Contato com a Filha - Alienação Parental
Caros Colegas,
Sou separado a quase 6 anos e desde o início a briga pela visita da minha filha, e o direito de exercer o papel de Pai são sinônimos de lutas infinitas na justiça, em delegacia e os orgãos competentes. Mas infelizmente nem tudo que é certo, não é feito, faz parte da vida.
Vou ser pontual nas minhas dúvidas e questões: Minha filha tem um celular para que u possa falar com ela, quando a mãe começa a implicar comigo (isso ocorre quanse sempre), ela desliga o telefone da menina para que eu não possa falar com ela. E quando tento ligar para a casa da minha filha, o Padrasto atende dizendo que eu não posso ligar para a casa dele, que o telefone é dele e ele não quer que eu ligue, impedindo assim de falar com a minha filha.
Pergunta: Qual a atitude viável que devo tomar para deixar isso registrado, tirando claro uma petição na justiça no meu processo de visita informando o fato? Existe algum outro orgão que eu possa deixar registrado essa atitude? Que inclusive se configura como Alienação Parental e até mesmo "Carcere Privado". Minha filha tem 6 anos e se comunica muito bem comigo, temos uma boa relação de Pai e Filha. Pago pensão corretamente, a visito de 15 em 15 dias, compro tudo para ela, levo aonde ela sempre quer e etc.
No caso da Alienação Parental, como devo proceder com o meu advogado? É um processo a parte da visita? O que devo pedir? Quais penais são aplicadas? Quais provas deverei apresentar? Posso pedir auxílio de um psicólogo para o caso e de um agente social da justiça?
Por favor, vivo esse drama a bastante tempo mas agora estou com a decisão de entrar na justiça para resolver, pois eu pensava em não fazer nada para não afetar a saúde mental e psicológica da minha filha, mas chegou a um ponto que está sendo inaceitável os atos da mãe junto com o Padrasto.
Obrigado a todos.
Obrigado Flávio, já conhecia a Lei e o Site. Mas preciso saber a experiência das pessoas que entraram para lutar pelos seus direitos, se realmente é viável? Pois devo procurar um advogado bom, vou ter que pagar e continuar e piorar a situação quando entrar na justiça.
Gostaria de saber de alguém que já sofreu algo parecido, como foi e se realmente resolveu o problema?
Mas de qualquer maneira, obrigado pelas informações.
Abs,
Pai, cada caso é um caso. Não dá para se basear em outros para poder tomar a atitude de processar.
Lembrando que, quanto mais você vai deixando de lado o caso, mais alienada ficará a criança.
Este tipo de processo envolve psicologo, estudo social, audiência, oitiva de testemunha, etc.
Enfim, após ler os artigos e a lei, qual é sua conclusão, processar ou não? Siga em frente.
Tema difícil, quase todo divorcio, um dos lados, usa os filhos para maltratar o companheiro. alias Ex.
Divorciar da companheira(o) é fácil, alei facilita, o difícil e um dos cônjuges forçar o divorcio com os filhos também. Caro Pai_Rich, todo Juiz da vara de família, tem em seus conceitos repudiar o ato de alienação parental, assim terá provimento em seu pedido, podendo até ter a guarda definitiva da criança.
Procure um advogado com experiencia em direito de família, e lute, toda criança ao ficar a adulta, verá o esforço que fez, e te considerará um herói.
Mas se ganhar a guarda, não retribua com a mesma moeda. leve a criança para próximo da mãe.
Boa Sorte.
olha pai-rich aocntece a mesma coisa com meu marido, ele tem uma filha de 9 anos do primeiro casamento. tem tudo acertado na justiça, pensao e visitas. ele mesmo que deu entrada nos processos,pois antes a mae da criança pedia dinheiro demais.agora ta tudo acertado mais sobre as visitas sempre dar problemas,pois a mae parece querer proibi o contato da criança com o pai,madrasta que no caso sou eu, e ate com nossa filha de 2 anos que é irmazinha da criança. meu marido ja chegou a ficar 2 anos sem ver a filha, pois a mae alegava que so liberava a menina se o pai depositasse todo mes 500 reais de pensao. meu marido foi pra justiça e conseguiu ver a menina de novo,no juiz a mae alegou que o pai so naum via a criança pq naum pegava a criança na porta dela. sendo que ela havia falado para o pai que jamais fosse na porta dela pegar a criança, que ela sempre ia trazer a menina ate um ponto combinado. mais logico que como ela contratou advogado,foi bem orientada,acho que o advogado a orinetou a diser isto. ja meu esposo foi pela denfensoria publica. meu esposo tbm nunca quiz criar grandes conflitos, é paciente demais e releva algumas coisas. como por exemplo foi decidido que ele deveria passar metade das ferias com menina,dia dos pais, ate o aniversario da menina. mais na verdade so é cumprido as visitas quinzenais.ela vem de 15 em 15 dias para aqui,o pai a pega no sabado 9 da manha e devolve as 19 horas de domingo. o pai tbm deu um celular de presente pra filha,para quando ligar para a menina ligar diretamente pra ela sem precisar incomodar a mãe. mais o celular despareceu ja no outro fim de semana que a menina veio. disse que tinha perdido. depois de tanto meu marido insistrir, a mae da menina deu o numero novo do novo celular da filha. mais meu marido so conseguiu ligar uma unica vez. pois o telefone so dar caixa postal direto.o padrasto da menina ja ameaçou meu marido varias ves, disendo coisas do tipo que nem vale a pena por aqui. realmente é uma situação muito triste, pois acho e penso que a mãe so deixa a menina vir aqui, pq ta legalizado,pois para a mãe acho que se num fosse isto cortaria compeltamente o vinculo pai e filha. mesmo assim eu acho legal a filha ter o telefone para quando o pai querer falar com a filha, ne o aniversario da menina o pai consegue dar os parabéns.
Olá,Pai.Bom sei oq vc passa dá muita raiva mesmo.No meu caso meu marido ganhou processo direito visita,a mãe(ex)tbm impedia do meu marido ver a filha,tbm falei dá lei alienação parental,mas o advog daki nos disse q é uma lei nova,e que envolve muitas provas.Ou seja,passamos por isso tbm.Ela mandava e gente obedecia.Agora tdo mudou.Tem umas chateaçoes mas em vista do que tava... Quer um conselho procure seu advog e explica q ela o impede d falar cm filha...vc tem seus direitos,já q vc deu cel prá justamente não incomodar casal.Atitude excelente a sua.Parabéns! Eu não tenho essa sorte pq ela liga prá brigar dos horarios do jantar(quer o mesmo horario q ela qdo menina está cm mãe),só tem louco mesmo. Nos passamos por assistente e psicologa do processo tdo muito tranquilo.O problema é demora do processo no nosso caso foi 1ano.Portanto,Pai,vai ter muita paciencia.Mas entra logo .Acaba cm palhaçada dessa mãe q acha q filha é propriedade.Abraço!!!
Olá,N.A.S.Nos q somos as madrastras sofremos tbm em dobro,pq naum sei vc mas eu tive q aturar insinuações de que eu pudesse maltratar minha enteada.Pedimos psicologa prá dar laudo,onde comprovava meu relacionamento cm minha enteada super saudavel.Gosto dela e ela d mim.Claro existe madrasta má assim cm existe mãe má.Mas existe sempre exceçoes. A verdadeira mãe é aquela q mesmo seu relacionamento naum ter dado certo releva em nome do seu filho,passa por cima do seu ego,e deixa seu filho ter convivio cm seu pai.Pq nenhuma mãe qer ver seu filho sofrer.Por mais q ela tenha motivos.Seu filho naum tem nada a ver conflito dos seus pais.Pq essa cça vai crescer e vai tomar satisfação ,do pq naum teve contato com seu pai?Ai,seu maior medo perder seu filho ele mesmo o abandonará.E ficará cm esse pai.Essa pior dor de perder filho. Falei isso pq sei q muitas mães entram no fórum e muitos pais tbm.Para q pensem pelo menos um pouquinho nos seus filhos.Reflitam.E deixem essas magoas dos ex-e libertem seus filhos prá viverem em paz. Tbm sou mãe e madrasta...e sei oq falo.Infeslimente sempre entro no fórum e vejo essas doidices.Mães se achando cm direito d impedir vinculo cm pai e vice versa.Prá que tanto sofrimento.
Obrigado pelas palavras de vocês. Já estou em contato com Advogado e vou recorrer aos meus direitos. Já fiz uma denuncia no Ministério Público, já falei com o Conselho Tutelar e me mandaram ir no Centro da Cidade falar com o Poder Judiciário e explicar o que está ocorrendo.
Enfim, estou lutando pelos direitos da minha filha, pois na verdade são direitos deles, crianças, nós somos o suporte para a vida dessa mavarilhosas criaturas. Nunca vou desistir.
Tenho muitas provas de Alienação Parental, tenho um E-mail da Mãe solicitando e fazendo a proposta para tirar meu nome da Certidão de Nascimento da minha filha, tenho um vídeo no Youtube aberto para toda a internet feito para provocar aonde mostra minha filha saindo da escola corrento para o colo do padrasto e a mãe faz a seguinte pergunta: "Quem é ele?" (Apontando para o padrasto); Ela responde: "Meu pai". Tenho uma testemunha vizinha que já me informou que ela sai e deixa a minha filha e a filha do casal (padrasto e mãe) com um Pedreiro e sua família tomando conta e volta altas horas da noite e bêbada com o madrasto. A menina vive com problemas de saúde, agora está com problemas ginecológicos (corrimento), uma menina de 6 anos (criança ainda). Tenho vários E-mail do Padrasto e a Mãe me xingando, e ele me chamando literalmente para a agressão física.
Eu cansei realmente de bancar o bom e tentar resolver amigávelmente, agora vou requerer e reclamar na justiça o que acho justo, veremos o resultado de toda a minha movimentação. Prometo a todos escrever aqui o resultado, nem que demore 2 anos, mas que a justiça veja a luta de um Pai que desejo sua filha desde os 18 anos e está corrento para ter mais próximo o amor e a relação/cuidado de Pai/Filha.
Mas uma vez, obrigado a todos.
Caro pai entendo sua indignação, passo pelo mesmo problema com a filha do meu atual marido e ainda por cima já fazem quase quatro anos que eles estão separados e ela nem arrumou emprego ainda!!!! Vive da pensão da menina de quase 750 reais!!!! Outro dia a menina calça 34 e estava com um calçado 32 nos pés!!! Bom mais vamos ao que interessa, se vc já tem o direito de visita assegurado e paga pensão e passeia com sua filha e da todo o suporte que ela necessita eu acho que é muito cedo para que vc entre nesse dilema e coloque sua filha no olho do furacão, entenda, se vc entrar com uma ação de alienação parental, vc pode até conseguir o que quer mais no final sua filha vai estar um bagaço e vc vai gastar muito mais com psicólogos, pense se já fazem o que fazem da sua relação com sua filha imagine a tromba de situações a que ela vai ser submetida por conta de um processo, então me veio a idéia, porque vc não entra com um processo de guarda compartilhada???Já que vc deseja passar mais tempo com sua filha, acho mais tranquilo e mais fácil de vc obter exito, assim ela passara em média parte do mes com vc e parte com a mãe, pense nisso.
GARBA,
O que adianta eu ter o direito da visita, se toda a vez que a mãe implica com alguma coisa ela entra na justiça e tira parte da mesma? Ficamos muito vunerável a esse tipo de situação, e até provar que não é nada daquilo que foi falado pelo Mãe, a justiça demora e o tempo passa e a filha fica sem ver o Pai durante muito tempo.
Os danos psicológicos são nítidos, ela se comporta de uma forma totalmente diferente em nossa presença quando estamos todos juntos em um evento por exemplo (Família Materna e Família Paterna). O que eu não posso permitir que ela seja mais prejudicada do que já está, e que conseguentemente, seja afetada a relação dela com o Pai que tenta ser ao máximo presente em sua vida.
É uma questão complicada, mas não foi a toa que aprovaram a Alienação Parental. É um fato real e muito considerado na justiça, acredito eu que 80% dos casos de separação envolvendo filhos uma das partes sofrem a Alienação.
Temos que brigar pelos nossos direitos, o brasil é muito comodista, precisamos mudar isso de uma vez por todas. Eu estou disposto a mudar a minha história pela minha filha, e vou até o FIM.
anna chistina, tudo o que vc disse é verdade.eu tbm men dou muito bem com minha enteada, mais a mae dela ja tentou por varias quebrar vamos diser assim este vinculo. quando vim morar com o pai dela, ela tinha 2 anos, eu cheguei a trocar fraldas dela,,dar mamadeira,brincar de cazinha, brincar de professora, cheguei a ficar com ela em alguns finais de semana para o pai dela poder trablhar aos sabados,entao eu cuidava dela aos sabados que ela vinha. hoje ela esta com 9 anos. a mãe dela além de tudo isso que ja fes qurendo prejudicar pai e filha, ela tbm deu para interferir em minha vida. um dia desses ela disse para o meu marido que naum era pra deixar a menina sair comigo pra lugar nehum, e que se ele fosse trabalhar naum era para pegar a menina, e tbm disse que fazia isto pq o mundo tava cruel,e naum acreditava em amor de madrasta para enteada, e ainda ressaltou o caso da izabela, aquela garota que foi morta pelo pai e madrasta. so que claro meu marido naum deu ouvidos a ela. pois ele disse que nos fim de semana que a menina vem para aqui,ela deve interferir em nada, olha quando foi na pascoa deste ano, a criança tava aqui com a gente, a mãe mandou a menina men diser umas coisas muito graves, a menina logico fes o que a mãe mandou, creio que com medo de apanhar. mandou a menina men dizer que o pai dela tava dando em cima de uma mulher, eu quando escutei isto fiquei muito furiosa, pq a criança falou com estas seguintes palavras, minha mãe disse que vc ta sendo traida por meu pai. olha chamei meu marido e fui ate a casa da suposta mulher a quem meu marido teria dado em cima, mais a mulher disse que se confundiu. liguei para a mãe da menina e falei pra ela pq ela tava inventando esta historia, e pior usando a propia filha para trazer este tipo de assunto desagradavel, a mãe apenas falou que naum havia mandado a menina diser nada. eu falei logo, bom em primeiro lugar se fosse verdade, ela naum tinha nada a ver com isto e menos ainda de falar sobre o pai na frente da criança, e falei pra ela que eu iria por na justiça para ela provar o que ela tinha dito e que se ela batesse na menina, eu iria chamar meu marido pra ir no conselho tutelar. olha logo ela disse que havia se enganado,que a mulher havia falado pra ela que era o irmao de meu esposo que tava dando em cima da suposta mulher. depois disso ela nunca mais inventou nada. logo no inicio do meu casamento ,ela chegou amndar uma calcinha dela dentro da bolsa da criança para causar brigas aqui em casa. neste dia eu joguei a calcinha no lixo, e falei para ela que aqui a gente so queria coisas da criança e naum dela. ela ainda disse que foi a menina brincando com as calcinhas que colocou na mochila. na epoca a criança tinha 3 anos.eu na verdade num sei pq ela fas estas coisas, pq quando vim morar com o ex dela,ele ja tava separado ha dois anos dela. e ela hoje convive com um cara e tem ate um filho com este cara. naum sei pq ela fas isto. uma vez a familia do meu esposo disse que ela havia falado que iria destruir meu esposo, pois ela naum ia sair como unica culpada da separação. pq aqui no bairro todos disem que ela abandonou meu esposo pra ficar com este cara. mais eu acho que o que importa é a paz. mais para ela num tem isto de paz. e olha que meu esposo é um pai excelente para a menina. além dele dar 200 reias de pensao todo mes, ele ainda dar roupas, calçados, ele ajuda muito a filha. pq o juiz decidiu dele dar 20% do salario minimo, que no caso daria 109, mais meu esposo dar 200 pra ajudar ainda mais. pq emu esposos é autonomo. mais anna a gente tem que pedir a deus pra iluminar a cabeça dessas pessoas . pois eu acredito que uma pessoa naum seja normal. e sem contar que a criança adora estar aqui,sempre chega feliz, mais quando vai para casa, sai triste.mais so deus pra iluminar esta pessoa. ou melhor estas pessoas que usam os filhos pra prejudicar o pai etc.
NAS,EX-tbm falou do caso Isabela mas ex-conseguiu uma coisa chata prá mim.Eu naum posso sair cm menina sozinha somente na presença do pai.Eu acatei fz oq? Nossa !ex- do seu marido é mais desiquilibrada q ex- do meu marido.Ele ainda naum colocou nada na sacola rsrs.Mas ela tira sarro,mas nunca fala comigo.Ela é tipo barraqueira.abraço!!!
Nossa N.A.S. eu passo pela mesma coisa com relação a menina isabela, minha ex esposa teve a coragem de nos chamar de família nardoni, é um absurdo. E também eu fiquei sabendo que ela não vai me deixar em paz nunca, que quer acabar comigo.
Acho isso um desequilíbrio total de um ser humano. E olha que ela já tem outro rapaz e ainda já tem um filho de quase 2 anos com ele, e parece que ainda não resolveu aproveitar a vida e deixar a filha feliz. Minha filha é apaixonada pela minha casa que é repleta de cachorros e sempre tem filhote, ela adora a Madrasta, minha esposa, que já chegou a falar que gostaria de chamar de mãe mas ambos conversamos com ela e explicamos que não era correto. Mas que o amor de tia pode ser que nem o amor de mãe, se ela quizesse.
Bom pessoal, amanhã é o grande dia. Vamos ver o que vai acontecer quando for buscar minha filha.
Obrigado a todos.
amanha tbm é dia da filha de meu marido vir para ca. boa sorte para vc, e olha nunca deixe de ver sua filha. se por acaso a sua ex proibi, sempre recorra a justiça pois existe ex mulher e ex marido, mais ex filho naum existe nunca. filho é para sempre. olha pai eu acho que na verdade essas ex so deve ter se arrependido de separar, pq para uma pessoa pertubar tanto assim, so pode ser isto. e parabens para sua atual esposa,pois quem aceita o pai , aceita os filhos tbm naum é mesmo.e existe muitas boas madrastas no mundo. ou melhor boadrastas. a gente não pode generalizar, o caso de izabela realmente foi triste e cruel.mais não se pode pensar que todo mundo é igual. eu concordo com vc para sua filha chamar sua esposa de tia, acho muito bacana mesmo. e olha um dia sua filha vai crescer e ela sozinha vai começar a perceber a diferença entre vc e a mãe, ela mesma vai tirar as propias conclusões, e quem sabe ela decide até morar com vocês. e por mais que sua ex tente jogar a criança contra vc,nunca fale mal da mãe dela, pois o tempo diz tudo. e a gente paga o mal com o bem. desejo a todos vocês um feliz natal e um feliz ano novo, e que vc valorize muito a sua atual esposa, e que vcs formen uma linda familia, olha desculpas pela brincadeira que eu fiz no começo tá. que a ex deveria ta arrependida. pq acontece a mesma coisa aqui em casa, eu num entendo como uma pessoa ja ta com outra pessoa e ja tem filhos e ainda continua pertubando a vida . bom eu acho o seguinte se ex fosse tao bom, seria atual.kkkkkkkkkkk. as vez num era pra ser aquela pessoa sabe, mais as vez a gente é tao apressado na vida,que não espera DEUS escolher por nois. bom enfim. parabéns mesmo pra vcs e tudo de bom pra sua filhinha, criança é a esperança de um mundo melhor.
anna, a ex tbm disse que naum era pra meu marido deixar eu sai com a amenina, so que a menina pede, quando eu vou ate na padaria, ela pede. entao meu marido deixa. ate pq olha anna, ela a ex num deve se intrometer nos dias que a criança for passar ai. eu acho isto realmente muito chato. mais ana meu esposo nunca mandou nada na mochila naum,kkkkkkkk. eu apenas falei pra ela que na proxima vez que ela mandasse a menina dizer qualquer coisa,eu iria abri um processo contra ela. bom estes meses ela parou de pertubar, a naum ser que esteja planejando algo. eu ate falei para o nossa colega pai_rich, que acho que se elas petubam tanto, as ex é pq devem ter se arrependido de ter deixado nossos maridos né? ai agora num tem mais volta. kkkkkkkkkk estao desesperadas.srsrs. mais é coisa de gente desequilibradas mesmo. o pior é usar as crianças. mais anna fé em DEUS. ELE É MAIOR QUE TUDO E QUE TODOS. feliz natal pra vc e feliz ano novo tbm.
N.A.S,cm certeza tá arrempedida mesmo pq ela tá noiva e fica enchendo saco cm picuinhas.Eu naum posso desobedecer oq juiza estipulou,pq se mãe pegar tô frita.Meu marido pode até perder direito visitas.Só levo se for perto d casa. Ex-fica rindo da minha cara essas coisas idiotas...pq sou muito mais velha q ela.Eu e meu marido já conversamos a respeito dos horarios,e naum vamos permitir q ela fica atrapalhando a nossa rotina. Ano q vem vamos pedir juiza autorizar férias(15 dias).Ela vai pirar pq ela deixa claro q naum qer menina perto d mim.Vc naum tem noçao oq ela implica,não posso passar creme,nem xampu,mas eu passo.Ela envia creme pro corpo rsrs.Vc acredita?rsrs.Tdo isso prá não usar o meu. Feliz natal prá vcs!!!Boa sorte!!!
Infelizmente eu tb sou separada e tenho 2 filhos. Mas olha que bagunça virou a instituição familiar. Quantos casamentos desfeitos, filhos tendo que conviver com duas famílias, o casamento ficou banalizado. E quem paga por tudo isso são os filhos, que não pediram para nascer. Cabe a nós refletirmos sobre tudo isso, porque será que quando casamos há "tanto amor" e depois tantas brigas? O casamento virou algo descartável, os primeiros problemas que surgem já se tornam motivos para uma separação, e porque não? Com tanta oferta no mercado? Tantas ofensas são trocadas, tantas mágoas que ficaram, realmente acaba se tornando muito difícil uma boa convivência depois de um divórcio. Vamos valorizar mais a família, ter mais paciência com nossos companheiro(a)s, cumprir a promessa que muitas vezes fazemos diante de Deus. Vamos ser menos egoístas e honrar nossos compromissos diante do homem e principalmente diante de Deus! Sei que esse espaço não é para isso, mas é um espaço onde se fala de divórcio, brigas, disputas e desamor aos filhos. Então também pode virar um espaço de reflexão. Um feliz Natal e Ano novo a todos, renovando nosso espírito de amor ao próximo e a Deus!!!
Pessoal,
Não foi positivo a visita nesse final de semana, fui duas vezes ao plantão judiciário e 5 vezes a delegacia. Consegui um RO do Art. 330 - Desobediência. E nada com o judiciário, aonde o atendente chegou na minha cara depois que eu tentei explicar muitas vezes o caso, que não iria fazer mais o mandado de busca e apreensão. Parece até brincadeira minha, mas infelizmente foi verdade.
Mandei executar ela com a setença novamente com um oficial de Justiça hoje, e vamos ver o que vai acontecer. Mas infelizmente perdi o final de semana todo sem almoçar tentando resolver com a Justiça e infelizmente se você não conhece alguém importante ela não funciona.
Durante as tentativas, deixei vários recados na secretária do Celular da Mãe e do Padrastro, liguei para a casa da Mãe do Padrastro e fui muito mal recebido. Liguei para a casa da Mãe da minha ex-esposa, e fui muito mal recebido. Enfim, fiz o que pude, fui em lugares chaves como Shopping e etc. Nada de encontrar, então a única solução foi ir para a casa e planejar a semana para providências.
Vou continuar contando a minha história. E podem brincar a vontade porque se não levar um pouco de humor durante essas história, nós ficamos malucos. E realmente, é o que vocês falaram ela está arrependida, eu tenho certeza pois já foram palavras ditas para a minha mãe por ela. Mas figurinha repetida não completa album, eu cheguei a dar uma chance a ela a muito tempo atrás e ela não soube aproveitar, então ocorreu duas vezes aonde eu terminei o relacionamento.
Vou atualizando as notícias.
Obrigado a todos.