quero ir embora de casa

Há 14 anos ·
Link

olá, tenho 20 anos e um dia desses minha mae disse pra eu escolher entre os estudos e o namorado. Resolvi escolher o namorado e entao vou embora de casa. Vou deixar apenas um bilhete dizendo que estou indo, que estou bem etc., pois minha mae é uma pessoa muito dificil de conversar. Minhas dúvidas são: ela pode me obrigar a voltar pra casa? se ela chamar a polícia pra ir me procurar, a policia pode me obrigar a voltar para casa? queria muito que me tirassem essas dúvidas. Desde já agradeço (só para reforçar: tenho 20 anos)

12 Respostas
keithkeith
Há 14 anos ·
Link

oi carlinha so pra responder sua pergunta vc tem direito de ir onde vc quizer... mas antes de fazer qualquer coisa pense na dor e triteza que sua mae vai sentir, ela pode ser ate uma pessoa dificil de lidar mais vc pode estar certa que quer o seu bem mesmo que muitas vezes n saiba como espresar, outra coisa, penso que vc tbem deva ser uma filha dificil de lidar... agora vc nao deve escrever bilhete converse c ela... se quizer ser alguem na vida tem q estudar isso n e pra sua mae e p vc mesma... agora se decidir o contrario va morar com seu namorado ele pode ate prometer um monte de coisas que vc com sua cabecinha sonhadora deve agreditare veja quanto tempo isso vai durar pode ter certeza vai ser somente sofrimento no futuro..vai te usar e jogar fora...mas se vc decidir estudar com certeza ninguem vai te usar vc sera esperta e nao vai deixar isso acontecer... a decisao e sua vc ja e bem grandinha... lembre-se disso vc quer ser feliz ou sofrer esta em suas maos ... take care

Cavaleiro do Apocalipse
Há 14 anos ·
Link

Pode ir.

jcastro
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Vai, mas não volta não. Trocar os estudos e o seu futuro por conta de namorado indica que vc terá ainda que apanhaar muito da vida até aprender a ter responsabilidades. So falta se fu... e ainda querer voltar pra casa jpgando nas costas de sua mãe o seu sustento.

Mas se acontecer, ela vai aceitar. Mãe é besta mesmo.

missmada
Há 14 anos ·
Link

SE EU fosse voce não iria trocar o seu futuro por uma coisa incerta, ti falo isto por experiencia propria e ti garanto , quando uma mãe fala ela vê coisas que os filhos não enxerga pois eles já passarão ou viu coisas parecida , quando a gente sai de casa sem as bençãos deles da tudo errado, amanha depois seu namorado pode não ti querer mais ou até ti fazer sofrer , poe os pés no chão obedece sua mãe estude se profissionaliza e depois vai aparecer alguem que vai ti fazer muito feliz e voce vai ver a alegria dos seus pais , eu sou mãe e minha filha do meio deixou o margisterio faltando o ultimo bimestre pra se formar por causa de um rapaz ,ela engravidou e ele caiu no pé e ainda por cima judiava dela, mas eu pegava no pé dela porque amo minhas filhas e eu sou como uma leoa protegendo meus filhotes, hoje graças a DEUS ela veio morar comigo me obedeceu teve a criança e nos criamos,ela casou e tá bem, mas começa certo no começo, longe do pai e da mãe as coisa fica dificil, ser filho não é facil ,mas ser pais hoje em dia tá mais dificil, bjs e juizo , lá na frente a gente ve as besteira que fez.

Imagem de perfil de Clayton Santos
Clayton Santos
Há 14 anos ·
Link

Vai estudar, pois se seu namorado te amasse ele iria te incentivar a isso, na verdade ele só quer a troca de carinhos, mas ninguém vive de brisa, pois quando a fome bate o bicho pega e a paixão vai embora. Arrume alguém que queira crescer na vida com você e não te levar para um buraco.

rose.rosangela
Advertido
Há 14 anos ·
Link

doutor Pedrão, vc fala pode ir por que não é sua filha né?

Marloz Machado
Há 14 anos ·
Link

Fórum JUS, fórum de direito. Sejamos francos, qual o real problema da filha ir embora de casa? Se ela quer, se é desejo dela, qual seria o empecilho.

A maioria aqui tem um certo conhecimento jurídico, e deve profana-lo. O caso em tela é claro, evidente, puro, de que a mãe dela não pode fazer nada para lhe impedir. Ela (Carlinha de Sousa) pode inclusiva posteriormente se não tiver meios para se sustentar pedir uma penção (caso a mãe dela possa prove-lo).

Sejamos francos, hoje em dia é cada vez mais complicado as mães aceitarem os filhos, diante das mudanças, da liberalidade (libertação do preconceito) que conquistamos. Os pais tem sim que se moldar. Ser o que eles se denominam "modernos", "pais modernos", é necessário.

Nada impede que esta moça (Carlinha) venha a estudar, "casada" com o namorado, ela está indo para a união estável, é um "casamento" disfarçado.

Desejo-lhe sorte Carlinha.

Cavaleiro do Apocalipse
Há 14 anos ·
Link

Senhora,

Eu não sou doutor, pois não tenho doutorado.

Eu só respondi a pergunta. Não disse para ir nem para ficar.

Se ela quiser algum conselho (eu não acredito que tenha interesse), eu diria para conversar com amigos e parentes, refletir bem e analisar sobre o que a espera mundo afora, pois só ela conhece a sua história (que não se resume a um fato), já que, para nós que vemos a sua vida através de um parágrafo (alguns linhas), temos a pré-compreensão que o melhor é ficar e só sair (se assim ainda quiser) quando for independente.

Imagem de perfil de Clayton Santos
Clayton Santos
Há 14 anos ·
Link

Srs, a atuação do advogado deve ir além da mera aplicabilidade legalista da norma, mas sim realizando uma análise social do fato jurídico, e sob esse prisma podemos observar que a educação tem uma sobrevalor frente ao mero sentimento, pois nossa sociedade está lavada de casos parecidos, onde jovens saem de casa para viver uma relação, sob a egide do amor, e voltam mais tarde para seus lares grávidas ou com filhos, com o futuro mais complicado, traumatizadas pelos abruptos acontecimentos. Todas pessam estar fazendo o certo, mas a vida põe a realidade em jogo e tudo desmorona. ë claro que ela é livre para ir e vir, pois é maior e a lei lhe garante isso, mas em uma causa todo patrono deve comunicar ao seu cliente dos riscos da demanda, logo não basta dizer a lei, mas tem que falar das suas causas e consequências.

LALINHA 5
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Carlinha para onde vc pretende ir? para a casa do seu anmorado? voce trabalha para poder se sustentar?

ngedalm
Há 14 anos ·
Link

É interessante, vê a preocupação com a vida pessoal da "Carlinha" ao invés de responde o questionamento.

Não "condeno" nenhum dos "lados", mas ir ou não cabe apenas a ela.

Se a carlinha não escutou sua mãe que a criou e sustentou por 20 anos, querem os senhores e senhoras que ela lhe escutem por simples mensagem em um forúm, acho dificil e improvavél.

RESPOSTA: Você pode ir, ninguém irá lhe atrapalhar, a PM irá orientar a sua mãe que não é de competência dela fazer o que está lhe pede.

Só me resta rezar para que você tenha escolhido o caminho correto e que sua vida seja prospera, o que assim como os amigos não acredito, mas com certeza estará em minha orações.

eppp
Há 14 anos ·
Link

Não sou advogado, ok?

Do ponto de vista jurídico: se vc tem mais de 18 anos, mora onde quiser e com quem quiser. Nem precisa deixar bilhete; só é convieniente avisar sua mãe para que ela não a registrar como desaparecida. E a polícia nunca vai te prender por causa disso, nem te levar na casa dela. Vc é maior de idade e vacinada, faz o que quiser da vida.

Do ponto de vista prático: pense bem. A decisão é sua, e o arrependimento também será seu. Como o ngedalm disse, se vc não está escutando a sua mãe, não tem pq escutar o pessoal do fórum. Mas converse com amigas e com outros familiares, peça a opinião deles. Não tome uma decisão dessas por um impulso, sem pensar direito.

Mãe enche o saco. Quem nunca disse "minha mãe vive me enchendo o saco"? Mas ela te carregou por 9 meses, trocou a sua fralda... vc já trocou fralda alguma vez, daquelas bem fedidas? Então.. mãe enche o saco, mas ama os filhos.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos