Thiago Domingo, 30 de maio de 2004, 13h33min

    E como era bom na época da Ditadura, hein?!

    ?

    Mário Domingo, 30 de maio de 2004, 18h40min

    Você pensa que na época da Ditadura não havia imoralidades? A única diferença, é que naquela época a imoralidade era camuflada, ou seja, a Ditadura não permitia a divulgação, hoje não, com a democracia implantada, a imoralidade, corrupção e desvio de conduta vêm a tona diariamente.
    O ser humano só tem desvio de conduta, por que tem certeza
    da impunidade, e não me venham culpar o Poder Judiciário.

    ?

    M-O-X Segunda, 31 de maio de 2004, 15h43min

    Que pergunta!

    Havia muito mais corrupção na época da ditadura.

    A corrupção não é culpa da democracia, mas sim da cultura paternalista e burocrática do nosso país.

    A Ditadura só piora isto - manda cortar o pescoço de quem é contrário.

    Agora, me responda, você perguntou só por perguntar, né?

    C

    cleidivaldo sacramento Segunda, 17 de novembro de 2008, 12h58min

    Em 1970 tínhamos nada menos que 90 milhões de habitantes e vivíamos em uma das mais vergonhosas fases de nossa História. A criminalidade crescia juntamente com a população que, após 30 anos, começou a demonstrar para a sociedade os efeitos da negligência dos governos militares. A população dobrou e chegamos em 2000 com 180 milhões de habitantes, num crescimento demográfico amplamente desproporcional ao crescimento econômico. Enfim, o Brasil "crescia" em tudo. O milagre econômico e o tri-campeonato mundial de futebol ajudaram a mascarar a realidade enquanto a marginalidade crescia juntamente com o número de favelas.
    A desigualdade juntamente com com o desequilíbrio social urbano criaram monstros sociais que demonstraram a real significação da ditadura em tudo o que ela produziu de ruim.
    De 1988 para cá demos saltos gigantescos, a fim de driblar as armadilhas sociais construídas pela ditadura. Se os advogados eram privados de advogar, de exercer sua profissão fazendo da justiça um instrumento de transformação, agora, 20 anos depois, ainda sentimos na pele as sequelas de um Direito de Estado que "atropelava" a tudo e a todos.
    Somos nós, vítimas de magistrados e outros operadores do Direito, que calaram-se diante do Regime e que, ainda hoje exercem o poder como se vivesse naqueles tempos tenebrosos.
    É claro que jamais um regime de exceção seria capaz de destruir ou amenizar, aquilo que foi gerado em suas entranhas.

    F

    felix_1 Sexta, 08 de maio de 2009, 0h18min

    Vocês que repudiam a época da Ditadura, adorando esse regime democrático imundo e hipócrita. Só me resta pensar que todos gostariam de viver numa anarquia( Democracia Brasileira).

    F

    francisco de Assis Temperini Terça, 03 de maio de 2011, 18h43min

    Senhores:

    Imagine se as nossas crianças, nossos filhos estudassem nas escolas um só livro; com certeza muitos diriam: " que absurdo, o que é isso, etc.... "

    Isso é a DITADURA .

    Devemos ter ao nosso alcançe uma biblioteca, e nela certamente haverão livros bons, otimos e aqueles que não nos interessam.

    Nós cidadãos ainda na democracia por mais frágil que ele se apresenta, e é o nosso caso, apenas 50 anos, devemos nos aprimorar com o nosso livre arbitrio; isso significa: " lutarmos para que nossos filhos estudem , estudem , estudem ,estudem estudem ....... só dessa forma aquelas mentes terão, possiuirão intelecto para saberem votar.

    I

    ISS Quarta, 18 de maio de 2011, 13h48min

    Para não ir tão longe..., alguem saberia dizer qual era o patrimonio do presidente figueiredo ao deixar o governo? Daria para comparar com o patrimonio do lullaaaaa e dos seus filhossssssss com passaportes especiais?

    P

    pensador Sábado, 13 de agosto de 2011, 10h18min

    A pior democracia ainda é melhor que a melhor ditadura, na medida em que na primeira somos livres para errar (ou acertar).

    A democracia, em especial a brasileira está longe de ser perfeita, ou de ser boa, mas querer crer que uma única pessoa ou um pequeno grupo de pessoas escolhendo por todos seja algo melhor, no mínimo seria ingenuidade.

    O próprio Sr. felix_1 é livre para expressar sua simpatia pela ditatura, LIVRE. Liberdade de expressão! coisa que não havia na ditadura.

    M

    Mateus Adv. Sábado, 13 de agosto de 2011, 10h43min

    Sr. "O pensador":

    O que aconteceria se o Sr. pensasse durante os Anos de Chumbo ?

    M

    Mateus Adv. Sábado, 13 de agosto de 2011, 10h45min

    Sr. felix_1,

    Em qual quartel você trabalha ?

    M

    Mateus Adv. Sábado, 13 de agosto de 2011, 10h48min

    O sentimento de nostalgia do Sr. felix_1 faz mal à saúde. À minha saúde.

    P

    pensador Sábado, 13 de agosto de 2011, 10h55min

    Bom, pensar naquela época ainda não tinham meios para fiscalizar... mas demonstrar o pensamento, isso era muito, muito perigoso.
    Quem pensava (e expressava seu pensamento) era taxado ou de comunista ou de subversivo ou ainda de subversivo comunista.

    O desenvolvimento do pensamento humano, filosófico, sociológio, político, científico sempre foi maior nas épocas de maior liberdade individual.

    Para alguns, é difícil aprender a conviver com o alter, com o diferente de si. Para estes, a dialética deve ser obra do mal.

    Saudações,

    M

    Mateus Adv. Sábado, 13 de agosto de 2011, 11h00min

    Se você pensasse e não tivesse carteirinha recente da TFP, é claro que você seria um dos Vermelhos.

    Iam "desaparecer" você como num passe de mágica.

    J

    Jodiel Terça, 16 de agosto de 2011, 17h52min

    Felix_1

    Talvez o Sr. tenha uma concepção erronea do que foi a Ditadura Civil-Militar no Brasil, e, não só, mas em toda a América do Latina.

    A ditadura foi a própria corrupção de tudo o que há de mais progressista. Hoje, mesmo existindo uma democracia formal, onde os direitos reais e objetivos não são democratizados, se tem um estado de coisas "menos pior" que na Ditadura. A ditadura foi imposta para proteger e assegurar o direito dos detentores do grande capital. Hoje, a pseudo-democracia que vivemos também tem esse intuito. Porém, com a ditadura militar a coisa foi escancarada: quem não concordasse levava bala. Hoje, só levamos bala se, após certas tolerâncias "democráticas", quisermos transformar o sistema de verdade.

    Quanto a Anarquia, outro equívoco. Anarquia é organização, não bagunça. A anarquia defende uma sociedade em que não exista desigualdade, concentração de riqueza, Estado repressor (mas sim adminsitração/organização em rede), enfim, tudo ao contrário do capitalismo que, em sua lógica produz: miséria, concentração de riqueza, esmagadora maioria miserável e uma minoria opulenta, fome, destruição do meio ambiente, enfim, desumanização. Esses são os fatos reais, não utopias.

    Abraços

    P

    pensador Terça, 16 de agosto de 2011, 18h13min

    Faz tempo que não vejo um partidário de Bakunin... andavam sumidos...

    I

    ISS Quarta, 17 de agosto de 2011, 12h17min

    Jodiel só por curiosidade vc viveu os "tempos de Ditadura"

    F

    Fernando Stefanes Rivarola Quarta, 17 de agosto de 2011, 12h28min

    Eu cresci nos anos da ditadura, minha família nunca sofreu qualquer tipo de violência em razão do regime. Estudei em escola pública e aqui cheguei. Na verdade, parece que até as prisões eram boas, vejam, os porões do antigo DEIC conseguiram reintegrar à sociedade quantos políticos? De lá saíram dois Presidentes (Lula e Dilma) FHC "deu pinote" antes de ser preso, mas quase. Muitos desses ratos que infestam a Administração Pública agora, foram, estavam ou estiveram presos durante o regime militar, de maneira que o tempo acabou por provar quem estava certo. Claro que todos querem ter liberdade, mas pra isso é preciso saber lidar com ela, senão vira bagunça, como agora.

    P

    pensador Quarta, 17 de agosto de 2011, 12h58min

    E quem decide como lidar com a liberdade? O próprio conceito de liberdade implica ser livre para escolher errado, esta é a característica intrínseca da liberdade.

    I

    ISS Quarta, 17 de agosto de 2011, 13h09min

    ai escolhe errado e não quer sofrer consequencias.

    J

    Jodiel Sexta, 19 de agosto de 2011, 15h44min

    Sr. Rivarola

    Então, segundo o que entendi, o fato de sua famílai e o senhor não ter sido perseguido significa que ninguém foi perseguido na ditadura? Ou seja, estando bom pro senhor está bom pra todo mundo?

    O fato daqueles que lutaram contra a ditadura (não todos), terem se vendido, não significa que existiu democracia, que os ditadores estavam corretos. Querer justificar que seja correto um grupo de pessoas se apoderarem do Estado e reprimir quem pensa contrário é de uma lamentável ignorância política, desculpe. É muito fácil, realmente, falar que a ditadura foi boa se não foi você quem tomou choques na língua, mamilos ou anus, pauladas, afogamentos, vara na vagina e anus, enforcamentos, etc.

    Claro, a solução sempre é a mais fácil, elimine aqueles que reclamam das mazelas que nós impomos. Eles devem aceitar quietos, dentro do moralismo que acreditamos ser correto. Se saírem da ordem, subversivos, uns choquezinhos no saco escrotal resolve, senão, matamos e vendemos o país aos Estados Unidos. Eis, segundo estes senhores, a solução para todos os nossos problemas.

    Mais ainda tenho crença no ser humano. As revoltas que estão acontecendo hoje no mundo nos traz o esboço do que ocorrerá no se´culo XXI: a derrocada do capitalismo!

    Abraços