Trabalho sem carteira assinada
Olá, boa tarde!
Trabalho numa loja de roupas a quase 8 meses (irei completar no dia 24/10/11) entrei no dia 24/02/11,e até hoje não assinaram minha carteira. Gostaria de saber se eu pedir demissão o que eu perco e o que eu tenho direito?.Outra pergunta é eu posso querer cumprir aviso para que não seja descontado alguma coisa, como isso procede?
Grata
Sheila
Faça uma carta de demissão com cópia, assine a sua via e entregue a seu empregador, a outra cópia vc pede que ele assine e lhe devolva, diga que é só pra ficar claro que é vc que está se demitindo.
Vc não tem certeza se eles vão pagar tudo direitinho como a Lei manda pois o básico que manda a Lei é assinar sua CTPS, coisa que eles não fizeram!
Vc tem a opção de não entregar a carta de demissão e procurar o Sindicato de sua categoria profissional e denunciar Rescisão Indireta pois seu empregador não cumpriu com o contrato verbal estabelecido respeitando seus direitos trabalhistas. O jurídico do Sindicato irá ajuizar ação de reconhecimento de vínculo empregatício cumulado com a Rescisão Indireta onde lhe serão pagos todos seus direitos como numa Dispensa Sem Justa Causa, com a multa de 40% sobre o FGTS, e ainda direito ao Seguro Desemprego.
Antes de resolver o que fazer, vá ao Sindicato e converse com eles. Lembro-lhe que precisará ter provas robustas para que seu pleito seja deferido em todo e não em parte (apesar do ônus da prova recair sempre sobre o empregador), pois tem sido bem comum que seja deferido apenas parte do que se pede na justiça porque nem sempre o trabalhador apresenta provas inequívocas do vínculo e do tempo no emprego. Trate de reunir tudo que somente um empregado que tem acesso ao estabelecimento teria!
Boa sorte!!