Possuo um cachorrinho de pequeno porte da Raça PUG, como moro em apartamento levo ele duas vezes ao dia para fazer suas necessidades na rua, quanto ao coco, recolho sempre em saquinhos plasticos e coloco nas lixeiras espalhadas nas calçadas, porém o xixi não tenho como recolher. a Algumas semanas uma moradora de uma casa situada na esquina da rua , me xingou quando viu meu cachorrinho fazendo xixi no poste que fica localizado na calçada em frente a sua casa. Quais são meus direitos?

Respostas

    F

    FPS Sexta, 28 de outubro de 2011, 10h44min

    Educar seu cachorro para fazer xixi na rua ou em um gramado.
    Vc. gostaria que cachorros fizessem xixi em sua calçada?
    Seus direitos acabam onde começam os dos seus vizinhos.

    Z

    Zépug Sexta, 28 de outubro de 2011, 11h21min

    Mais a calçada não é publica? Se não é meu cachorro , são de outras pessoas ou até os de Rua. A chuva não limpa o XIXI? , Proximo ao meu predio não tem Gramados... só calcadas.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Z

    Zépug Sexta, 28 de outubro de 2011, 11h56min

    é VERDADE Lalinha, mais confesso que se ela me destratar novamente , vou procurar meus direitos e os de meu animal também...

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    H

    Hen_BH Sexta, 28 de outubro de 2011, 12h50min

    "Mais a calçada não é publica?"

    "...como vc disse a calçada é publica."

    Eu fico impressionado como é recorrente as pessoas se utilizarem de uma afirmação tão simplória como essa para justificarem determinadas condutas desrespeitosas à coletividade na via PÚBLICA.

    Ou seja:a idéia é de que sendo a calçada coisa pública, as pessoas acham que podem fazer o que quiserem. Como se uma coisa PÚBLICA fosse coisa DE NINGUÉM!! E na verdade não é assim.

    Podemos partir de uma definição básica do Dicionário Aurélio para deixar isso claro:

    "público

    [Do lat. publicu.]
    Adjetivo.

    1.Do, ou relativo, ou pertencente ou destinado ao povo, à coletividade:

    (...)

    3.Que é do uso de todos; comum:
    hospital público;
    passeio público."

    Quer dizer: se "a calçada é pública", ela é, segundo o léxico, destinada ao "uso de todos", ao uso "comum". E se é para uso de todos, aqueles que dela se servem têm o dever de respeitar o direito dos demais usuários - que são todos como se fossem "proprietários", não praticando condutas que excluam ou obstem esses direitos. Direito a uma calçada limpa, sem sujeiras de qualquer espécie, direito a uma cidade limpa e agradável para morar.

    Vamos fazer uma analogia simples aqui com um condomínio. Guardadas as devidas proporções e peculiaridades, as áreas comuns de um condomínio são coisa "pública" em relação aos condôminos, pois essas áreas são de uso "comum" da "coletividade" condominial.

    E ninguém discute o fato de que justamente por serem "públicas" (em sentido figurado, repito) essas áreas, ninguém pode se servir delas fazendo o que bem entender e sem respeitar os direitos dos demais "donos". Isso é uma idéia elementar a qualquer pessoa!

    Se partirmos da idéia de que a calçada é "pública" como se fosse de ninguém, daí podemos colocar lixo de qualquer jeito, enchê-la de entulhos, deixar pessoas mal educadas defecarem e urinarem nela, cuspir, estacionar veículos em cima atrapalhando a circulação das pessoas, enfim, transformar a "calçada pública" em verdadeira balbúrdia!

    Sendo assim, posso jogar lixo e deixar meu cachorro urinar na calçada em frente à casa de quem defende que por ela ser "pública" podemos fazer o que quisermos, sem que essas mesmas pessoas possam sequer reclamar. Afinal de contas, "A CALÇADA NÃO É PÚBLICA"?

    E o mais engraçado é que quando nos sentimos "destratados" corremos logo a procurar nossos "direitos"... mas esquecemos que todo direito é correlato a um dever, que todo direito traz atrelado a ele um dever correspondente, de modo que vale a máxima de que meu direito termina onde começa o do outro...

    O proprietário da casa cuja calçada foi urinada não pode reclamar os seus direitos... mas o dono do cachorro pode? Como assim?

    Deprimente esse tipo de pensamento...

  • -1
    S

    Sir Heath Sexta, 28 de outubro de 2011, 12h58min

    Direitos do meu animal hahaha!
    O sr. me fez rir.

    Z

    Zépug Sexta, 28 de outubro de 2011, 13h50min

    Sr Cpto. Bonifácio, meu animal tem direitos sim, o mesmo que o faz ter deveres se morder alguém sou responsavel por tal at, o mesmo direito previsto em constituição de NÃO aos maus tratos, e outras coisas do gênero...
    e para o Sr Hen_ BH ....EM RESUMO... onde levo o meu cachorro fazer XIXI... no vaso sanitário?????

    L

    LALINHA 4 Sexta, 28 de outubro de 2011, 14h02min

    Essa historia de que devemos preservar, cuidar do que é publico, infelismsnte so é no papel, na realidade nao acontece nada disso.
    Quer maior desrespeito do que o que fazem com a populaçao, nos hospitais, nas repartiçoes publicas.
    Infelismente vivemos em uma sociedade em que nada é respeitado, o bem maior que é a vida nao é respeitado.
    As coisas so vao de mal a pior, o brasil nao te jeito mais.
    Nao adianta nao deixar o cachorro fazer xixi no poste, se depois vem um homem ou ate mesmo mulher e mija onde quer, na frente de quem quer e nao esta nem ai.
    O animal é irracional, ela nao sabe que nao pode fazer xixi, se o ser humano que diz que é racional, nao age assim, o cachorro é que vai agir. Vai "segurar" a vontade a te na hora que chegar em casa?
    A calçada é publica, por isso vemos gente jogando lixo pela janela dos carros, fazendo xixi na rua, cuspindo, colocando carros em cima da calçada, cadeiras e mesas de bar , etc.

    S

    Sir Heath Sexta, 28 de outubro de 2011, 14h04min

    Direitos e deveres são dos seres humanos, sr. Zépug. Os animais são apenas objeto dos direitos dos homens.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Z

    Zépug Sexta, 28 de outubro de 2011, 14h15min

    Se eles são objeto dos direitos do homens, volto a dizer que tenho que "pagar"por quaisquer danos feitos por eles....
    Concordo com Lalinha 4 , desrrespeito mesmo, é estacionar em vaga de deficiente, furar fila, ficar com o troco errado, dirigir embriagado, levar vantagem em tudo... isso sim é desrrespeito.....
    Se o meu direito termina onde começa o do outro.. então... a recíproca também é verdadeira, e PÚBLICO não quer dizer que podemos fazer e acontecer do "negócio que é público"significa que TODOS podem usufruir...

    S

    Sir Heath Sexta, 28 de outubro de 2011, 14h31min

    Sra. Lalinha não sou militar. Esse é apenas o apelido pelo qual sou conhecido.

    L

    LALINHA 4 Sexta, 28 de outubro de 2011, 14h33min

    A sim
    kkkkkkkkkkkkkk.

    A

    Adv. Julia Sexta, 28 de outubro de 2011, 14h38min

    Boa tarde...
    Quanto ao coco do cachorro acho mais do que justo recolher ! Ngm é obrigado a desviar dos dejetos na calçada. Mas xixi ?????
    Quem mal há em um cachorro fazer xixi no poste ? Detalhe: no poste, não na calçada !
    Gente... manda essa mulher caçar o que fazer !

    H

    Hen_BH Sexta, 28 de outubro de 2011, 14h54min

    "Concordo com Lalinha 4 , desrrespeito mesmo, é estacionar em vaga de deficiente, furar fila, ficar com o troco errado, dirigir embriagado, levar vantagem em tudo... isso sim é desrrespeito....."

    O fato de haver um monte de condutas de desrespeito (estacionar em vaga de deficiente, furar fila, ficar com o troco errado, dirigir embriagado, levar vantagem em tudo) não faz que deixar o cachorro urinar na rua deixe de ser desrespeito. Na verdade é MAIS UMA conduta execrável a ser somada a todas aquelas. E dois erros (ou um monte deles) não fazem um acerto!

    "...significa que TODOS podem usufruir... " Usufruir sim, abusar do direito, não! A lei permite que você se utilize da calçada... mas não permite que a suje! Então se usufrui de modo contrário à lei e desrespeitando os direitos dos demais, isso não é uso, mas sim abuso!

    "Quer maior desrespeito do que o que fazem com a populaçao, nos hospitais, nas repartiçoes publicas.
    Infelismente vivemos em uma sociedade em que nada é respeitado, o bem maior que é a vida nao é respeitado."

    Você usa como pretexto para defender seu ponto de vista o fato de haver desrespeito em hospitais e repartições públicas... quer dizer que se lá existe desrespeito, temos de ser igualzinhos? Isso é um modo de justificar os erros próprios com base no erro dos outros...

    Temos de cometer os mesmo erros que os outros cometem? Duvido que você pularia de um prédio pelo fato de inelizmente ter havido outras pessoas que já o fizeram...

    "As coisas so vao de mal a pior, o brasil nao te jeito mais.
    Nao adianta nao deixar o cachorro fazer xixi no poste, se depois vem um homem ou ate mesmo mulher e mija onde quer, na frente de quem quer e nao esta nem ai."

    Se vem um homem ou uma mulher e "mija" no poste e na frente de todo mundo, existem leis e meios que punem essa conduta. Só que as pessoas ao invés de denunciarem e se diporem a testemunhar contra isso, acham melhor usar a conduta do mijão como pretexto para justificar os próprios erros.

    "A calçada é publica, por isso vemos gente jogando lixo pela janela dos carros, fazendo xixi na rua, cuspindo, colocando carros em cima da calçada, cadeiras e mesas de bar , etc."

    As pessoas que fazem isso não o fazem pelo fato de a calçada ser pública, mas sim porque são porcas e mal educadas... e ainda encontram gente que seja conivente com tal postura, sob o pretexto de que se " no hospital e na repartição pública há desrespeito, isso não tá errado".

    Imagine você andando na rua com seu cachorro... daí vem a dona da casa e, do nada, dá uma paulada nele... e diz que como a "calçada é pública" ela não quer o cachorro ali... pois ela pode usufruir da calçada, assim como você disse que pode, e faz nela o que quiser... você daria razão a ela?? Duvido que sim...

    H

    Hen_BH Sexta, 28 de outubro de 2011, 15h01min

    Não estou pregando santidade e ausência total de erros não... mas o mínimo de respeito pelos direitos dos outros!

    Z

    Zépug Sexta, 28 de outubro de 2011, 15h03min

    Sr Hen_BH acho que o senhor é advogado, porque utilizar-se de sitações é bem comum na elaboração de petições ..rs...
    Agora dar uma paulada essa doeu até em mim, estoamos falando das coisas comuns.. o ato de urinar não prejudicou fisicamente ninguem, se nao própria calçada que ficou molhada por 10 minutos... agora dar um apulada em um animal... isso sim é crime.... caro senhor... ( maus tratos)

    L

    LALINHA 4 Sexta, 28 de outubro de 2011, 15h06min

    Hen_bh
    na minha opiniao vc esta vivendo em um conto de fadas.
    Se uma pessoa vier e dar uma paulada no meu cachorro, eu dou duas nele.
    Infeliemnete querida o mundo em que vivemos esta assim.

    Eu nao jogo lixo na rua, se estou comendo alguma coisa e tenho que jogar papel fora, se nao tem lixeira , guardo ate chegar em casa para jogar fora.
    Isso é uma coisa que nao faço.
    Nao uso como pretxto nada, pois isso nao é ´retexto é a realidade. E nao adianta falar que os poucos que nao sujam, que respeita vao mudar o mundo, a asociedade, porque nao vao. Nao adiasnta um fazer e vir 10 e fazer a coisa diferente.
    O desrespeito, falta de educaçao, vem de muitos anos, e isso nao ira mudar, pq nao depende so de um, depende de toda a populaçao em geral.

    Nao se alguem pulou de predio nao quer dizer que vou pular tambem, porque nao sou maria vai com as outras, tenho minha opinao, minha postura, tenho amor a minha vida. E sei bem o que eu faço e o que eu quero.

    R

    Ralf Daniel Sexta, 28 de outubro de 2011, 15h08min

    a sei la gente,, fazer xixi é do instinto do animal.. quando o bichinho defeca. tem como resolver.
    uma sacolinha plastica, é so juntar e pronto,, mas XIXI... ai tenhamos que ter um consenso..

    isso é do instinto do animal, demarcar territorio e etc.. e os cachorros abandonados?

    quem vai punir ou nao os donos ja que eles nao tem um lar:?

    abraçoss