Passei por uma cirurgia no tornozelo no final de setembro, porem meu medico pediu prorrogaçao do afastamento por mais 30 dias e a pericia do INSS só foi marcada para dia 28/12 quarta feira. Minha duvida é a seguinte , eu teria que ter voltado ao trabalho quando terminou meu atestado medico ( q seria no dia 12 deste mes) ou tenho que aguardar a pericia ? e esses dias que precedem meu atestado como vai ficar ? o perito pode indeferir ou eu tenho algum respaldo para que ele me de pelo menos ate o dia da pericia ??

Respostas

    Samuel Barbosa

    Samuel Barbosa Quinta, 31 de março de 2016, 18h24min

    Whats 86981769630

    R

    Rafael F Solano Quinta, 31 de março de 2016, 18h45min

    Samuel, seu medico recomendou quanto tempo de afastamento do trabalho para sua recuperação?? O INSS só tem de pagar aux doença para este periodo. Uma vez que vc tenha recuperado sua capacidade laborativa não havia motivo para se manter afastado do trabalho, principalmente porque vc não justificou a manutenção de seu afastamento para seu empregador, corre o risco de já ter sido demitido por abandono de emprego.

    Portanto, quanto a "e o tempo que não recebi tou quase com 7 messes sem receber dinheiro nem do INSS nem da empresa", sim, vai ficar sem o aux doença, e salário só se recebe se tiver trabalhado, o que não é o seu caso.

    D

    danyllo Quinta, 07 de abril de 2016, 17h00min

    boa tarde

    irei fazer uma cirurgia e o medico falou que irá me afastar por 30 dias (assim sendo... inss), caso eu volte por conta própria com 15 dias para não entrar no inss.... o que acontece ??? o que tenho que fazer ??? não quero entrar no inss... obrigado

    R

    Rafael F Solano Quinta, 07 de abril de 2016, 18h46min

    Vc não pode voltar quando quiser. Se seu empregador é oficialmente informado que vc estará incapacitado para o trabalho pelo tempo que o médico alí descriminou, vc não pode retornar ao serviço. Sugiro que converse com seu médico e peça que ele reduza para 15 dias se vc não quer requerer os demais 15 dias do INSS. Isso poderá comprometer sua saude!!!

    D

    danyllo Terça, 12 de abril de 2016, 15h49min

    BOA TARDE IREI FAZER UMA CIRURGIA, ONDE O MEDICO ME INFORMOU QUE IRA ME AFASTAR POR 30 DIAS... (ASSIM SENDO ENTRO NA CAIXA). AI ESPERARIA A PERICIA QUE DEMORARIA UNS 3 MESES PARA ACONTECER E VOLTARIA A TRABALHAR. MINHA DUVIDA É... EM 30 DIAS MEU MEDICO ME DANDO UM ATESTADO ONDE FALA QUE ESTOU APTO AO TRABALHO... PASSANDO COM O MEDICO DA EMPRESA COM A MESMA POSIÇÃO... POSSO VOLTAR A TRABALHAR OU TENHO QUE ESPERAR A PERICIA PARA VOLTAR ???

    MUITO OBRIGADO

    Andressa Ferraresi

    Andressa Ferraresi Sábado, 23 de abril de 2016, 21h27min

    Olá pessoal, meu caso é o seguinte, sofri um acidente de moto onde tive uma contusão no quadril e a extrusao de uma hérnia de disco, o médico me deu 15 dias de atestado e encaminhou pro inss mas a perícia só daqui um mês, como eu devo proceder? volto a trabalhar ou espero a perícia? Ainda não consigo me locomover bem, mas e esse período de 30 dias quem vai pagar? A empresa ja pagiu a parte deles.

    R

    Rafael F Solano Sábado, 23 de abril de 2016, 21h32min

    A licença foi de 15 dias ou de 30???? Se ainda não está capaz para o trabalho, por que não voltou ao médico para que ele tornasse a estender seu afastamento do trabalho?? Sem isso vc não vai receber nada, corre o risco do perito entender que só tem de avaliar o afastamento para os 15 dias, apenas.

    Andressa Ferraresi

    Andressa Ferraresi Sábado, 23 de abril de 2016, 22h23min

    Rafael eu voltei mas o Sus esta demorando de 3a 4 meses pra consulta, a empresa diz que não posso voltar sem a perícia mas meu retorno nos médicos vai demorar...

    Andressa Ferraresi

    Andressa Ferraresi Sábado, 23 de abril de 2016, 22h26min

    A licença foi de 15 dias com encaminhamento para perícia.... No total do dia do acidente até o dia do final dos atestado deu 23 dias de afastamento

    R

    Rafael F Solano Domingo, 24 de abril de 2016, 17h30min

    Se seu médico lhe dá alta, o empregador não pode impedir seu retorno pois o INSS irá avaliar sua licença apenas em relação aos dias tocantes do atestado, portanto, os 8 dias excedentes.

    Procure seu sindicato e peça que eles esclareçam isso ao seu empregador para que vc possa retornar ao trabalho

    Andressa Ferraresi

    Andressa Ferraresi Sexta, 29 de abril de 2016, 14h28min

    Rafael muito obrigada, foi muito esclarecedora sua resposta. Farei isso.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    G

    gefferson Sexta, 20 de maio de 2016, 12h11min

    Ola se eu volta a trabalhar um mes antes de acabar o meu auxilio doenca eu perco o meu beneficio??

    R

    Rafael F Solano Sexta, 20 de maio de 2016, 18h21min

    Claro que perde!!!!!!! Por ex: Se a licença vai até fim de junho, quer dizer que vc estará afastado do trabalho até fim de junho, se vc voltar antes o INSS vai cortar o ultimo mês já que vc se encontra de alta médica, e tem ainda o lado da empresa que só pode permitir que vc reassuma depois de passar por exame de retorno.

    Luis Paulo

    Luis Paulo Quarta, 20 de julho de 2016, 11h06min

    Minha esposa passou por uma cirurgia e o médico deu um atestado de dois meses que termina em agosto e a perícia foi marcada só pra setembro ela receberá esses dois meses. E se o INSS não pagar ela o que fazemos.

    R

    Rafael F Solano Quarta, 20 de julho de 2016, 14h36min

    A pericia irá analisar se os dias para além dos 1ºs 15 dias, que são abonados pelo empregador, seriam devidas de afastamento, se entenderem como devido, concedem o aux doença para tais dias, se ao fim do atestado de 2 meses (60 dias) ela já estiver apta, deve conseguir declaração de alta médica para poder retornar ao trabalho, sem obrigação de esperar a pericia, contudo,se não estiver apta a retornar, deve conseguir novo atestado que mantenha seu afastamento, informar o fato ao empregador entregando cópia desta atestado, e aprensenta-lo então na pericia.

    R

    Rafael F Solano Quarta, 20 de julho de 2016, 14h36min

    Se o INSS não conceder o aux doença, o empregador não terá de pagar pelos dias de ausência, ela terá de recorrer a justiça contra o INSS

    D

    David O. Lima Terça, 27 de setembro de 2016, 15h19min

    Olá,eu estou com o nervo ciático inflamado e peguei 15 dias de atestado,que acabaram no dia 23,ai fui no retorno ao ortopedista e ele disse que ainda não estava apto pra voltar ao trabalho, e me deu mais 30 dias de atestado (que venceriam 23/10) e a perícia foi marcada para 10/10 , e minha dúvida é se for reprovado pelo médico da perícia,eu recebo os do dia 23/9 ao 10/10 (final do atestado ao dia da perícia) ?

    R

    Rafael F Solano Terça, 27 de setembro de 2016, 17h37min

    Se o perito indeferir o INSS não vai pagar nada referente aos dias de afastamennto recomendado a partir do dia 23/Set