MEU PAI NÃO QUER CUMPRIR COM AS OBRIGAÇÕES DA CASA!
Olá!! Estou enfrentando um problema muito grande e quero saber o fazer. Meu pai é alcólatra e não quer cumprir com as obrigações dentro de casa. Tipo: Dar o dinheiro pra feira do mês, comprar o gás, pagar as contas (agua e luz), entre outras coisas. Diz que porque nós crescemos (filhos), não tem mais obrigação com nada. Estou pensando seriamente em dar parte dele, pois já estou indifuinado com essa situação. Tenho esse direito? Existe alguma lei (se existir me informem o nº) que obrigue ele a cumprir com as obrihações do lar?? No aguardo!
GRATO!
Sua mae estando casada com ele, nada podera ser feito, nem ela, nem os filhos. Agora se ela decidir se divorciar, ela pode exigir pensao alimenticia, por um tempo determinado ou vitalicia, tudo depende dos fatos. Os filhos maiores se nao estiverem fazendo faculdade ou curso tecnico dificilmente irao conseguir pensao.
Moramos em uma casa própria. Tenho 21 anos e meu irmão 24 e moramos todos juntos. Então realmente é verdade?? Só porque somos de maiores, meu pai não tem obrigação mais com nada em casa?? AFFFFF.....Esse Brasil está perdido mesmo. :(
Rosa Albuquerque,
Nessa lei, se eu estiver fazendo faculdade ele é obrigado a dar o dinheiro?? Caso minha mãe se divorcie dele?? Me manda o número dessa Lei par eu pesquisar mais.
No aguardo!!
O filho de 21 anos sim, o de 24 nao. Ele nao tera que dar o dinheiro da mensalidade e sim uma pensao para ajudar nos custos, de acordo com o que ele ganha, sendo no maximo 33% . Quem ira pleitear a pensao é vc e nao sua mae e a mesma nao precisa estar divorciada dele, mas vc no minimo nao pode residir na mesma casa que seu pai. Voces tambem nao teem direito a casa, pois nao existe herança de pessoa viva, somente sua mae como esposa tem direito a 50% da mesma. Nao me lembro de cabeça a lei, por isso nao vou posta-la agora, procure no google que vc acha.
olha RDS,
se for verdade que "esse Brasil esta perdido mesmo" é em razao da mentalidade segundo a qual seu pai (um doente, diga-se de passagem, pois alcoolismo é doença) deva continuar sustentando dois homem feitos, um com 21 e outro com 24 anos de idade.
está na hora de vcs começarem a cuidar de seu pai. ele esta doente. conflitos incluindo o desejo engraçado de registrar ocorrencia contra sei pai somente contribuem para agravar o quadro da doença dele.
alem disso, lembre-se que essa casa onde vcs moram é dele (e de sua mae)
Rosa Albuquerque,
Eu trabalho sim e posso muito bem me sustentar. O que me revolta é saber que meu Pai ganha mais de $ 600,00 e não dar $1,00 pra minha mãe, nem pra comprar o pão. Sem tirar que usa ÁGUA e LUZ (não paga nenhuma dessas contas) e só gasta dinheiro com cachaça. Por isso peço que antes de falarem que sou um "BEBÊ" procurem se por no meu lugar. Vejo minha mãe quase todo mês "implorando" pra ele dar "pelo menos" o dinheiro da feira, já que não paga conta nenhum.
ISSO É QUE ME REVOLLTA, ENTENDE?<<<<<<<<<<<
Mais beleza pelas dicas!!
Alexandre - MS,
Rosa Albuquerque,
Julianna Caroline,
Entendo a Legislação. É o "deveria" na minha frase.
Tem filho que foi expulso de casa porque não queria ajudar nas despesas, só em algumas coisas... O Juiz, em sua sentença, disse que "filho sair de casa é um curso natural da vida".
Ora, meus filhos não pediram para vir a este mundo, portanto, é mais que obrigação da minha parte sustentá-los até a morte. Filho é pra sempre, não até uma certa idade. (Transar é bom, cuidar é ruim, né!)
Atte.
Caro RDS
Vou te responder como eu agiria.
Entendo sua situação em relação as despesas de casa. Todos devem contribuir inclusive vocês (filhos). Mas diante da problemática que vocês vivem: Converse com sua mãe, para que ela faça a internação do seu pai no AAA ( Alcoólicos Anônimos) tendo em vista que hoje existe a INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA, se existisse isso na minha época eu não teria tantos problemas com o meu pai quanto tive. É claro você tem que entender a doença dele e crônica e isto atinge toda família. Daí em diante, como ele deve trabalhar sua mãe ficará responsável pelo recebimento do salário dele, é claro não vai gastar tudo, guarde uma parte e a outra use para pagar as despesas da casa. ÁGUA,LUZ, COMIDA, REMÉDIO, + O SUPORTE QUE VOCÊS TERÃO QUE DAR A ELE. Quanto a vocês somente se estiver cursando Faculdade ou curso técnico até 24 anos ou conclusão do curso. Como pelo visto já foram dispensado do Exército, comecem a trabalhar.
Desejo a todos.
Boa Sorte.
Maura Reis
Concordo, Rafael, filho é pra vida toda, mas se o sujeito tem mais de 20 anos(!!!!!!) já tem que estar se preparando para botar o pé na estrada!
Se o pai dele já tivesse morrido (cirrose, hepatite, coma alcólico, cancêr de figado, garganta etc etc) o caro consulente estaria cobrando de quem essa ajuda pra feira e pro mercado????
Com 21 ele já deveria estar procurando um lugar pra morar sozinho, construir a vida dele ao invés de ficar chorando : "Estou enfrentando um problema muito grande.... Meu pai... não quer cumprir com as obrigações dentro de casa. Tipo: Dar o dinheiro pra feira do mês, comprar o gás, pagar as contas (agua e luz), entre outras coisas. .....Estou pensando seriamente em dar parte dele, pois já estou indifuinado com essa situação. Tenho esse direito? Existe alguma lei (se existir me informem o nº) que obrigue ele a cumprir com as obrihações do lar?? "
Ele quer que o pai cumpra obrigações com o lar onde ele ( o consulente) mora.
P e l a m o r d e d e u s !!!!!!!!!!
Se a coitada da mãe dele prefere aturar o marido que escolheu pra viver com ela, o que esse rapaz tem com isso??? Que ele vá viver a vida dele e (se quiser, se ele se incomodar) ajudar a mãe dele tirando-a deste inferno!!!!!
Ylhensi,
Boa Noite!
Bem... Eu não vejo assim, mas respeito a sua visão, porém, não gostaria de continuar com isso, pois vejo que guerra de opiniões vira um círculo vicioso de discussão infrutífera.
MAS respondendo ao consulente, o mesmo tem dois caminhos... Sair de casa com a mãe e o irmão, ou a mãe entrar com pedido de divórcio, pois obter uma internação a força é a mesma coisa que esperar o prêmio da Mega-Sena. E quando o sujeito não quer se curar por conta própria, a ajuda é em vão. Infelizmente!
Atte.
Ora, meus filhos não pediram para vir a este mundo, portanto, é mais que obrigação da minha parte sustentá-los até a morte.
Sustenta-los ate a morte?? Para vc estar dizendo isso, vc no minimo é uma bebezao sustentado pelo pai e que nao pensa nem de longe em trabalhar...
Pois para vc dizer isso, pai vc nao é, pois os pais querem que os filhos crescam, se formem, trabalhem e nao que sejam bebes pro resto da vida...
Isso mesmo Dra Rosa.
Quero que os meus cresçam, fortaleçam suas pernas para somente com as deles andar, aguentar os trancos da vida, sustentar outros sobre seus ombros, ser útil ao próximo...
Se os pais ainda estiverem vivos e puderem de quando em vez dar uma mão, ótimo, caso contrário, que eles sejam capazes de se virar sozinhos!
Que sejam vencedores!!!
Ficar na sombra dos outros é coisa pra perdedor!!
Rosa Albuquerque,
Em nenhum momento disse que não quero que meus filhos cresçam, se formem, trabalhem e etc.
Se você quiser, antes de faltar com respeito, ler mais vezes até entender, seria interessante, pois com esta atitude, você demonstra que não sabe participar racionalmente de um Fórum.
Atte.
PS: O pior é que sempre tem gente* que pega carona no péssimo entendimento. * Uma certa mulher que já me acusou de ser "fake", não sei quem é... ¬¬
Ora, meus filhos não pediram para vir a este mundo, portanto, é mais que obrigação da minha parte sustentá-los até a morte.
Filho é pra sempre, não até uma certa idade. (Transar é bom, cuidar é ruim, né!)
Sr Rafael, se com esses dizeres vc nao quer dizer que:
Em nenhum momento disse que não quero que meus filhos cresçam, se formem, trabalhem e etc.
Quer dizer o que???
"Obrigações dentro de casa".
Uma frase comum se tivesse sido proferida algumas décadas atrás. Nos dias de hoje soa no mínimo curiosa, mais tendente a odiosa.
Desconheço as tais "obrigações", que não sejam obrigações mútuas de um casal frente ao meio social. Hoje se espera que tanto marido como mulher trabalhem e construam.
Odioso ver que alguém, mesmo doente (alcólatra) ainda recebe um pesado fardo, como vampiros à espreita, querendo até a última gota.
Certos temas estão longe de serem jurídicos. São problemas familiares ou sociais.
Saudações cordiais,