Passei por uma cirurgia no tornozelo no final de setembro, porem meu medico pediu prorrogaçao do afastamento por mais 30 dias e a pericia do INSS só foi marcada para dia 28/12 quarta feira. Minha duvida é a seguinte , eu teria que ter voltado ao trabalho quando terminou meu atestado medico ( q seria no dia 12 deste mes) ou tenho que aguardar a pericia ? e esses dias que precedem meu atestado como vai ficar ? o perito pode indeferir ou eu tenho algum respaldo para que ele me de pelo menos ate o dia da pericia ??

Respostas

    Gabriela Cristina

    Gabriela Cristina Sexta, 30 de setembro de 2016, 0h48min

    Meu caso é o seguinte... trabalho em uma UTI ... em janeiro tive uma lesão após pegar um paciente ... na hora sentir fortes dores nas pernas na coluna e meu ombro ficou mt inchado. ... após meu plantao (pois segurei mt para não ir embora e pegar um atestado ) após meu plantao corrir p um médico ... ( como sempre funcionario de rede privada e completamente mal tratado ) ... o médico relatou ser uma torsao muscular me deu 3 dias de atestado ... voltei a trabalhar dando duro pegando peso e sentindo mts dores mas como me sentia rejeitada pela equipe aguentava tudo calada ... em maio meu pesadelo começou a piorar ... realmente não aguentava e sentia q havia piorado .... fui ao medico abençoado no qual mé pediu vários essas dr imagem do meu ombro e da coluna ... no qual foi constatado discopatia na l4 e l5 ... cervicaldia no ombro ... médico solicitou a eu não pegar mas peso evitar milhões de coisas e a maioria era algo do meu cotidiano na uti ... pede ao meu gerente q me mudase de função devido a restrição. .. não foi mudada e eu piorei e comecei a entrar de atestado e tomar remédios fortíssimo um deles é o arcoxia 90mg .... mas entre um.intervalos de atestado ao outro ia trabalhar e novamente sentis mts dores e fui parar no PS do hospital que trabalho .. médico me deu atestado de 15 dias ... o médico do trabalho me encaminhou p o inss pois totalizando meus atestados dava tudo 27 dias... sou leiga quanto.ao inss e nem a empresa nem o rh da msm me orientou. Nada anão ser marcar minha perícia e separar minhas documentão como examrs relatórios laudos atestados e receitas.. conseguir marcar a perícia só p o dia 14 de setemei ... e eu estavá em maio.... liguei e informei.ao sesmt o dia.da pericia ... só que no dia. Foi adiada p dia 28 nesse período fiz fisioterapia e melhorei só que infelizmente toda vez q me arriscava pegar algo pesado sentia dores .... então fiz minha perícia e devido erros nos relatórios e nos laudos minha perícia deu indeferido ... e esse tempo que fiquei esperando a perícia eu ligava na empresa e eles falata q só podia voltar depois da alta do inss ... achava mt estranho pois meu atestado era de 15 dias e minha perica foi realizada em setembro.... quero saber por que não recebi os atrasado ??? E se corro risco de estar demitida por abondono de trabalho ??? Estou desesperada vou pedir recurso pois se eu fazer algo que me faça fazer esforço eu sInto mt dor ... e agora aá ????

    R

    Rafael F Solano Sexta, 30 de setembro de 2016, 18h52min

    Sim, existe o risco de ser dado o abandono do emprego, mas creio que alguém já teria entrado em contato com vc. E vc, já os contatou para se certificar???

    Isabella Oliveira

    Isabella Oliveira Quinta, 13 de outubro de 2016, 14h19min

    Boa tarde,a médica da perícia deu até dia 28 de outubro pra ele ficar em casa..minha dúvida é ele vai receber em novembro?
    Obrigada.

    Rhudson Wanderley

    Rhudson Wanderley Segunda, 17 de outubro de 2016, 16h07min

    Estou a fastado da empresa por motivo de doença, desde do dia 10/09/16 por causa de uma cirurgia que tive que fazer de apendicite, A empresa me pagou os 8 dias trabalhados e os 15 dias que é direito da empresa, após eu ter alta do hospital dia 15/09/16, mandou eu volta dia 07/10/16 para pega o laudo, mais voltei antes com dores e falei com a medica que precisava de um atestado para mim entrega na empresa, por que trabalho com peso, ela mim deu um atestado de 2 meses, passei para a empresa, a empresa passou para o medico responsável, que pediu para mim marca a pericia com INSS. Liguei e marquei, para o dia 19/01/17, quando acabar os 2 meses de afastamento eu devo volta a trabalhar antes de fazer a pericia ou só depois da pericia? gostaria de saber se eu vou receber meu salario, quando eu fizer a pericia ou antes, qual seria a data se podem me informar, e quem vai paga meu 13° salario, a empresa ou INSS.

    R

    Rafael F Solano Terça, 18 de outubro de 2016, 15h06min

    Ao fim do atestado vc retorna a empresa, mas contate antes seu RH pois eles terão de lhe encaminhar ao exame de retorno que vai definir se vc está mesmo apto a reassumir suas função

    Isabel Silva

    Isabel Silva Quinta, 20 de outubro de 2016, 17h44min

    ola, boa tarde.
    Estou afastada para tratamento medico ah 50 dias e meu afastamento é de 60 dias.
    Ou seja, em 10 dias acaba meu auxilio doença e eu ainda não consegui marcar pericia medica.
    posso retornar ao trabalho mesmo sem ter feito a pericia?
    posso agenda-la e retornar ao trabalho, e faze-la conforme consiga agendamento pelo 135?

    R

    Rafael F Solano Quinta, 20 de outubro de 2016, 19h53min

    Pode sim, Isabel, se seu médico lhe fornecer laudo concedendo a alta médica. Seu empregador terá de encaminha-la ao exame de retorno de licença médica (isso é obrigatório sempre que o afastamento passa de 30 dias).

    Tente agenda sua pericia

    J

    juliana Segunda, 24 de outubro de 2016, 0h17min

    Boa noite!Eu gostaria de tirar uma enorme dúvida?Eu fiquei internada 09//09 ate dia 21/10 com uma anemia gravissima sendo tive alta do hospital com acompanhamento medico ninguem descobre a causa ainda nao consigo fazer simples tarefa do meu dia dia eu me sinto ruim,e a minha pericia infelizmente foi marcada por conta da demanda para o dia 30/01/2017 so eu dependo da medica para dar continuidade ao meu tramento e caixe no hospital sendo no meu papel de alta relata tudo sobre ocorrido e terei que ser acompanhada pelo proprio hospital eu faço?meu marido levou documento atestando eu estava no hospital logo inicio sem previsão de alta agora tenho levar algo para empresa sendo eles também sabem a minha pericia apenas para janeiro.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 24 de outubro de 2016, 1h29min

    Mesmo que saibam do dia de sua pericia, é fundamental que vc justifique a manutenção de seu afastamento apresentando novos atestados, quantos forem necessários, em que o médico informe quantos mais dias deverá vc ficar afastada do trabalho.

    Tire copia destes atestados, apresente ao empregador o original junto a cópia, devendo vc reter o original do atestado que vc terá de apresentar na pericia

    S

    simone Segunda, 24 de outubro de 2016, 3h26min

    a minha dúvida é a seguinte; estou com a placenta em cima do colo do utero, gestação de alto risco, a médica disse q provavelmente eu ficaria de repouso absoluto os 9 meses pois corro risco de hemorragia interna. Ela me deu um atestado de 30 dias no qual o msm acaba no início do mes de novembro, e minha perícia esta marcada para o inicio de dezembro. Não sei se a placenta ja voltou p o lugar, não fiz outra ecografia depois disso, mas resumindo. Antes de ter essa ecografia com o resultado do médico me informando se estou apta a voltar ou não, mesmo assim eu devo voltar depois dos 30 dias? ou aguardo ter o resultado da ecografia p então voltar? ou devo esperar a perícia? o INSS paga somente os dias do atestado ou paga tbm pelos dias afastado da empresa até a perícia depois dos dias do atestado? Obg

    Joenne Santos

    Joenne Santos Sexta, 04 de novembro de 2016, 22h59min

    Boa noite estou afastada a um mês pelo inss por depressão minha perícia é agora dia 18 e amanhã passo pelo psiquiatra, queria saber se eles estão pagando por esse motivo pq já tem um mês que estou afastada e até agora não chegou uma carta para eu ir receber

    Joenne Santos

    Joenne Santos Sexta, 04 de novembro de 2016, 23h04min

    Ao total de atestado eu tinha 15 dias aí a empresa que eu trabalho me marcou um psiquiatra ela queria me internar durante 7 dias para tomar a medicação e disse q eu poderia voltar a trabalhar mas não pude volta pq minha perícia tá marcada para dia 18 agora então marcaram outro psiquiatra pra mum q é amanhã

    R

    Rafael F Solano Sábado, 05 de novembro de 2016, 17h58min

    O INSS dificilmente vai conceder aux doença para prazo superior daquele recomendado pelo atestado médico, e seu empregador não tem de abonar ausência além dos 1ºs 15 dias de atestado.

    Jackee Paolaa

    Jackee Paolaa Segunda, 07 de novembro de 2016, 15h31min

    Hola,entao eu fui afastada por depressão por 30 dias eu já estou bem melhor mais eles mandaram marcar a perícia estou aguardando a perícia pra dia (28/11/2016)nesse tempo eu não posso voltar a trabalhar tenho que aguardar

    R

    Rafael F Solano Segunda, 07 de novembro de 2016, 18h41min

    Se o atestado expirou vc tem de voltar pois o INSS dificilmente vai pagar pelos dias que não estiverem no atestado. Procure seu médico e peça atestado concedendo a alta médica e retorne ao trabalho

    Welson Da Vanessa Vieira

    Welson Da Vanessa Vieira Quinta, 10 de novembro de 2016, 21h44min

    Boa noite pessoal tenho uma dúvida ganhei 6 dias de atestado e depois mais 10 a empresa diz que sou obrigado a ir para perícia isso procede eu estou passando por um processo inflamatório no abdômen mas nada grave como faço quero voltar a trabalhar pois o inss não ira me encostar

    Deusiane Morais

    Deusiane Morais Sexta, 11 de novembro de 2016, 20h39min

    Sou obrigada a entrega o papel do INSS a empresa mesmo já tendo entregue o atestado do médico que m operou?

    R

    Rafael F Solano Domingo, 13 de novembro de 2016, 5h52min

    Tire cópia e entregue a eles o papel informando a decisão do INSS. O atestado de seu médico não garante que a pericia irá conceder o beneficio

    Erinaldo Rodrigues

    Erinaldo Rodrigues Quarta, 28 de dezembro de 2016, 16h33min

    Fiz uma cirurgia dia 31 de agosto minha perícia foi marcada p dia 28 de Dezembro
    Chegando la no final da perícia no papel tinha dizendo q foi aprovado apenas os 15 dias do atestado
    Pois é uma nova lei..
    Fiwuem sem entender
    Queria saber oque fazer

    Oseias Bial

    Oseias Bial Quinta, 09 de fevereiro de 2017, 9h56min

    Ola Rafael F Solano.

    Minha duvida é a seguinte, meu pai teve uma infecção nos rins e ficou 13 dia internado no hospital, em sua alta do hospital o médico deu o atestado mas não tem quantidade de dias esse atestado, somente que apartir do dia 19/01 (data que deu entrada no hospital) o paciente necessita afastar de suas atividades, e abaixo esta - FINS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIO: HÁ NECESSIDADE DE PRAZO SUPERIOR A 15 DIAS PARA ESTE CID.

    Não ha quantidade de dias de afastamento, a empresa que ele trabalha agendou a pericia para daqui a 3 meses e o que eu gostaria de saber é quando que ele retorna ao trabalho? somente quando a pericia for feita? e até a data da pericia ele recebera pelo INSS? corre o risco de na pericia o medico alegar que ele ja estaria apto ao trabalho e a INSS não pagar?