ele poderia fazer B.O por lesão corporal , mais se ele se defendeu devolvendo a agressão, creio que a Lei Maria da Penha deve dar causa ganha a ela ,por ser mulher e portanto mais fragil.
Minha doce Julianna Caroline,,,agressão existe de várias maneiras,nem vou cita-las aqui, vc pode, agredir uma pessoa com arma de fogo sem necessariamente mata-la, .quando eu disse agressão NÃO DISSE A FORMA DA AGRESSÃO NEM A FORMA DO REVIDE.
Antes de responder pare, pare pensar. Ok?? vc só tem à aprender.
abraços
Prezados: Creio que pelo tema proposto ter carecido de detalhes fundamentais para uma análise mais acurada, permitiu que se desenvolvesse diferentes correntes de entendimento. O prezado Salmo pecou por sua economia de detalhes, dessa forma, vejo eu, não poderia censurar as diferentes interpretações sucitadas em resposta de se tema. Partindo na proposta: (Se) uma mulher agredir o esposo e ele revidar (em legitima defesa?) - observo que exclui a preposição condicionativa como tb a classificação conotativa do fato. Pois bem, consideremos uma hipótese de tal acontecimento, a cena: a mulher agride com uma tapa na face o homem, e este lhe devolve a agressão desferindo nela um tapa tb na face. Parece-me perfeitamente cabível tal interpretação. Não foi informado o uso de qlquer objeto o que pode tornar perfeitamente possível uma ocorrência como a mencionada.
Desse modo, caro Salmo, não cabe qlquer censura à Sra Juliana posto que ela interpretou de acordo com o que o Sr disponibilizou em informações. Do mesmo modo deu-se com qlquer outro participante deste tópico. Isto posto, percebemos a essencialidade de dispôr tb dos elementos materiais para uma melhor análise da questão. As motivações em que se deu o interlúdio, as compleições físicas de cada indivíduo envolvido na querela, a gravidade do ato de cada um deles. Sem tais elementos a questão perde não só o foco (como bem colocou o sr epp) como torna-se irrespondível e inócua, exceto para os elementos que pretendam apenas gastar seu tempo com inutilidades!!
RafaeL T. CowelL,, olá. tudo bem,?? Eu fiz uma pergunta e vi todas as respostas..você é a pessoa mais sensata aqui nessse forum. AramisMil,,não sei se vc é homem ou mulher,, mas se caso eu fosse fazer uma pergunda completa com detalhes, não seria a qui nesse forum já que o espaço para pergunta é pequeno. Se uma mulher agredir o esposo e ele revidar em legitima defesa? Sinônimo de agredir: acometer, assaltar, atacar, injuriar, insultar e provocar
SE A MULHER AGREDIR O MARIDO E ELE REVIDAR EM LEGITIMA DEFESA , NADA ACONTECERÁ COM ELE.
um abraço
as pessoas sérias assim como o RafaeL T. CowelL
casei e ganhei 5 protusões discal e discopatia degenerativa na coluna a qual já fiz pericia judicial que me deu causa ganha pela justiça no mais faço uso de medicamento psiquiatrico .ela vive me provocandoe diante da situasão eu tomo alguns remedios que me deixa lento se me faltar o remedio e ela conseguir ela vai apanhar e venha com esta lei maria da penha tera 3 orfãos não tenho medo de tomar veneno ja fiz isto e é de conhecimento por ja ter tomado e ela e meu filho ter me socorrido com o samu o qual o medico de plantão esperou eu tornar a conciencia disse se demorasse mais duas horas teria morrido casei com ela que trouxe nada de pessoal para a vida conjugal a naõ ser a roupa do corpo,e eu ter comprado uma casa na comunidade antes de casar,hoje ela quer que eu saia de casa,ja disse a ela que não tem juiz nessa terra que va mandar eu sair de casa.
a lei maria da penha foi feita com a maior boa vontade... e é usada dopior jeito possivel muitas vezes
impossivel quantificar a quantidade de mulheres que conseguiram protetiva para os pais não chegarem perto de filhos/as mesmo sem nunca ter havido agressao ou ameaça.....
essa lei faz com que vc tenha que PROVAR que é inocente... e não a mulher provar que o cara é culpado....
isso é ridiculo.... e quanto 'a força fisica... é bem relativo......
Sou magrela.... já fiz luta.... e já precisei 2 vezes de força contra homem ainda bem que nao eram tão fortes...), mas me dei melhor!!!!!!
mais uma lei bacana.... muito mal usada (e bem aceita, mesmo nas injustiças)
Alguém não está a perceber o conceito de revide(ripostar)...
Se nunca niguém ripostar, estaríamos a dizer que as brigas deixariam de existir e pelo que sei as mulheres são mestres em ripostar.
Eu revido(riposto) para fazer com que o agressor pare de o fazer(pelo medo de voltar a apanhar).
Mas vejo neste forum, responsabilizarem o agredido, quer por estar a ser agredido quer por ripostar sem sensura alguma ao ato de agressao que já ocorre(da autoria da parceira).
Se a mulher sabe que fisicamente é mais fraca, então que nunca parta para agressão, porque tal não lhe favorece.
Nem sempre uma pessoa (homem ou mulher, forte ou fraco) reage com agressão de caso pensado. Se provocada a pessoa pode ter uma reação violenta, contudo, aquele que se sabe mais forte tem a obrigação de dosar sua força ao revidar uma agressão, assim como acontece com pais e mães quando se descontrolam diante de um ato da criança que os leva ao desespero.
Pela sua lógica, então, um homem que se sinta mais forte pode reagir, afinal, ele não é fraco ao ponto de não suportar o revide.
A criança, por se saber mais fraca, deve de bom grado aceitar a agressão desmesurada contra ela???
Nem tente fazer isso! certa vez eu precisei chamar a policia para a mãe da minha filha, tive que me defender segurando minha filha com um braço e o celular no outro, a policia chegou, fizemos exame e foi constatado que fui agredido, o delegado nem quis saber do exame já foi mandando me prender só com a calúnia dela, aí eu tive que gritar na delegacia pra ele entender o que tinha acontecido. Só rasgou a denúncia contra mim e dispensou os dois. Virei réu.
é engraçado essa justiça, acabo de ver uns vídeos de mulheres agredindo seus maridos com pedaços de madeira, com faca, com seja la o que for, acredito que crime é crime independente se feito por homem ou mulher, a verdade é que uma juíza defendeu seu lado feminino nesta lei, até entendo que mulher é mais fraca no mano à mano, mas dizer que agressão verbal cabe a tal punição ou que uma mulher armada com qualquer coisa que seja ainda sim o homem não poder se defender isso ja é absurdo, uma coisa é o cara espancar a mulher por qualquer motivo outra coisa é se defender de uma mulher armada, não to dizendo que o homem tem o direito de espanca-la mas derrubá-la, desarmar, às vezes no calor da briga acontecer de machucar o braço dela ou algo assim aí já fico em dúvida até mesmo porque aqui na rua conheço um casal que a mulher sai pra festa e deixa os filhos em casa e o cara quando cobra dela responsabilidade ela ainda acha ruim e quebra ele na paulada, vira e mexe isso acontece, e ai como fica esta situação? e o pior é que toda vez ela grita: bate em mim, vai bate em mim pra você ver se não vai preso, bate... e como fica neste caso? Ai fico pensando no mínimo injúria, agressão verbal, agressão física e as vezes tentativa de homicídio e isso nada é válido só pelo fato dela ser mulher? que lei não?
Pode-se revidar porém sem excesso de força!!! Tendo em vista quem iniciou as vias de fato, pode ser levado em consideração!!! No entanto não configura legitima defesa um único tapa, mas se houver múltiplos golpes desferidos por uma mulher, a coisa muda e passa a ser legitima defesa, mas o excesso pesa a favor da mulher...